O setor automotivo e a indústria automobilística estão em constante transformação. Por isso, a cada ano que passa diversos veículos entram no mercado, enquanto tantos outros deixam as linhas de produção.

Dentre muitos, os motivos são variados: modelos que não são mais compatíveis com as normas vigentes de emissão de poluentes, crise dos semicondutores e baixa nas vendas, por exemplo.

Neste conteúdo vamos descobrir alguns dos carros que saem de linha em 2022, para deixar você atualizado.

Bora conferir?

Honda Fit

 

Lançado no ano de 2003, o Honda Fit sempre foi um sucesso de vendas. Um dos favoritos da marca japonesa em nosso país, o modelo chegou a ser produzido em 12 países, incluindo China, Índia e Brasil.

O modelo parou de ser produzido no Brasil em Dezembro de 2021, isto por que em janeiro de 2022 entrou em vigor as novas as exigências para emissões do Proconve L7 e o motor 1.5 aspirado do Fit não se adequava às novas normas.

Recentemente o presidente da Honda na América do Sul, Atsushi Fujimoto, disse que o plano da Honda para o Brasil é reduzir o portfólio para focar em tecnologia e segurança.

Volkswagen Fox

Após 18 anos de mercado e 1,8 milhão de unidades produzidas, o Fox deixa de ser produzido.

Em comunicado, a fabricante disse que o modelo deixa de ser fabricado em São José dos Pinhais, no Paraná.

O motivo, segundo a montadora, é dar espaço ao T-Cross, que vai ocupar a linha de produção do Fox, devido aos excelentes números de vendas.

Fiat Uno

O Fiat Uno sempre esteve no coração do brasileiro. Produzido desde agosto de 1984, o modelo sofreu apenas uma alteração em seu design durante este período.

O principal motivo pelo encerramento da produção do Fiat Uno, se deve pela baixa nas vendas nos últimos anos, e pelo sucesso de vendas de seu substituto, o Mobi.

Volkswagen Gol

Isso mesmo! Para a surpresa de uma grande parte dos consumidores, o Volkswagen Gol como conhecemos, deixará de ser produzido até o final de 2022.

A informação foi dada pelo presidente da Volkswagen na América do Sul, Pablo Di Si, em recente coletiva de imprensa.

Segundo ele, o Gol é um ícone, assim como o Fusca ou a Kombi, porém, ele não atenderá a nova legislação.

No entanto, existe uma expectativa que uma nova geração do Gol esteja entre quatro lançamentos compactos futuros da marca, Contudo, são grandes as chances de este “novo Gol” ser, na verdade, um SUV de entrada.

Volkswagen Voyage

O Voyage deixará as linhas de produção pelos mesmos motivos do Gol. Afinal, os dois são do mesmo modelo, mudando apenas a configuração da carroceria.

Mitsubishi ASX

Após 11 anos de comercialização do modelo ASX no Brasil, a Mitsubishi decidiu tirá-lo de linha para dar lugar ao Outlander Sport.

A notícia foi confirmada oficialmente pela HPE Automotores, representante da marca japonesa no Brasil.

Em 2013, o Mitsubishi ASX passou a ser fabricado no Brasil em Goiás, com alguns ajustes de tropicalização no país como o conjunto da suspensão mais reforçado.

Volkswagen Up!

De acordo com o comunicado da montadora, o up! saiu de linha devido à “estratégia de renovação do portfólio Volkswagen, que passa pela maior ofensiva de produtos da sua história no país”.

Hyundai HB20X

A montadora Hyundai anunciou que parou de produzir o HB20X em Piracicaba (SP). O compacto era um dos raros hatches aventureiros que ainda restavam no mercado, porém o volume de vendas era bem baixo frente ao HB20.

O fim do modelo já era esperado, pois ele era o único modelo da gama do HB20 equipado com o motor 1.6 Kappa, que foi descontinuado da linha do hatch e do sedã em agosto de 2021, em virtude do motor 1.0. Foi nesta mesma época que o câmbio de 6 marchas também saiu de linha.

Conclusão

A lista de carros que vão sair de linha em 2022 está sempre mudando. O que é notável, é que as montadoras estão constantemente buscando alternativas para se manterem positivas no mercado.

Contudo, é inevitável dizer que podemos esperar grandes mudanças no setor automobilístico em 2022 e nos próximos anos, principalmente. Afinal, as fabricantes estão se adaptando às diversas novas legislações e competindo por inovação e tecnologia.

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo. Nos vemos no próximo blog da Bovenau!