Otimizar significa criar condições mais favoráveis para tirar o melhor proveito possível de algo. Quando falamos em otimizar o layout de um armazém, estamos falando de um trabalho complexo, onde vários fatores devem ser considerados, como espaço disponível, estoque, sazonalidade, objetivos, equipamentos utilizados e muito mais!
Porém, a otimização traz diversos benefícios que impactam diretamente a produtividade do armazém e consequentemente, do negócio.
Por isso, no conteúdo de hoje vamos te mostrar 5 dicas fáceis de aplicar para ajudar você a otimizar o layout do seu depósito, e garantir mais produtividade e lucratividade para a sua empresa.
Tipos de Fluxos
Para começar, vamos entender quais são os tipos de fluxos, que são fatores condicionantes para a dinâmica do depósito:
Fluxo em “U”
É quando as áreas de carga e descarga estão localizadas no mesmo lado do armazém, porém separadas entre si. Indicado para armazéns de qualquer tamanho.
Fluxo em “I”
Neste tipo de fluxo os processos de recebimento e expedição são feitos em extremidades opostas do armazém. Neste caso, a área de armazenamento de estoque fica no centro.
Fluxo em “L”
No Fluxo em “L” a área de recebimento de mercadoria fica de um lado, e a área de expedição em perpendicular. Já o espaço restante, destina-se ao armazenamento de mercadorias e preparação de pedidos, por exemplo.
Relembrando um pouco sobre os fluxos, vamos agora para dicas importantes para otimizar o seu espaço, independentemente do tamanho, e aumentar a sua produtividade:
1- Analise o atual desempenho do seu armazém
O primeiro passo para saber onde queremos chegar e quais resultados queremos atingir é analisar o cenário atual.
Para otimizar e melhorar o layout do armazém, observe primeiramente quais pontos não estão funcionando e quais problemas você precisa resolver. Só assim será possível avaliar as oportunidades de melhorias e tomar as decisões para as mudanças necessárias.
2- Se você ainda não tem, implemente um Sistema de Gerenciamento de Armazéns
Digitalizar o depósito com o auxílio de um software é essencial para otimizar seu armazém, garantindo organização, controle e praticidade na hora de movimentar as mercadorias. Isto porque o sistema define a distribuição dos produtos através de regras e algoritmos pré-definidos.
Além disso, o software realiza o gerenciamento do estoque de forma precisa, garantindo a disponibilidade da mercadoria e permitindo trabalhar com o estoque mínimo operacional. E aí você pode se perguntar: qual é o impacto do estoque mínimo operacional para o layout? Bem, isso evita que o depósito tenha excesso de mercadorias, ocupando espaços desnecessários, que podem atrapalhar a produtividade nas movimentações e até mesmo trazer prejuízos para o negócio.
3- Liquide o estoque parado e não vendido
Outra excelente alternativa para otimizar o layout do seu armazém é realizar a liquidação de mercadorias que estão paradas há muito tempo por lá.
Desse modo, você conseguirá abrir mais espaço para mercadorias mais populares, que tem mais saída.
4- Favoreça a movimentação das mercadorias
Analise e considere modificar o processo de movimentação dos itens.
Ao criar novos corredores, por exemplo, pense no tamanho dos equipamentos que serão utilizados para movimentar as cargas. Lembre-se que além de eficiente, o transporte deve ser seguro. Portanto, evite locais que precisam de manobras bruscas e difíceis e que tomam muito tempo na operação.
Procure reformular caminhos para que o transporte de um setor para outro seja o mais eficiente possível.
5- Escolha bem os equipamentos de carga e movimentação
Para otimizar o tempo e o trabalho é de extrema importância contar com equipamentos de carga e transporte eficientes. A movimentação de materiais em grande quantidade ou muito pesados deve ser feita utilizando ferramentas adequadas para garantir além da otimização do trabalho, a segurança do operador.
A seguir, vamos conhecer os principais equipamentos da linha de movimentação da Bovenau para tornar mais eficiente o dia a dia do seu armazém.
