6 dicas valiosas para você modernizar sua oficina mecânica

 

Em tempos de incertezas quanto ao cenário econômico nacional e mundial, é prudente tomar consciência de que modernizar a sua oficina mecânica é um passo muito importante para se manter no mercado.

Graças aos avanços tecnológicos é possível implantar diversas medidas para melhorar o desempenho da sua equipe. Acompanhe a leitura e veja 6 dicas indispensáveis para modernizar a sua oficina mecânica!

 

O avanço da tecnologia no setor automobilístico

 

Tempos atrás, antes da popularização da eletrônica, era possível consertar a maioria dos defeitos de um veículo com simples ferramentas manuais. Hoje, com o grande avanço tecnológico que os carros saem das montadoras, o trabalho dentro de uma oficina mecânica também precisou evoluir.

Um grande exemplo disso, é a injeção eletrônica. Antes da década de 1990, consertar um problema no carburador de um veículo era um processo bastante demorado que costumava envolver todo o desmonte da peça, limpeza, troca de componentes, regulagem, entre outras tarefas. Com a chegada da injeção eletrônica, é possível detectar falhas em minutos e ir direto a componentes defeituosos com muito mais rapidez.

A tecnologia traz muito mais eficiência aos serviços da oficina mecânica, porém, da mesma forma, exige especialização constante dos profissionais.

 

Utilize o avanço da tecnologia a seu favor e modernize sua oficina mecânica

 

Você tem a sensação de que sua oficina está precisando inovar? Sente que, de alguma forma, seu negócio está ficando ultrapassado e que você precisa dar um “up” em seus processos, serviços e em sua equipe?

São vários os pontos que você pode trabalhar para modernizar sua oficina mecânica. E isto não envolve apenas novos equipamentos cheios de tecnologia e funções. Envolve também novos pensamentos, formas de gestão, qualificação de equipe e muito mais.

 

1 – A cara da sua oficina

 

Comece pelo visual do seu negócio. Pergunte-se: o ambiente da minha oficina mecânica é atrativo? Uma oficina mecânica moderna apresenta logo de cara, um visual limpo e organizado.

Recentemente preparamos um conteúdo supercompleto com diversas dicas para manter a organização na sua oficina mecânica que podem ajudar você a executar esta tarefa. Clique aqui para conferir! 

 

2- Oferta de serviços

 

Pare por um instante e reflita sobre os serviços que a sua oficina mecânica oferece e se eles são compatíveis com as tecnologias que estão vindo embarcadas com os veículos de hoje em dia. Se a sua resposta for não, você tem um problema para resolver.

Existem diversas plataformas online que disponibilizam cursos inovadores da sua área. Uma dica importante é entrar de cabeça em cursos sobre elétrica automotiva, afinal, a maioria dos veículos que saem das montadoras hoje em dia, possuem um grande avanço tecnológico neste quesito.

Busque por eles e invista nisso. Com mecânicos mais capacitados você será capaz de ofertar uma gama maior de serviços, agregar clientes à sua lista e aumentar o seu faturamento.

Talvez seja o momento de investir na capacitação e especialização da sua equipe para estar preparado para eventuais manutenções em novos componentes que você ainda não conheça.

 

3- Automação de processos

 

Acumular pilhas e pilhas de papel é coisa do passado e não fazem mais parte de uma oficina mecânica moderna. Conforme seu faturamento e sua clientela aumentam, mais difícil se torna o controle de tudo através das papeladas.

Por exemplo, as ordens de serviço automatizadas permitem que seu mecânico atualize em tempo real o status em que se encontra o reparo do veículo do cliente, e esta informação vai diretamente para o seu site, onde o mesmo pode acompanhar o andamento do serviço que sua oficina mecânica está prestando.

Além disso, estes softwares de gestão e automação permitem gerar relatórios e gráficos que podem auxiliar você a planejar futuras ações da sua oficina mecânica.

