Os carros híbridos estão se tornando cada vez mais populares no Brasil e no mundo. Basicamente, eles são carros que não usam combustíveis fósseis como única opção de fonte de energia. 

 

  Você já sabe que eles existem e até mesmo já deve ter visto algum modelo rodando por aí, certo? No entanto, ainda existem muitas dúvidas a respeito dos carros híbridos: como funcionam, quais são suas vantagens e desvantagens, como o motor é alimentado, quais as diferenças na hora de dirigir, como é a sua manutenção e muito mais. 

 

  Este conteúdo vai tirar todas as suas dúvidas e te ajudar a entender um pouco mais sobre os carros híbridos. Bora conferir?

 

Um pouquinho de história

 

  A tecnologia automotiva híbrida já é discutida desde o século 19, onde os fabricantes de automóveis da época não conseguiam decidir qual era a melhor maneira de movimentar um veículo: vapor, gasolina ou bateria.

 

Todos eles possuiam suas particularidades. Porém, foi em 1901 que o primeiro carro híbrido foi apresentado ao mundo no Salão de Paris, por Ferdinand Porsche, numa parceria com a Lohner, uma empresa austríaca.

 

O modelo foi batizado de Semper Vivus (sempre vivo), e se movimentava com dois motores elétricos embutidos nas rodas dianteiras. As baterias eram recarregadas por dois pequenos motores a combustão monocilíndricos (3,5 hp cada) que acionavam dois geradores de 2,5 kw cada.

 

 

A autonomia do Semper Vivus era de 40 km, mas o carro rodava outros 160 km quando os motores voltavam a carregar as baterias. Pesava 1.700 kg e ultrapassava 50 km/h!

 

A título de curiosidade, a Porsche construiu, em 2010, uma réplica perfeita do Semper Vivus e a expôs no Salão do Automóvel de Genebra. Nesta mesma edição, a marca lançou seu primeiro híbrido da era moderna, o 918 Spyder Concept.

 

 

Como funciona um carro híbrido?

 

O carro híbrido se movimenta a partir de duas fontes de força e não apenas uma, como os carros convencionais. Ou seja, além do motor de combustão (que pode ser gasolina, diesel ou etanol) o carro híbrido possui outra força propulsora, que é elétrica.

 

A ideia principal dos carros híbridos é aliar desempenho e economia, além de trazer a questão da sustentabilidade. Nos modelos convencionais, movidos à combustão, observa-se que seu principal objetivo é gerar o melhor desempenho possível para o condutor além de grande autonomia, ou seja, podem rodar longas distâncias sem necessidade de reabastecimento. Por outro lado, conforme a potência aumenta, obviamente aumenta também o consumo e a poluição.

 

Já o motor elétrico, não emite nenhum poluente, e tem um custo por km rodado muito mais baixo. Porém, estes modelos possuem uma autonomia menor e demoram mais para voltar a rodar, pois recarregá-lo demora mais do que parar para abastecer um modelo convencional.

 

É neste ponto que observamos a vantagem principal de um híbrido: ele combina a boa autonomia e potência do motor a combustão, com a menor emissão de poluentes e economia do propulsor elétrico.

 

Sobretudo, para que os dois sistemas pudessem trabalhar juntos, ambos precisaram ser aperfeiçoados, para trazerem o melhor resultado possível.

 

Basicamente, esses modelos podem ser divididos em três tipos:

 

Híbrido em série

 

Nesse tipo de funcionamento, os motores atuam ligados em sequência, ou em série, sendo que a saída de um alimenta a entrada do outro.

 

Normalmente é o motor a combustão que alimenta o motor elétrico, sendo que apenas esse último atua sobre as rodas, deixando o primeiro apenas para gerar eletricidade.

 

Exemplos de modelos desse tipo: Chevrolet Volt e o Opel Ampera.

 

Opel Ampera

Híbrido em paralelo

 

Aqui os dois propulsores são usados para gerar a força necessária, mas apenas um deles atua, sendo que o outro o auxilia para melhorar seu desempenho.

 

O Civic Hybrid Insight é um exemplo deste tipo.

 

 

Híbrido misto, ou combinado

 

Sistema mais comum entre os modelos híbridos, esse tipo de funcionamento usa os dois motores, de forma separada ou simultaneamente, e os dois podem atuar sobre as rodas.

