Seja em propriedades familiares ou em grandes fazendas, a agricultura demanda cada vez mais tecnologia e inovação para acompanhar o crescimento do mercado.

O agro é um dos setores que mais cresce no Brasil nos últimos anos, e é responsável por uma das maiores fatias do PIB brasileiro.

Neste conteúdo você vai conferir as principais inovações tecnológicas que estão presentes no agro, para entender um pouco mais sobre a dinâmica deste setor e ficar por dentro de tudo.

Acompanhe a leitura!

Como está o cenário atual da agricultura brasileira?

Segundo o IBGE, a agricultura continua em alta no Brasil, apresentando crescimento expressivo da produção.

Em 2022, existem estimativas para números recordes:

Espera-se 271,9 milhões de toneladas de produção, bem como área de 71,2 milhões de hectares, correspondendo a 2,6 milhões de hectares a mais que no ano de 2021.

Diversidade da produção agrícola no Brasil

A extensão territorial do nosso país permite uma ampla diversidade de culturas agrícolas, devido ao clima variado e características bastante diferentes de uma região para outra.

Podemos destacar 7 tipos de produção agrícola no Brasil. São eles:

  • agricultura extensiva;
  • agricultura intensiva;
  • agricultura familiar;
  • agricultura patronal;
  • permacultura;
  • agricultura comercial;
  • agricultura orgânica.

Vamos compreender um pouquinho mais de cada uma delas a seguir:

Agricultura extensiva

A agricultura extensiva utiliza técnicas com baixa tecnologia e rudimentares. Trata-se da agricultura tradicional e é utilizada normalmente para mercados locais e para subsistência.

É comum em pequenas e médias propriedades e uma das principais características da agricultura extensiva, é o trabalho da mão de obra humana, em todas as etapas.

Além dessa característica, a agricultura extensiva também é caracterizada por baixo investimento de capital, uso de arado animal e uso de sementes não selecionadas, por exemplo.

Nesta modalidade os índices de produtividade são relativamente menores, pois o investimento consequentemente é menor comparado com outros modelos.

Agricultura intensiva

Também chamada de agricultura moderna, a agricultura intensiva se caracteriza por altos índices de capital de investimento e produtividade. Neste tipo de agricultura apenas uma cultura é produzida em grande escala e os meios de produção são utilizados de forma intensiva.

A agricultura intensiva é o modelo mais comum de cultivo, sendo uma grande fonte de alimentos. Porém, por não adotar o sistema de rotação do solo, ele pode gerar impactos ao meio ambiente.

Outras características da agricultura intensiva são:

  • uso de sementes transgênicas;
  • rotação de culturas;
  • uso de mão de obra qualificada para manutenção e operação dos equipamentos utilizados;
  • produção destinada para exportação.

Agricultura familiar

A agricultura familiar também é destinada a subsistência. Desenvolvida por famílias, este tipo de agricultura acontece em pequenas propriedades com seu cultivo feito pela mão de obra da própria família.

Geralmente, a agricultura familiar é mais sustentável, apresenta maior diversidade de produção, baixa utilização de insumos e de tecnologias.

Agricultura patronal

Neste modelo de agricultura o trabalhador não é o proprietário da terra, e sim contratado da propriedade.

A agricultura patronal foca na exportação e no mercado interno e utiliza insumos agrícolas e tecnologias que ajudam a assegurar a rentabilidade.

Deste modo, a agricultura patronal é realizada em médias e grandes propriedades, com alto potencial produtivo.

Permacultura

Permacultura significa “cultura permanente”. Neste tipo de agricultura as necessidades humanas devem estar ligadas à soluções sustentáveis, levando em consideração sempre o equilíbrio entre os ecossistemas.

Ela possui 3 princípios básicos: cuidar da terra, do futuro e das pessoas.

Portanto, suas principais características são:

  • utiliza os recursos naturais de forma racional;
  • elabora e executa ocupações humanas de forma sustentável;
  • analisa todas as funções do sistema;
  • trabalha a favor do meio-ambiente.