Existem diversos softwares de gestão especializados em gestão de oficinas mecânicas, como por exemplo o Oficina Integradaclique aqui para conhecer– que permite gerenciar toda a parte financeira, de serviços e de pessoas de forma prática e intuitiva.

 

4- Meios de comunicação com o cliente

 

Inove também no atendimento ao seu cliente. Que tal criar um canal de atendimento direto com o ele? Pode ser através do seu site, através de um SAC (serviço de atendimento ao consumidor) direto ou através do WhatsApp mesmo.

A ideia é criar um meio que seja eficaz em que o cliente receba respostas rápidas sobre sua solicitação.

 

5- Esteja online

Ter uma oficina mecânica moderna, organizada, completa em oferta de serviços e referência em qualidade e atendimento, não adianta nada se as pessoas não encontrarem você.

Use a modernidade a seu favor e invista no mundo digital. Crie um bom site, utilize as redes sociais, crie ações de marketing e esteja onde seus potenciais clientes estão. Trabalhe a imagem da sua oficina mecânica na internet.

Use o marketing digital a seu favor e mostre seus diferenciais e sua potencialidades.

 

6- Invista em equipamentos para facilitar o seu dia a dia

 

Otimizar seus serviços também é uma questão muito importante. Como diz o ditado, “tempo é dinheiro”, e isto significa que quanto mais rápido você executar um determinado serviço, mais tempo terá para executar os próximos.

Contar com ferramentas e equipamentos que facilitem o seu dia a dia é crucial para otimizar seu trabalho.

A Bovenau fabrica equipamentos indispensáveis para a sua oficina mecânica. Equipamentos hidráulicos em geral tendem a ser super práticos de utilizar. Vamos conhecer alguns deles e seus diferenciais?

 

Macacos Hidráulicos Garrafa

 

 

Os macacos são uma das principais ferramentas hidráulicas no segmento automotivo e industrial. São equipamentos indispensáveis para a sua oficina mecânica e loja de ferramentas. Eles também podem ser usados em borracharias, auto centers e outros tipos de negócios do mesmo segmento.

 

Macacos Hidráulicos Jacaré

 

Oficina mecânica

 

Este é mais um exemplo de macaco hidráulico que não podem faltar na sua oficina mecânica. O macaco jacaré tem diferentes capacidades que vão de 2 a 20 toneladas. Eles possuem uma grande diversidade entre os modelos podendo ser curto ou longo, de perfil normal ou rebaixado, além dos modelos com porta ferramentas que possibilitam ter as ferramentas próximas do trabalho a ser realizado.

Ele é indicado para trocar pneus dos automóveis. Por isso, o equipamento é importante para lojas de ferramentas, oficinas mecânicas, borracharias, auto centers e outros estabelecimentos.

Alguns modelos destes macacos possuem rodas de ferro que permitem a utilização desse macaco hidráulico em todo o tipo de piso. Outros modelos possuem rodas de PU (poliuretano). Essas rodas são indicadas para superfícies planas. São pesadas, porém, super-resistentes. Entre as principais vantagens do macaco hidráulico jacaré podemos citar:

–  Permite executar pequenos reparos em pneus, além de trocá-los;

– Eleva o automóvel com rapidez;

– Tem fácil manutenção;

– É simples de usar;

– Oferece maior segurança.

 

Cavalete mecânico

 

 

Ao elevar uma carga com um equipamento hidráulico se deve utilizar os cavaletes mecânicos. Eles são ideais para sustentação de veículos para realização de manutenções, de maneira segura.

Os modelos de cavaletes são os mais variados para que possam atender as necessidades dos mais variados setores. Possuem modelos com contra pino, modelos com base mais robusta e os modelos ideais para utilização em carrocerias.

Conheça nossa linha completa de produtos acessando nosso site!

 

Esperamos que nossas dicas possam ajudar você a dar um “up” na sua oficina mecânica e torna-la mais moderna, forte e competitiva no mercado.