 

Se eles atuarem juntos, um se encarrega de fazer o carro andar, enquanto o outro gera a energia elétrica, tudo sendo definido instantaneamente por um computador.

 

O Toyota Prius, um dos híbridos mais vendidos no Brasil, é um exemplo de híbrido misto ou combinado.

Toyota Prius

Diferenças na dirigibilidade

 

Independentemente do tipo de funcionamento, o objetivo principal da maioria dos proprietários é a economia.

 

O motor elétrico possui características importantes que contribuem para isso, como a frenagem regenerativa. Ela funciona assim: Toda vez que o freio é acionado, ou quando o acelerador é aliviado, o motor elétrico funciona num modo reverso, mandando energia de volta para as baterias.

 

Além disso, a aerodinâmica do automóvel e o uso de pneus com menor resistência, também contribuem (e muito) para a diminuição do consumo.

 

Porém, nada disso irá funcionar se o condutor não adotar práticas diferentes de dirigibilidade.

 

Já que a proposta é a economia, aceleradas bruscas e repentinas não são apropriadas. E é válido lembrar que, o modo elétrico destes modelos, funciona somente até 40 ou 50km/h, em sua maioria. Ou seja, se for possível se manter dentro desta velocidade, principalmente em trajetos curtos, a economia será maior.

 

Outro cuidado importante que todo motorista deve ter ao dirigir um híbrido, é que o carro fica totalmente silencioso quando está em modo elétrico. Todas as montadoras alertam que o cuidado deve ser redobrado, já que pedestres e ciclistas certamente não irão ouvir o carro se aproximando.

 

Como carregar um carro híbrido?

 

Os carros híbridos, diferente dos carros elétricos, não precisam ser carregados para se moverem, isso porque possuem o motor a combustão. Salvo os modelos plug-in, que possuem uma tomada para o carregamento em estações domésticas ou públicas. A vantagem desse modelo é a maior autonomia no modo elétrico, superando os 50 km.

 

Os carros híbridos tradicionais, como o Toyota Prius, possuem uma bateria própria, desta forma não necessitam do carregamento a parte. Sua bateria a combustão é carregada automaticamente, e conta com freios regenerativos, produzindo energia pela frenagem.

 

Vantagens dos carros híbridos

 

Agora que já entendemos um pouco mais sobre o funcionamento dos híbridos, vamos conhecer as principais vantagens destes veículos?

 

Economia de combustível

 

O preço do combustível é sempre uma preocupação para nós motoristas. Como já citamos anteriormente, este é um dos grandes diferenciais dos carros híbridos para os tradicionais: como a bateria elétrica é usada para movimentar o veículo, o consumo de gasolina diminui, o que torna este tipo de carro muito mais barato de manter.

 

Ausência de ruídos

 

O trânsito, por natureza, possui diversos barulhos irritantes que podem incomodar nossa mente. Os carros híbridos, no modo elétrico, são extremamente silenciosos. Desse modo, além de mais confortável para o motorista e passageiros, as cidades também agradecem a diminuição da poluição sonora.

 

São mais sustentáveis

 

Para quem se preocupa com o meio ambiente e busca contribuir para uma vida mais sustentável, outra vantagem dos carros híbridos é que, as emissões de gás carbônico na atmosfera são significativamente menores, já que o veículo não é movido somente por combustíveis fósseis.

 

Frenagem regenerativa

 

Este é, com certeza, um grande diferencial. Todas as vezes em que o freio é acionado, o gerador elétrico gera eletricidade e recarrega a bateria. Isso diminui a necessidade de parar o veículo para carregar a bateria.

 

Desvantagens dos carros híbridos

 

Existem alguns aspectos que os carros híbridos precisam melhorar, apontados por consumidores e mecânicos:

 

Desempenho mais baixo

 

Como o motivo principal é aumentar a eficiência de combustível ou o alcance do carro híbrido, a potência ou a aceleração podem ficar atrás de um carro com motor de combustão interna convencional, porém a tecnologia tem os deixado com o desempenho cada vez mais próximo.

 

Valor alto para adquirir

 

Embora as montadoras estejam tentando preencher a lacuna de preços entre um veículo convencional e um híbrido, os híbridos continuam exigindo custos mais altos. Porém, o consumidor deve fazer as contas quanto à economia de combustível e tomar suas próprias conclusões se vale a pena ou não comprar um modelo híbrido.