Ou seja, o trabalho da permacultura é conhecido por compreender a ecologia.

Agricultura comercial

Aqui, temos a monocultura como foco, também voltada para fins de exportação e comercialização.

Na agricultura comercial são utilizadas a mão de obra qualificada, tecnologia de ponta e altos níveis de mecanização agrícola.

Além disso, a agricultura comercial apresenta:

  • alta produtividade;
  • grande aproveitamento da terra e demais recursos;
  • utilização de defensivos agrícolas e fertilizantes.

No Brasil, este é o modelo de agricultar predominante, responsável por boa parte do crescimento do país.

Porém, este fato não descategoriza os demais tipos de produção, que são igualmente importantes para o desenvolvimento econômico e social da nação.

Agricultura orgânica

Muito se fala atualmente sobre a agricultura orgânica. O principal objetivo dela, é o desenvolvimento social do produtores, o equilíbrio ambiental e o oferecimento de produtos sem defensivos agrícolas e fertilizantes ao mercado.

Nesse modelo de agricultura, são desenvolvidas tecnologias próprias para cada tipo de clima, solo, topografia e biodiversidade.

Além disso, temos outras características da agricultura orgânica que são:

  • manejo da vegetação nativa;
  • uso racional da água;
  • controle biológico de pragas;
  • uso de compostagem;
  • adubação orgânica;
  • não utilização de sementes orgânicas.

Contudo, este tipo de agricultura costuma apresentar menor produtividade.

Agricultura 4.0

O termo 4.0 vem ganhando destaque nos últimos anos e meses, seja dentro da indústria ou fora dela.

No agro o conceito está crescendo e ganhando destaque. Por isso, é impossível falar de inovação e tecnologia no setor, sem citar a agricultura 4.0.

Vamos entender mais sobre ela a seguir.

O que é?

A agricultura 4.0 foca na máxima produtividade, redução de desperdícios, maior eficiência, e, por consequência, redução dos custos e aumento dos lucros. Ou seja, tudo que um produtor almeja.

Felizmente, a agricultura 4.0 já é uma realidade em diversas empresas e propriedades agrícolas, comandadas por pessoas que entendem que ela possibilita um avanço bastante expressivo na tecnologia rural.

A agricultura 4.0 chega como uma necessidade natural de evolução do negócio no campo e se mostra muito positiva através do uso de tecnologias que permitem o acompanhamento em tempo real de inúmeras atividades agrícolas, gerando o máximo de informações para auxiliar na tomada de decisões mais assertivas.

Dentre as principais áreas que estão sendo revolucionadas pelo conceito 4.0, podemos destacar as seguintes:

Gestão

Os softwares de gestão disponibilizados pela agricultura 4.0, proporcionam controle total sobre todas as atividades, de forma ágil e simplificada.

O objetivo de todo produtor rural, é tornar a atividade agrícola em uma empresa. Entretanto, a maioria deles sofre em administrar o negócio rural e torná-lo lucrativo ao máximo.

Portanto, com a adoção desses sistemas, o produtor consegue acompanhar todos os setores da propriedade, além de poder verificar possíveis falhas que estão prejudicando os resultados da empresa, corrigindo-as com maior rapidez.

Controle de produção

O conceito de agricultura 4.0 traz diversos softwares que também são capazes de realizar um total controle de produção, auxiliando nas decisões no campo, como por exemplo o que, quando e como plantar.

No dia a dia do campo, estes softwares também possibilitam realizar um acompanhamento de todo o processo de produção, como irrigação, uso de herbicidas, data de colheita e demais dados essenciais para o dia a dia de qualquer propriedade rural.

Maior tecnologia em maquinários

Hoje, até mesmo propriedades menores podem contar com máquinas e equipamentos mais tecnológicos.

