Oficina Mecânica: Trabalhar no mercado automotivo é uma grande oportunidade de sucesso. Ter o negócio próprio é o sonho de muitos brasileiros e, apesar de não ser um processo fácil, dar o ponta pé inicial para tirar seus planos do papel é o primeiro passo.

Se a chama do empreendedorismo acendeu em você, aproveite esta oportunidade. Preparamos um guia completo para ajudar e direcionar você na realização deste projeto. Torne-se dono da sua própria oficina mecânica. Continue a leitura!

Abrir uma oficina mecânica: como saber se é um bom negócio para mim?

Com a economia desestabilizada no país, o brasileiro tende a optar por comprar um carro usado ou permanecer com o próprio veículo por mais algum tempo, investindo em reparos. Isso fez com que a demanda por reformas aumentasse, contribuindo com bons índices econômicos e o crescimento do setor. Porém, para empreender nesse ramo, é necessário estar atento ao mercado e ter em mente que planejamento é tudo.

Hoje em dia, para abrir uma oficina mecânica o proprietário precisa saber que aquela imagem de oficina suja, desorganizada e com funcionários não capacitados ficou no passado. É muito importante que o gestor apresente um modelo diferente de negócio, pois a exigência pela qualidade nos serviços, ambiente organizado, preços justos e mão de obra especializada são fatores que o cliente leva em consideração na hora de confiar ou não na sua oficina mecânica.

Portanto, se você possui o interesse em ter sua própria oficina e possui conhecimento de que precisa entrar no mercado de trabalho com uma proposta diferenciada, este negócio é para você.

Primeiro passo para sua oficina mecânica: faça um plano de negócio

Não comece nada no escuro. Como citamos anteriormente, planejamento é tudo. O plano de negócio tem como objetivo testar a viabilidade do empreendimento, descrever com precisão suas informações, bem como seus objetivos, orientar de forma estratégica os gestores e fazer a distribuição de recursos para a construção da empresa.

Além disso, é importante definir o modelo de negócio. Nessa etapa, você listará como a sua oficina mecânica ganhará dinheiro, apontando quais serão os serviços oferecidos e como eles serão ofertados aos clientes. Definir seu público-alvo é outra parte essencial do documento, pois assim você conseguirá determinar os nichos em que atuará, listando quem são seus concorrentes diretos e quais serão as estratégias utilizadas pela sua empresa para competir com eles.

A seguir, listamos tópicos para você iniciar seu plano de negócio:

  • Descrição da empresa.
  • Diferenciais competitivos da sua oficina mecânica.
  • Missão.
  • Seu perfil empreendedor.
  • Produtos e serviços oferecidos pela sua oficina mecânica.
  • Mercado de atuação.
  • Localização.
  • Investimento inicial.
  • Forma jurídica.

Enquadramento tributário.Estes tópicos são os pontos mais importantes que devem ser feitos para que o seu plano de negócios seja completo e fácil de consultar sempre que precisar, pois eles apresentam uma visão geral do seu planejamento.

Segundo passo para sua oficina mecânica: faça uma análise de mercado

Entender o mercado onde você vai inserir o seu negócio é um fator extremamente importante e umas principais etapas do planejamento. Por meio da análise de mercado você conseguirá compreender a demanda para os serviços e produtos que serão oferecidos pela sua oficina mecânica, além de conhecer melhor seus concorrentes, seu público-alvo e o comportamento do consumidor.

Este passo a passo vai ajudar você a realizar uma boa análise de mercado:

1- Estabeleça as perguntas que deverão ser respondidas pela análise de mercado

Coloque para jogo todas as dúvidas que você tem a respeito do seu futuro negócio. Quem serão meus clientes? Quanto devo investir? Qual serviço sou capaz de ofertar? Quais serão os diferenciais da minha oficina mecânica? Quantos funcionários preciso contratar? Quais especializações devo buscar? Quanto devo cobrar? e por aí vai. Pense em todas as perguntas que precisam de respostas e busque-as.

2- Verifique as regulamentações sobre o seu mercado

É imprescindível pesquisar e identificar os órgãos do governo e não governamentais que, de alguma forma, exercem algum tipo de influência sobre o mercado-alvo que você quer entrar e atuar. Alguns órgãos podem ser diferentes de um estado ou região, que outros. Busque por estas informações.

3- Identifique seus principais concorrentes e observe sua atuação

Pesquise sobre as oficinas mecânicas que oferecem os mesmos serviços que você irá oferecer e identifique os seguintes pontos:

    • Quais são os pontos positivos e negativos.
    • De que forma eles prestam os serviços.
  • Qual o lucro médio dos serviços ou produtos que oferecem.
  • Quais canais utilizam para atender os clientes.Além disso, é importante que você consiga criar diferenciais sobre seus produtos e serviços. Faça com que o consumidor veja que você faz diferente e que ele sairá em vantagem se decidir realizar o serviço que precisa em sua oficina mecânica.Após realizar a análise de mercado, você será capaz de identificar:
  • Melhores setores ou nichos de mercado para investir.
  • Boas oportunidades.
  • Falhas atuais do mercado.
  • Como a concorrência executa suas funções.

Onde você pode fazer diferente.O Sebrae possui conteúdos muito ricos em informações para novos empreendedores, cursos livres e dicas imperdíveis para você que quer tirar o projeto de ter sua oficina mecânica do papel. Uma dica importante é sempre estar atento aos conteúdos da instituição.