Transpaletes Bovenau
O Transpalete é um equipamento de movimentação extremamente útil, utilizado interna e externamente em armazéns, galpões e chãos de fábrica, por exemplo, para levantar e movimentar cargas.
A Bovenau oferece dois tipos de Transpaletes: os manuais e os elétricos.
Transpaletes Manuais
Os mais conhecidos e utilizados. Sua operação ocorre manualmente através do acionamento de uma bomba hidráulica que ergue e abaixa os garfos do equipamento, e, consequentemente, a carga que está sobre eles.
O operador só precisa bombear a alavanca hidráulica do equipamento para cima e para baixo, a fim de levantar a carga. Posteriormente, com a mercadoria já carregada no equipamento e as rodas livres, basta realizar o deslocamento para o local desejado.
Para descer a carga, basta acionar uma alavanca que geralmente se encontra na parte lateral do Transpalete.
Confira nossa linha de Transpaletes Manuais clicando aqui!
Transpaletes elétricos
Os Transpaletes elétricos utilizam de força externa para seu funcionamento, neste caso, a bateria, que é carregada através de energia elétrica.
Por este motivo, o Transpalete elétrico costuma ser bem maior que o modelo manual, o que pode ser uma desvantagem em caso de espaços menores de operação. Por outro lado, uma de suas principais vantagens é a ausência de esforço físico por conta do operador, já que seu acionamento ocorre através de botões.
O içamento de cargas ocorre basicamente da mesma forma, com elevação e descida dos garfos, porém tudo de forma automática.
Confira nossa linha completa de Transpaletes elétricos clicando aqui!
Empilhadeiras
A Empilhadeira é aquele tipo de equipamento que não pode faltar quando o assunto é agilidade e praticidade na hora de movimentar, organizar e armazenar. Com elas, é possível alcançar materiais armazenados em locais mais altos com segurança e eficiência.
A Bovenau oferece três tipos de empilhadeiras: as manuais, as semi-elétricas e as elétricas. Confira um pouco sobre elas a seguir:
Empilhadeira Hidráulica Manual
Esta empilhadeira é conhecida por ser prática e fácil de operar, através do acionamento hidráulico manual, sendo ideal para elevação e movimentação de paletes e carregar e descarregar cargas de caminhões, por exemplo.
Com capacidades de até 2 toneladas, são equipamentos ergonômicos, leves e mega eficientes.
Para conferir nossa linha completa de empilhadeiras hidráulicas manuais, é só clicar aqui!
Empilhadeira semi-elétrica
Esta empilhadeira possui elevação elétrica e movimentação manual, proporcionando mais eficiência no trabalho e ergonomia ao operador.
Ela conta com garfos ajustáveis, freio central acionado por pedal, buzina para alertas de emergência e acompanha bateria e carregador.
Possui capacidade de até 1,5 toneladas e é fácil e leve de ser operada.
Confira mais sobre este equipamento, clicando aqui!
Empilhadeira elétrica
Este tipo de empilhadeira possui elevação e movimentação elétricas. Elas são silenciosas, leves e eficientes.
As empilhadeiras elétricas Bovenau contam com partida suave (tipo Softstart) evitando arranques rápidos durante a partida, proporcionando mais segurança ao operador.
Além disso, elas possuem com rodas em PU, buzina e bateria recarregável.
Seus garfos são ajustáveis e possuem capacidade de até 1,5 toneladas.
Confira mais sobre as empilhadeiras elétricas Bovenau, clicando aqui!
Empilhadeira elétrica embarcada com plataforma
Este modelo possui as mesmas características da empilhadeira citada acima, porém seu diferencial é uma plataforma retrátil que permite que o operador realize o trabalho de movimentação, embarcado ao equipamento.
Confira o vídeo deste equipamento em nosso Instagram, clicando aqui!
E para conhecer mais sobre este equipamento acesse nosso site!
Melhorar os processos de movimentação e realizar algumas mudanças no layout do seu armazém irão trazer resultados bastante positivos para a produtividade do seu negócio.
Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo. Para qualquer dúvida se sinta à vontade para conversar com um de nossos consultores, clicando aqui!
Comentários