Alguns deles, por exemplo, já dispõem da tecnologia de IoT (Internet das Coisas), fazendo-as produzir ainda mais com a vantagem de oferecer informações úteis ao gestor, que terá a capacidade de promover melhor administração da propriedade.

Portanto, as dicas para adotar mais tecnologia e inovação na sua propriedade rural são:

  • Incremente a agricultura de precisão, que oferece informações sobre como, quanto e onde deve ser utilizada a quantidade ideal de insumos para certa atividade, por exemplo. Assim, é possível ganhar em produtividade e operar de maneira sustentável, sem desperdícios e com baixos custos.

 

  • Invista em softwares de gestão. Como dissemos anteriormente, trata-se de um recurso fundamental para maior controle de tudo que acontece dentro da sua propriedade rural.

 

  • Utilize drones. Com eles é possível mapear todas as áreas da sua propriedade, conhecer a topografia do terreno e até detectar pragas e fazer a contagem de gado com maior facilidade.

 

  • invista no controle da irrigação. Com a tecnologia, você pode controlar a umidade do solo de maneira contínua e automática. Alguns sistemas oferecem, inclusive, acompanhamento da água retida no solo e, uma vez identificado um nível que ofereça riscos para a plantação, ele aciona imediatamente a irrigação.

 

  • Adote plataformas online. Elas permitem otimizar a etapa da comercialização no setor agrícola, para que o departamento comercial atue de maneira mais bem estruturada, integrada e rápida. Por meio delas, tanto produtores quanto clientes podem comprar e vender, sem sair de onde estão.

Conheça a Linha Agrícola da Bovenau

A Bovenau é completa e também oferece uma linha de produtos focados no setor agrícola, com a qualidade e excelência que prezamos por aqui.

A seguir, conheça um pouquinho sobre nossos produtos:

Cavaletes Agrícolas

Ideal para a sustentação de tratores e outras máquinas agrícolas, após a elevação, oferecendo segurança na hora da manutenção.
Nossa linha conta com 4 modelos de cavaletes possuindo capacidades de 2,4,6 e 12 toneladas, que podem ser utilizados diretamente no solo, evitando afundamento.
Possuem construção robusta com chapa de aço soldado, além de haste cromada e regulagem de altura com pino.
Conheça nossa linha completa de cavaletes agrícolas clicando aqui!

Cilindro Hidráulico de Terceiro Ponto

O Cilindro Hidráulico de Terceiro Ponto permite realizar, de forma fácil e prática, o ajuste e o nivelamento do implemento agrícola, com rapidez e agilidade nas manobras e com maior controle na regulagem do equipamento tracionado.
Ele pode ser usado nos diversos tipos de implementos, como o arado, grade, plataforma de transporte, subsolador, roçadeira, plantadeira, semeadeira, pulverizador guincho, lâmina niveladora e outros.
São 3 modelos para atender uma ampla variedade de marcas de tratores e demais implementos. Confira aqui!

Cilindro Hidráulico de Nivelamento

Através do cilindro hidráulico nivelador é possível acoplar os mais diversos tipos de implementos. Eles possibilitam regulagens de altura e profundidade que facilitam e aumentam a eficiência do trator.

Com o cilindro nivelador hidráulico, os ajustes são feitos com mais rapidez, através do sistema de comando hidráulico, diretamente da cabine, não havendo mais necessidade de o operador descer do trator e rosquear o nivelador a cada ajuste no implemento.

As principais vantagens deste produto são:

  • Movimentação rápida e segura;
  • Menos esforços e mão de obra;
  • Conta com fácil instalação;
  • Deixe o implemento agrícola mais eficiente;
  • Conta com ajuste e nivelamento.

Conheça mais o Cilindro Hidráulico de Nivelamento Bovenau, clicando aqui!

A Bovenau apresenta soluções em cilindros hidráulicos para diversos implementos como por exemplo:

  • Cilindros para Guinchos Bag;
  • Cilindros para carretas basculantes;
  • Cilindros para Forrajeira.

Entre outros.

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo. Até a próxima!