 

A manutenção pode ser mais cara

 

Com várias peças mecânicas nos carros e com dois conjuntos de motores alimentando os híbridos, a manutenção pode ser mais cara do que em carros convencionais. Além disso, ainda existem poucos mecânicos treinados para consertar um carro híbrido, o que pode deixar os serviços mais caros.

 

Por falar em manutenção, como ela funciona?

 

Os veículos híbridos são extremamente seguros para os condutores e passageiros, porém, sua manutenção requer conhecimento e regras de segurança muito importante.

 

Por possuir um sistema de bateria ou baterias de alta tensão, seu reparo é extremante perigoso a vida humana,  a oficina deve ter conhecimento dos sistemas, os equipamentos necessários e principalmente conhecer e seguir as normas de segurança.

 

Por isso não tente nunca mexer em um veículo com essas características, sempre que houver uma falha ou chegar a hora da manutenção procure uma oficina capacitada a manutenção desses veículos.

 

Em tese, um veículo híbrido é bem mais simples que um veículo a combustão se levar em conta o número de componentes para a sua fabricação. Isso torna a manutenção mais simples, porém, requer muito mais atenção, pois os erros podem custar a vida do mecânico.

 

Em geral, cada fabricante define os procedimentos técnicos e de segurança específicos conforme as características do veículo elétrico ou híbrido. Assim, é fundamental que o profissional seja treinado para fazê-los.

 

 

O que uma oficina precisa ter para atender um carro híbrido?

 

Primeiramente, profissionais treinados para realizar este tipo de manutenção. Porém, no Brasil, ainda não existe uma regulamentação específica que habilita estes profissionais. Por isso, os fabricantes têm adotado como pré-requisito o curso de NR10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.

 

Porém, é preciso também ter o manual técnico específico para cada modelo, já que distribuição dos componentes pode mudar de uma fabricante para outra, assim como as ferramentas utilizadas.

 

Vale a pena se especializar, enquanto mecânico, para atender a esta demanda?

 

Apesar de os carros híbridos estarem chegando no Brasil aos poucos, vale a pena se atentar à tendência do mercado automotivo e se preparar para o futuro, que está muito próximo.

 

Nesse sentido, esse é o momento ideal para se especializar. Isso porque a tendência é de que os carros do futuro sejam híbridos e elétricos, com diversas montadoras já anunciando que estão mudando todas suas linhas para os modelos elétricos até 2030.

 

Conforme a preocupação ambiental vai se tornando mais latente, o mercado de carros elétricos e híbridos tende a expandir, e muito, nos próximos anos. E nada melhor do que ser um dos primeiros profissionais capazes de lidar com esses veículos.

 

Afinal, com uma demanda que virá rapidamente, mas com poucos profissionais capacitados, não irá faltar trabalho para quem for especializado nesses veículos.

 

Carros híbridos mais vendidos no Brasil em 2020

 

Vamos conferir o top 7 dos híbridos mais vendidos no Brasil no ano passado:

 

1º – TOYOTA COROLLA com 9.610 unidades vendidas.

 

2º – TOYOTA RAV4 com 3.219 unidades vendidas.

 

3º – VOLVO XC 60 com 1.834 unidades vendidas.

 

4º – VOLVO XC 40 com 606 unidades vendidas.

 

5º – VOLVO XC90 T8 com 454 unidades vendidas.

 

6º – PORSCHE CAYENNE PHEV com 438 unidades vendidas.

 

7º – BMW X5 XDRIVE45E com 389 unidades vendidas.

 

Na sequência da lista aparecem marcas como Lexus, Volkswagen, Land Rover, Audi, Bentley, KIA,  e Mercedes Benz.

 

Concluindo

 

A era dos motores à combustão está começando a dividir a cena com força, frente à crescente busca por carros com os novos motores híbridos. Este cenário é consumado principalmente em alguns países da Europa e Estados Unidos, mas é fato que a busca por carros híbridos já é tendência também no Brasil.

 

Você que é mecânico, fica aqui nossa dica para investir logo na especialização deste tipo de automóvel, para estar apto a realizar as manutenções quando o momento chegar.

 

Você, consumidor, esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a esclarecer dúvidas sobre os carros híbridos e a entender um pouquinho mais sobre esta nova opção e forte tendência que se aproxima.