Movimentar cargas em galpões e armazéns é uma atividade rotineira do dia a dia de muitas empresas e indústrias. 

Para otimizar o tempo e o trabalho nestes locais, é de extrema importância contar com equipamentos de carga e transporte eficientes. A movimentação de materiais em grande quantidade, ou muito pesados, deve ser feita utilizando equipamentos adequados para garantir além da otimização do trabalho, a segurança do operador. 

O transpalete é um deles. Leve, prático e muito eficiente ele é indispensável para este tipo de atividade. Neste conteúdo, vamos descobrir quais são as principais vantagens deste equipamento. Acompanhe!

O que é um transpalete? 

Também conhecido como “paleteira”, o transpalete é um equipamento de movimentação utilizado interna e externamente em armazéns, galpões e chãos de fábrica, por exemplo, para levantar e movimentar cargas. 

Apesar de parecer uma tarefa simples, movimentar cargas pesadas seria muito mais difícil sem a ajuda de um transpalete. 

Geralmente este equipamento possui formato de garfo e possui rodas duplas, que garantem maior agilidade na movimentação. 

Manuseio de cargas e ergonomia 

A ergonomia é a área que estuda a relação e o conforto do corpo humano na realização das mais diversas atividades, a fim de garantir a saúde e integridade do indivíduo. Durante o manuseio e movimentação de cargas, é importante saber sobre os cuidados necessários para manter a integridade da equipe e evitar acidentes de trabalho. Existe uma série de normas e procedimentos que devem ser seguidos para evitar ocorrências e pausas na operação. 

Uma das medidas a serem tomadas para garantir um bom desenvolvimento ergonômico do trabalho é escolher os equipamentos certos, que devem ser resistentes e seguros. 

Portanto, além de obrigatório para a saúde do trabalhador, contar com equipamentos de movimentação, como o transpalete, é essencial para evitar acidentes laborais.

Quais os tipos de transpaletes? 

Existem dois tipos de transpaletes disponíveis no mercado: os manuais e os elétricos. Vamos falar um pouquinho sobre cada um? 

Transpalete manual 

O mais conhecido e utilizado. Sua operação ocorre manualmente através do acionamento de uma bomba hidráulica que ergue e abaixa os garfos do equipamento, e, consequentemente, a carga que está sobre eles. 

O operador só precisa bombear a alavanca hidráulica do equipamento para cima e para baixo, a fim de levantar a carga. Posteriormente, com a mercadoria já carregada no equipamento e as rodas livres, basta realizar o deslocamento para o local desejado. 

Para descer a carga, basta acionar uma alavanca que geralmente se encontra na parte lateral do transpalete. 

Transpalete elétrico 

O transpalete elétrico utiliza de força externa para seu funcionamento, neste caso, a bateria, que é carregada através de energia elétrica. 

Por este motivo, o transpalete elétrico costuma ser bem maior que o modelo manual, o que pode ser uma desvantagem em caso de espaços menores de operação. Por outro lado, uma de suas principais vantagens é a ausência de esforço físico por conta do operador, já que seu acionamento ocorre através de botões. 

O içamento de cargas ocorre basicamente da mesma forma, com elevação e descida dos garfos, porém tudo de forma automática.

Vantagens de adquirir um transpalete 

Independente do modelo que você escolher, o transpalete apresenta diversas vantagens, e como dito anteriormente, é um equipamento indispensável para movimentação de cargas. Vamos te mostrar agora as principais vantagens deste equipamento. Confira: 

Fácil de manusear, leve e prático. 

O transpalete possui formato simples, sem componentes complexos e muito elaborados. Por apresentar essas características, ele se torna um equipamento muito fácil de manusear, prático e seguro. Alguns modelos, como os manuais da Bovenau, possuem apenas 50 a 65kg, ou seja, são super leves para realizar a movimentação das cargas. 

Baixa manutenção 

Os modelos manuais apresentam baixíssimo custo de manutenção. Os elétricos, por sua vez, apresentam um custo um pouco maior. Porém, ambos contribuem para a produtividade das operações e da dinâmica geral do local de trabalho, reduzindo significativamente custos através da otimização do tempo. 

Opera em pisos irregulares 

O transpalete é um dos poucos equipamentos capazes de apresentar a mesma produtividade também em pisos irregulares. Ainda que o chão do local não seja regular e uniforme, o operador será capaz de movimentar a carga, redobrando a atenção e o cuidado, logicamente. 

Neste caso, para operações em pisos irregulares, é necessário consultar o material das rodas na hora de escolher o equipamento.

Alta capacidade de carga 

Apesar de serem equipamentos relativamente pequenos se comparados às empilhadeiras, por exemplo, os transpaletes geralmente suportam cargas de até 3 toneladas, o que os tornam muito eficientes na logística da movimentação. 

Como escolher o transpalete certo? 

Agora que você conhece um pouco mais sobre o transpalete, escolher o modelo certo ficou mais fácil. 

Todavia, além do modelo, é necessário avaliar com cautela as necessidades reais do seu negócio, bem como seu espaço disponível, tipo de piso e tipo de cargas que você precisará movimentar. 

Geralmente um bom fornecedor poderá ajudar você a optar pelo produto ideal para suprir suas necessidades. 

Linha de transpaletes Bovenau 

Certamente você já sabe que a Bovenau é líder de vendas e fornecimento de macacos e equipamentos hidráulicos na América do Sul e possui 31 anos de experiência e expertise no ramo. 

Oferecemos transpaletes nos modelos manuais e elétricos:

Transpaletes manuais Bovenau 

O principal diferencial da nossa linha de transpaletes manuais é a variedade de tamanhos (dimensões) do produto e capacidades de cargas diferenciadas, podendo ser de 1 a 3 toneladas. 

Além disso, oferecemos opção de rodinhas em Nylon (recomendada para uso em pisos irregulares) e rodas de PU (poliuretano) para pisos regulares. 

Os transpaletes manuais da Bovenau possuem estrutura reforçada, tornando o equipamento mais seguro e estável para movimentação de cargas pesadas. 

No vídeo abaixo você poderá conferir melhor como funciona o transpalete manual Bovenau:

Conheça nossa linha completa de transpaletes manuais clicando aqui! 

Transpalete elétrico Bovenau 

O transpalete elétrico da Bovenau é um equipamento super prático e de fácil manobra, perfeito para uso interno, além de ser super compacto. 

Com capacidade máxima de 1,5 toneladas, ele é ideal para uso em mercados, pequenos armazéns, distribuidoras, entre outros. 

Este equipamento conta com tecnologia Softstart, que garante uma partida suave, evitando trancos e arranques rápidos, proporcionando maior segurança ao operador e menores riscos de desequilíbrio de carga.

Confira este super lançamento no vídeo a seguir:

 

Aproveite para conhecer toda a Linha Elétrica Bovenau clicando aqui! 

Você gostou de saber mais sobre os transpaletes e suas vantagens? Esperamos que sim.

Na hora de escolher seus equipamentos, lembre-se de optar por um fornecedor confiável e experiente para evitar dores de cabeça. 

Conte com a Bovenau!