Você sabia que a nova internet tem o potencial de mudar a maneira como dirigimos?
Recentemente muito tem se falado sobre a internet 5G. O que para muitos pode parecer um assunto corriqueiro, trata-se, na verdade, de um acontecimento que promete revolucionar muitas coisas na área da tecnologia, inclusive no setor automotivo.
Neste conteúdo de hoje vamos entender como a tecnologia 5G pode impactar o setor automotivo, e como ela pode mudar nossa vida ao volante.
Bora se atualizar sobre este assunto?
O que é a Tecnologia 5G?
Sabemos que hoje em dia, o conceito de evolução está diretamente ligado à tecnologia.
Com confiabilidade de 99,99% e altíssima taxa de transmissão, a tecnologia 5G chega para dar o impulso necessário para que o mundo onde a Internet das Coisas (Internet of Things IOT) seja uma realidade em todos as partes da sociedade.
O 5G é a nova grande revolução, que mudará de forma irreversível a maneira como o mundo produz.
Estamos falando de velocidades de transmissão de dados de 10 a 20 vezes maiores do que o 4G (que já conhecemos), com capacidade de conectar mil vezes mais aparelhos por antena, em um tempo de resposta 10 vezes menor.
Você pode estar se perguntando: “O que isso quer dizer para a indústria automotiva, reparadores e proprietários de veículos?”
Leia com atenção os próximos tópicos:
Veículos autônomos
O ponto alto da tecnologia 5G serão os carros autônomos. Por mais difícil que seja imaginar, a tendência é de que, em um futuro breve, os veículos funcionem sozinhos, sem interação humana.
Um carro autônomo necessita muito além de eletrônica embarcada, como sensores, microchips, radares, câmeras e etc. Carros autônomos precisam de conectividade com outros carros, com as ruas, com o fabricante e com a sinalização.
Desse modo, o grande objetivo disso tudo, será principalmente a segurança. Ou seja, fazer o caminho o mais rápido possível, sem acidentes e mantendo sempre a integridade do carro e dos passageiros.
Diagnósticos e reparos a distância
No ano de 2018, cerca de 21 mil Ford EcoSport precisaram ir à concessionária para sofrer uma reprogramação do módulo de controle do motor.
Nesse caso, se a internet 5G já fosse uma realidade da época, e todos estes módulos tivessem acesso à tecnologia, essa reprogramação poderia ter sido feita à distância, no momento em que o fabricante descobriu a falha.
Ou seja, em breve o veículo indicará quando surgir um problema de reprogramação de sistema, e comunicará imediatamente à central da montadora. Nesse caso, em qualquer lugar do mundo, o técnico poderá efetuar o conserto.
Se a falha indicar que seja necessário troca de peças, o técnico poderá agendar a visita à concessionária, estimando o tempo de reparo e antecipando a chegada dos componentes do reparo.
O proprietário do veículo ganhará mais agilidade. E os profissionais reparadores, sejam da concessionária ou das oficinas, ganharão tempo no diagnóstico e na encomenda das peças, o que aumentará a produtividade e competitividade do negócio.
Oferta de serviços à bordo do veículo
Muitos fabricantes dizem que logo será possível, por meio do canal de comunicação em tempo real com as montadoras, oferecer funcionalidades que eram opcionais de fábrica, mas que o proprietário optou por não levar no momento da compra, como recursos para estacionar o veículo sozinho, sistemas de segurança como alerta de manutenção, e frenagem automática de emergência por exemplo.
Estes serviços poderiam ser comprados ou apenas alugados para uso temporário.
O 5G na indústria automobilística
A nova tecnologia 5G também será muito utilizada para agilizar e automatizar processos de fabricação de automóveis e autopeças, já que possibilita uma maior utilização das máquinas e equipamentos, que poderão praticamente serem operados de forma automatizada, com baixíssima ou nenhuma interação humana.
Além disso, os equipamentos podem ser integralmente conectados a uma rede interna e controlados por softwares, trazendo maior precisão na qualidade dos processos e produtos, além de ganhos de tempo e redução de custos e aumento da produtividade.
Como está a implantação do 5G no Brasil?
No dia 22/08/2022 o sinal 5G foi implantado em Florianópolis, Rio de Janeiro (capital), Palmas e Vitória. Com isso, já são 12 capitais com antenas do 5G para dispositivos móveis em operação no país.
Segundo a Anatel, o prazo para implantar o sinal de quinta geração em todas as capitais do Brasil é 28 de outubro.
Isto quer dizer que o 5G já chegou em território nacional, o que indica que, aos poucos, começará a oferecer todas as vantagens que listamos ao longo do texto.
Esperamos que você tenha gostado do conteúdo, e que ele tenha ajudado você a se atualizar sobre este assunto tão importante para o nosso setor.
Até a próxima!
Comentários