O meio-ambiente é o local onde estamos inseridos. É o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, a curto ou longo prazo, sobre os seres vivos e as atividades humanas.

O Ministério do Meio Ambiente publica, diariamente, diversas informações importantes e diretrizes sobre projetos de prevenção e incentivo de boas práticas sustentáveis.

Zelar pelo meio-ambiente é um dever de todos. Criar, promover e incentivar boas práticas de sustentabilidade é uma questão social que deve receber nossa atenção.

Este tema também se aplica a você, proprietário de oficina mecânica. Afinal, sabemos que o seu setor também pode causar impactos (mesmo que menores), na natureza, se algumas medidas sustentáveis não forem tomadas dentro da sua oficina. No final deste artigo, listaremos algumas dicas importantes para ajudar você a tornar sua oficina mecânica mais sustentável. Continue com a leitura!

 

Impacto da indústria sobre o meio-ambiente

 

A indústria é um setor muito importante para o desenvolvimento da sociedade. Através dela é possível criar inúmeros bens de consumo essenciais em nossa vida, além de gerar diversos empregos em todo o mundo.

Porém, não se pode ignorar os impactos que o setor industrial pode causar à natureza e ao meio-ambiente em geral, assim como qualquer atividade humana. Infelizmente, vemos frequentemente nos noticiários, crimes ambientais cometidos por indústrias de grande, médio ou pequeno porte. Isso porque elas geram matérias biológicas, gases e líquidos que contaminam os rios, mares, lagos, ar e solo.

Para mudar esta triste realidade é importante que todas as empresas, independentemente de seu porte, adotem alternativas de desenvolvimento sustentável e de gestão ambiental. Vamos conhecer um pouco mais sobre elas?

 

O que é desenvolvimento sustentável e para que ele serve?

 

O desenvolvimento sustentável fala sobre a relação do desenvolvimento entre indústria e meio-ambiente para evitar impactos negativos na natureza. É crucial que todos os proprietários de empresas que podem causar estes impactos, saibam de sua importância e entendam este tema.

Ou seja, o desenvolvimento sustentável se caracteriza pela busca de meios para suprir as necessidades da sociedade atual sem comprometer as gerações futuras. Trata-se de atitudes que garantam que possamos continuar produzindo bens de consumo sem que a natureza seja prejudicada.

As indústrias necessitam trabalhar para buscar meios de produzir, poluindo menos, sem eliminar dejetos nos mares e rios, por exemplo. Campanhas de conscientização ambiental, também devem ser promovidas pelas empresas. Dessa maneira, diminui-se a necessidade por mais matéria-prima e também se cria um senso de coletividade entre os consumidores.

 

A importância da Gestão Ambiental

 

A gestão ambiental é uma das áreas mais importantes para alcançar um equilíbrio entre a produção industrial e a manutenção do meio ambiente.

É uma maneira de administração que prioriza métodos e práticas que favorecem o uso racional dos recursos naturais, minimizando impactos ambientais nas atividades industriais.

Para garantir que as indústrias continuem sendo fontes de renda e de produção de bens, é preciso se dedicar ao melhor uso das matérias-primas, agindo de forma mais responsável com relação ao uso da água e da energia, investindo em tecnologias para garantir isso.

 

Como funciona a política ambiental da Bovenau?

 

Para nós, o cuidado ambiental é uma questão de princípios e ética. Ele faz parte da filosofia da marca desde sua criação e é continuamente reforçado e estimulado em todos os níveis, desde colaboradores, fornecedores, clientes, representantes e assistentes técnicos.

Através de sua política ambiental, a Bovenau, estabelece que o cuidado com o meio ambiente é um de seus valores fundamentais. Nossos programas ambientais visam o aprimoramento contínuo, desenvolvimento técnico e aproveitamento eficaz dos recursos utilizados, contribuindo desta forma para um desenvolvimento sustentável.

A prevenção da poluição é um requisito fundamental em todas as nossas atividades, considerando o atendimento a legislação ambiental como um padrão mínimo a respeitar.

Com um Sistema de Gestão Ambiental certificado desde 2000 (ISO 14001), a BOVENAU está produzindo efeitos positivos, revertendo impactos ambientais de suas atividades num ambiente saudável e de qualidade para as futuras gerações.

Conheça a nossa política ambiental e da qualidade, clicando aqui.

 

O que é a ISO14001?

 

É uma norma internacional que define sobre como colocar um sistema de gestão ambiental eficaz em vigor. Ela é projetada para ajudar as empresas a adequar responsabilidades ambientais aos seus processos internos e a continuar sendo bem-sucedidas comercialmente. Ainda, torna possível prover o crescimento da empresa, por meio da redução do impacto ambiental.

Olhando pelo lado da sustentabilidade, não faz sentido uma empresa ter uma atuação apenas ecologicamente correta e não atuar com a gestão ambiental, pensando no desenvolvimento sustentável da empresa.

Em 2015 as diretrizes da ISO14001, que é uma NBR regulamentadora, foram alteradas, incorporando além de questões estratégicas, a preocupação com a cadeia de valor, ciclo de vida, entre outras mudanças.

Quer saber mais sobre esta NBR e aplicar ela no seu negócio? Clique aqui e baixe o EBOOK ISO 14001.

 

bovenau

 

Como tornar sua oficina mecânica mais sustentável?

 

Sabemos que pequenos negócios também geram impactos ambientais e em casos de oficinas mecânicas, por exemplo, consomem e descartam muitos produtos diariamente que precisam de um fim adequado.

O óleo é um desses resíduos que não pode ser despejado na natureza, e o proprietário precisa estar atento às ações de responsabilidade que seu negócio, mesmo pequeno, precisa ter. Estas 5 dicas simples de fazer vão ajudar você a deixar a sua oficina mecânica mais sustentável. Confira!

1 – Descarte o óleo de maneira correta

A maneira correta de separar o óleo é depositá-lo em tonéis ou tambores, assim é possível vender o material para refinarias de tratamento especializado. JAMAIS despeje este óleo pela pia ou por qualquer outro lugar, pois assim você irá danificar os lençóis freáticos e consequentemente, as águas.

2- Separe os materiais recicláveis

O reparo automobilístico gera muitos resíduos. Sejam eles sólidos ou líquidos, é importante saber separá-los adequadamente para o descarte: pneus, peças plásticas, metálicas ou de vidro, devem ser separados. Que tal usar estes materiais para gerar receita para sua oficina? Venda eles para cooperativas de reciclagem!

3 – Colete água da chuva

Com um pequeno investimento você pode instalar um sistema de coleta da chuva com calhas e redirecionar a água para uma cisterna de armazenamento. Use esta água coletada para a lavagem de veículos, peças e a limpeza da própria oficina. A captação da água da chuva é a solução para evitar o desperdício e economizar na conta no fim do mês!

4 – Use telhas translúcidas 

Que tal adaptar a cobertura da sua oficina com algumas telhas translúcidas? É uma atitude bastante simples, mas que pode ajudar você a economizar muita energia, já que estará utilizando mais da luz natural. Economizar energia elétrica ajuda na utilização de fontes de energia renováveis e resulta em uma conta de luz mais enxuta.

5 – Capacite seus colaboradores

Treine seus funcionários para que sigam as políticas ambientais da oficina. Mostre a eles a importância da gestão ambiental e do desenvolvimento sustentável. Faça disso uma tarefa de todos.

É com alguns passos como esses que você pode transformar a sua oficina e fazer dela um ambiente mais sustentável e com maior qualidade de trabalho!