Descubra como deixar sua oficina de motocicletas mais ergonômica e produtiva: A Ergonomia e segurança são essenciais dentro de qualquer oficina. Fazer com que estes dois pontos funcionem, é garantir que o local de trabalho seja mais produtivo.

A função da ergonomia

 

A ergonomia é a ciência que ajusta o trabalhador às condições laborais, numa tentativa de fazer com que o operador permaneça confortável, seguro e produtivo no exercício da função. Como consequência, a ergonomia também previne a ocorrência de acidentes e doenças do trabalho.

Dentro de uma oficina mecânica, seja ela automotiva, ou de motocicletas é importante que alguns cuidados sejam tomados para garantir a total segurança dos colaboradores, bem como dos clientes que possam estar presentes no local.

Preze pela organização e por um espaço adequado

 

Ter um local de trabalho limpo, bem organizado e com iluminação adequada é indispensável. Dependendo do tamanho do espaço, se torna importante sinalizar as áreas de circulação de veículos, assim como as de estacionamento e serviços. Esses detalhes promovem mais segurança e evitam confusões e acidentes. Desta forma, você evitará que equipamentos, ferramentas e, consequentemente, as motocicletas estejam nas áreas destinadas à circulação de pessoas, o que pode causar acidentes de trabalho.

Mantenha o espaço organizado, delimitando o local correto para guardar todos os acessórios, ferramentas e equipamentos. Utilize etiquetas para nomear os espaços e cobre de seus colaboradores, a correta armazenagem dos objetos. Ferramentas espalhadas pelas áreas de circulação podem causar acidentes e desconforto, e, sobretudo, queda de rendimento e produtividade.

Tenha em vista um painel organizador. Nele você poderá monitorar todo o trabalho e produtividade da equipe, bem como cronogramar a ordem das manutenções das motocicletas.

Não improvise equipamentos e ferramentas

 

Outra orientação necessária quando se fala em oficinas, é extinguir a prática perigosa de improvisar equipamentos e ferramentas. Seja construindo algo a partir de peças velhas ou utilizando um aparelho para algo que não é sua função direta, o fato é que essas atitudes não são seguras. Você precisa garantir que a oficina tenha os materiais adequados para cada demanda. Improvisar equipamentos é negligenciar as normas básicas de segurança do trabalho, o que pode lhe causar dores de cabeça.

Estimule boas práticas de prevenção

 

A legislação sobre segurança do trabalho responsabiliza o proprietário do negócio por promover práticas seguras na oficina. Mas, para que isso faça parte da rotina, é fundamental capacitar seus colaboradores. Assim, você vai atuar como um multiplicador das boas práticas, orientando-os a fazer o que é correto.

Prevenir acidentes significa conhecer os riscos do ambiente e preveni-los. O melhor caminho para assegurar isto, é manter a organização do espaço de trabalho. Busque conhecer todas as normas e transmita elas aos seus funcionários.

Forneça os EPIs necessários

 

Os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) existem para ajudar a eliminar riscos de acidentes de trabalho. Por mais que alguns funcionários resistam ao uso deles, é sua função garantir que os usem. Óculos, protetores faciais, luvas, botas e macacão são alguns EPIs necessários para realizar atividades específicas, como soldagem por exemplo.

Escolha os equipamentos certos

 

Já falamos sobre a importância de evitar o uso de equipamentos improvisados. É importante escolher equipamentos e ferramentas certas e indicadas para realizar a função, afinal, são fabricadas para garantir a segurança do operador e o bom desempenho da atividade realizada, bem como a produtividade da sua oficina. Um dos equipamentos que não pode faltar na sua oficina de motocicletas é o elevador. Continue a leitura e descubra qual a sua função e qual o modelo ideal para o seu negócio.

Como escolher o elevador hidráulico ideal para a sua oficina

 

Para prestar um bom serviço de reparo e manutenção de motocicletas, você deve ter um elevador de motos. O equipamento ajudará a executar o serviço com maior rapidez e segurança, o que garantirá mais produtividade à oficina e mais ergonomia ao operador.

Não importa se seu cliente possui uma moto esportiva, de motocross ou urbana: se você possuir bons equipamentos e se seu serviço for ágil e eficaz, ele confiará em sua oficina. No entanto, como saber qual é o elevador de motos ideal para o seu negócio? Se você ficou interessado, acompanhe a leitura:

Afinal, o que é um elevador hidráulico para motos e para que serve?

 

O elevador de moto é um equipamento que serve para levantar a moto desde sua altura de repouso, até uma posição elevada para realizar determinada manutenção. Esse equipamento pode ser acionado através de sistema hidropneumático e/ou hidráulico e assim fazer a elevação da motocicleta.

Eles possuem uma plataforma plana que se desloca para cima e para baixo e um sistema hidráulico que é acionado usando uma alavanca ou pedal.

O equipamento é usado para atender, manter e armazenar todos os tipos de motocicletas. Ele aumenta a altura da moto, o que faz com que seja mais fácil trabalhar na hora do reparo. O elevador de motos também ajuda a executar o trabalho com mais segurança. Entretanto, é preciso pensar nos seguintes detalhes:

 

  • Avalie o peso das motos que você vai atender e utilize um elevador que seja adequado para a carga;
  • Não sobrecarregue o elevador;
  • Use as travas de segurança;
  • Certifique-se de que sua motocicleta está estável quando estiver no elevador antes de começar a trabalhar.
  • Avalie o espaço disponível na sua oficina e encontre um local adequado para utilizar o elevador.

 

Adquira um equipamento que atenda à diversos tipos de moto dos mais variados pesos. Uma vez que você descobriu qual o tipo de motocicleta e capacidade de peso de elevação, poderá adquirir o elevador para sua oficina de motocicleta.

Conheça os Elevadores Hidráulicos para motos da Bovenau

 

A Bovenau disponibiliza três tipos de elevadores indicados para oficinas de motocicletas. Nossos elevadores são fabricados com rigoroso padrão de qualidade para garantir segurança e produtividade para o seu negócio. Confira:

Elevador Hidráulico para Motos com Plataforma

Elevador Hidráulico

Este modelo possui capacidade de até 450kg e possui acionamento hidráulico e hidropneumático, necessitando de fonte de ar para conectar a bomba.

Confira no vídeo abaixo como ele funciona:

Mini Elevador Hidráulico para Motocicleta

 

Elevador Hidráulico

Este modelo possui capacidade de até 600kg. É um equipamento compacto que facilita o acesso à moto. Possui trava de segurança mecânica e necessita do uso de cintas, que vem inclusas com o equipamento.

Confira seu funcionamento no vídeo a seguir:

Elevador Hidráulico para Motocross

 

Este equipamento é indicado especialmente para o reparo e manutenção de motos off-road. Possui capacidade de 130kg e um sistema pantográfico que da agilidade e rapidez na elevação da motocicleta. Por ser leve, apenas 31kg, é ideal para ser levado às pistas e realizar reparos imediatos nos dias de competição.

Elevador Hidráulico

Confira o vídeo abaixo e veja como ele funciona:

Gostou das dicas? Fique de olho em nosso blog e não perca nenhum conteúdo feito especialmente para você.