Prestar atenção em alguns detalhes faz toda a diferença para não cair em armadilhas e acabar adquirindo um carro que pode trazer prejuízos no futuro.

A compra de um veículo usado é uma opção interessante para quem não quer investir muito comprando um zero km. Porém, é importante tomar alguns cuidados.

Neste conteúdo você vai descobrir quais itens básicos devem ser avaliados na hora de comprar o seu seminovo.

Acompanhe a leitura!

Comece pela documentação

Ficar atento à documentação do veículo é primordial. Com o número da placa e do chassi em mãos, é possível verificar se o carro possui multas em aberto, por exemplo, além de outros impedimentos que podem dar dor de cabeça em questões burocráticas.

Como está a quilometragem?

A quilometragem é um item muito importante para ser avaliado, pois, de acordo com ela, o rumo da negociação de compra pode ser alterado. A lógica é a seguinte: quanto menor a quilometragem, em relação ao ano de fabricação do veículo, mais valioso teoricamente ele é. Isto por que ele rodou menos, e pode apresentar menos desgastes que um carro com quilometragem mais alta.

Porém, é preciso ficar atento com eventuais adulterações no hodômetro, já que fraudes podem ser cometidas para superestimar o preço do veículo.

A fraude de hodômetro configura crime, previsto no artigo 171 do Código Penal. Além disso, o Código de Defesa do Consumidor diz que quaisquer envolvidos serão responsabilizados por vícios ocultos de qualidade sobre a venda de um bem.

Portanto, desconfie se você achar que a quilometragem não é compatível com o estado de alguns itens do veículo, como desgaste dos pneus e desgaste do pedal de embreagem, por exemplo. Além disso, verifique se a quilometragem registrada entre uma revisão e outra, é compatível com a quilometragem atual. Na dúvida, peça para que um profissional avalie o veículo e o hodômetro.

Atenção ao histórico do veículo

Nem sempre é possível conhecermos os donos anteriores do carro. Porém, procure saber se o veículo em questão já esteve envolvido em sinistros. Com esses dados você ainda fica por dentro de problemas mecânicos habituais que, mais cedo ou mais tarde, poderão levar o veículo para a oficina, encarecendo o preço final da sua aquisição.

Observe a lataria

O estado da lataria do veículo pode dizer muito sobre ele e sobre o cuidado que o dono anterior tinha com o carro.

Uma dica importante é: evite avaliar a lataria em dias de chuva e em momentos do dia com sol muito forte, pois as gotas de água e o reflexo do sol podem mascarar detalhes importantes.

Preste atenção em detalhes da pintura. Muitas vezes, reparos de pintura podem indicar batidas que não tenham sido informadas pelo vendedor.

O principal: Mecânica

Podemos dizer que esta é a parte mais importante e também a mais difícil de ser avaliada. O ideal mesmo, seria contar com a ajuda de um mecânico para te ajudar nessa, mas sabemos que na maioria das vezes isso é inviável.

Porém, os ruídos do carro podem te dizer muitas coisas. No test drive, preste atenção em todos os barulhos que o veículo emite. Em alguns casos, ruídos podem significar que uma peça não está funcionando como deveria e, assim, colocar sua segurança em risco.

Se você não tem habilidades mecânicas, apenas preste atenção a qualquer barulho que possa parecer estranho e faça perguntas ao vendedor para entender o que está acontecendo.

Mesmo que não saiba identificar a causa do ruído, notar sua existência já deixa você à frente na negociação.

Atenção para a embreagem e para os freios

A embreagem e os freios também fazem parte da lista de itens básicos para avaliar antes da compra do seu seminovo. Avaliar isso é tão importante quanto avaliar o motor e a mecânica.

Afinal, o conjunto motor e transmissão precisa estar em pleno funcionamento para que você consiga usar o carro com tranquilidade e em segurança, então, na hora de avaliar o seminovo para comprar, verifique a regulagem da embreagem, qual a última vez que ela foi trocada, como estão suas molas, se muito duras ou moles demais.

Da mesma forma, teste o pedal dos freios e não deixe de observar como está o desgaste dos discos.

Não deixe de solicitar e verificar o manual do veículo

O manual não é apenas um objeto que fica guardado no porta-luvas do veículo. Nele constam muitas informações importantes sobre o carro. Além disso, em suas últimas páginas você deverá encontrar algumas etiquetas datadas da concessionária que mostram dados de compra e até de revisões realizadas. Aproveite para ver se todos esses selos estão devidamente preenchidos e se as revisões foram feitas com a periodicidade ideal.

Afinal, comprar um seminovo é uma boa opção?

A resposta é sim! Desde que você avalie com cuidado todos os itens que listamos neste texto.

Você não precisa ser nenhum expert em carros, mas precisa entender a importância do bom funcionamento e estado de conservação de pontos específicos do veículo.

A dica é avaliar com cuidado e ter paciência para procurar o carro ideal. Assim, você terá grandes chances de fazer uma boa aquisição e se tornar o proprietário de um bom veículo.

Aproveite que já está por aqui, e dê uma olhadinha nos conteúdos anteriores do Blog da Bovenau!