Terceiro passo para sua oficina mecânica: Plano Operacional, Plano de Marketing e Plano Financeiro

Cada um deles tem sua particularidade e sua importância.

No plano operacional você deverá estabelecer como as atividades e produtos serão desenvolvidos e comercializados. Para isso, é fundamental determinar os equipamentos necessários, quantas pessoas farão parte da equipe e qual o tempo estimado para cada serviço.

O plano de marketing serve para você detalhar todos os produtos e serviços a serem oferecidos pela mecânica. Além disso, é essencial descrever a utilidade das atividades e qualificá-las, mostrando como a sua loja se diferenciará das demais. Nele você também deve listar os meios de divulgação do empreendimento para atrair novos clientes.

Se após toda a análise das etapas anteriores você determinar que o negócio é algo viável, nessa fase você deverá definir os investimentos para a abertura do empreendimento. Este é o plano financeiro e deve-se ter em mente:

  • Seu investimento fixo.
  • Seu investimento pré-operacional.
  • Capital de giro.
  • Demonstrativo de resultados.Esse plano permite calcular qual será o ponto de equilíbrio da oficina mecânica, isto é, o faturamento mínimo para que a empresa consiga se manter saudável financeiramente. Além disso, com ele é possível se ter uma ideia do tempo estimado para obter o retorno do dinheiro aplicado na abertura da oficina mecânica e o prazo para começar a ter lucro.

Quarto passo: conheça os processos legais e burocráticos

Os aspectos legais e burocráticos são muito importantes para não começar fazendo errado.

A primeira coisa que você deve fazer, é buscar conhecimento sobre o plano diretor na prefeitura da sua cidade e descobrir se a sua área de atuação está apta a acontecer no local que você determinou. Leis que regem o plano diretor e o zoneamento da cidade geralmente buscam determinar a área de cada serviço dentro do município.

Em seguida, procure um contador para tratar das questões costumeiras da abertura de uma empresa, como CNPJ e inscrição na receita estadual. O contador também irá auxiliar você nas questões de registros, alvarás e certificações para o funcionamento da sua oficina mecânica. Além disso, existem alguns procedimentos que precisam passar pelo Corpo de Bombeiros e pela Vigilância Sanitária, tanto em âmbito municipal quanto estadual.

Também será necessário obter uma licença ambiental referente às emissões atmosféricas (fumaça, ruídos etc.) e geração de resíduos sólidos e efluentes líquidos (como graxa e óleo).

Saiba escolher seus fornecedores e seus equipamentos

Procurar medidas que diminuam gastos e ajudem a manter um negócio sustentável é de suma importância para o bem-estar da empresa. Isto vale também para a sua base de fornecedores e para a empresa que fabrica os equipamentos para sua oficina mecânica.

Construa um bom planejamento sobre a base das empresas que irão fornecer suas peças de reposição e busque saber o giro de cada uma delas, para evitar falta no seu estoque e garantir agilidade no seu atendimento. Este processo tende a

acontecer com o tempo através da experiência. Porém, na dúvida busque sempre ter as peças de reposição as sobras, para evitar atrasos nos seus serviços.

Escolha com cuidado a indústria que irá fornecer seus equipamentos de trabalho. Este é um fator de extrema importância, levando em consideração que os equipamentos devem ser PRÁTICOS, SEGUROS e EFICAZES. Faça uma lista de todos os equipamentos que você precisa ter para começar e pesquise por marcas que são referência no mercado, como a Bovenau.

Acesse nosso site e conheça nossa linha de produtos focada em oficinas mecânicas de alta performance!

 

Cuidados para ter após abrir sua oficina mecânica

Depois de todo o processo para abrir sua oficina mecânica, é hora de ficar atento ao funcionamento dela. Analisar os dados dos primeiros meses é fundamental para saber quais caminhos deverão ser adotados a partir desse momento.

Que tal desenvolver uma pesquisa de satisfação? Ela ajudará a entender o rumo que o negócio está tomando. Além disso, essa ação mostrará que a opinião do seu público é importante para você e que sua oficina mecânica está disposta a melhorar os serviços e atendimentos oferecidos.

Não se esqueça da sua equip. Funcionários motivados e que se sentem importantes para o negócio são indispensáveis. Assim, propor atualizações para os membros da sua oficina, com cursos e workshops, é uma demonstração de valorização, que mexe de forma positiva no ego do pessoal. Isso mostrará que você quer o melhor para eles, fazendo com que se doem ao máximo. Ao mesmo tempo, desta forma você irá garantir que seus colaboradores estejam sempre atualizados.

Por fim, sempre faça pesquisas referentes a fornecedores e preço de peças. Valores podem oscilar de acordo com o tempo, e itens mais modernos podem ser lançados com o passar dos anos, mas sua empresa deve estar preparada para acompanhar essas mudanças. Também fique atento às tecnologias que sempre surgem, tanto em relação aos carros, quanto aos equipamentos que ajudam no desenvolvimento dos trabalhos.

Uma dica super importante é: antes de abrir uma oficina mecânica, converse pessoalmente com outros donos de oficinas e saiba um pouco mais, na prática, sobre todo o processo. Ao final da análise, se concluir que tem todas as condições necessárias, vá em frente, sem medo.

bovenau