Se destacar no mercado é um desejo e uma necessidade de todo e qualquer segmento. Com as oficinas mecânicas não é diferente. Hoje, o cenário atual das oficinas é bastante diferente da imagem que tínhamos antigamente. É necessário evoluir para acompanhar as constantes mudanças do mercado, tendo condições de oferecer aos consumidores serviços da melhor qualidade.

É neste ponto que entra o diferencial competitivo. Você sabe o que é e como desenvolver na sua oficina mecânica?

Acompanhe a leitura, pois a Bovenau vai te ensinar um pouco mais sobre este assunto nesse conteúdo!

Entenda o conceito de Diferencial Competitivo

Basicamente, o diferencial competitivo é o conjunto de características e fatores que possibilita que um negócio possa ser diferente dos semelhantes do mesmo segmento em que atua.

O diferencial competitivo oferece:

  • Destaque na qualidade nos serviços que presta;
  • Melhor atendimento ao cliente;
  • Padrão elevado e estratégico de mercado;
  • e muito mais!

Para atingir o diferencial competitivo, é preciso atingir dois pontos principais:

1- Ser Inovador

Oferecer ao mercado serviços e produtos que se destaquem no quesito inovação. Novas técnicas, automação, equipamentos e ferramentas tecnológicas, etc.

2- Ser o melhor

Buscar oferecer o melhor para o cliente é imprescindível para atingir o diferencial competitivo. Isto por que, na maioria das vezes, os consumidores buscam os melhores profissionais do mercado para resolverem seus problemas.

Ou seja, mais do que soluções, as pessoas esperam qualidade no atendimento e eficiência no serviço prestado, tendo expectativas altas sobre isso.

Como conquistar o diferencial competitivo?

Agora que esclarecemos o conceito de diferencial competitivo, vamos descobrir o que você deve fazer para aplicá-lo em sua oficina mecânica:

Mantenha sua equipe em constante atualização

Para atingir alta qualidade nos seus serviços, bem como ser capaz de atender os mais variados tipos de demandas, é necessário que sua equipe esteja atualizada.

Por isso, busque investir constantemente em cursos e especializações para você e sua equipe. Mantenha-se sempre atualizado em relação ao que está por vir no mercado, para que você esteja preparado para atender seus clientes da melhor maneira possível oferecendo um serviço de qualidade.

Invista em equipamentos de qualidade

Porém, de nada adianta investir em conhecimento e atualizações, se você não investir em equipamentos de qualidade para realizar os seus serviços.

Equipamentos e ferramentas de má qualidade podem comprometer todo o esforço desempenhado por sua equipe, destruindo a reputação do seu negócio.

Se puder, procure sempre investir no que há de melhor no mercado.

A Bovenau e a Riosul Tools são especialistas em equipamentos e ferramentas de qualidade, com produtos duráveis que oferecem garantia e excelente desempenho.

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Se preocupe com a experiência do seu cliente

Quem precisa trocar o óleo do carro, por exemplo, pode estar fazendo isso em qualquer lugar que ofereça esse tipo de serviço, certo?

Então pense da seguinte forma: “O que meu negócio oferece para que o cliente me escolha para fazer este serviço?”

A resposta, além da qualidade do serviço que citamos anteriormente, gira em torno de uma única questão:  A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE!

Sua oficina mecânica está atenta a isso? Preste atenção nos seguintes pontos:

Como é o ambiente da sua oficina mecânica?

É importante que sua oficina mecânica seja um espaço agradável de permanecer. Não é necessário oferecer um espaço luxuoso. Você precisa apenas oferecer aos seus clientes um local limpo, organizado, onde ele possa permanecer confortável, solicitando ou aguardando o serviço que você realiza.

Lembre-se que uma boa reputação começa pela cara da sua oficina.

Seja claro e transparente com o seu cliente

Alguns consumidores possuem o pré-conceito de que oficinas mecânicas pecam na transparência dos serviços prestados, principalmente nos orçamentos.

Por isso, seja claro e transparente com o seu cliente. Explique a ele com exatidão todos os serviços que foram realizados no veículo e não deixe que ele vá embora com dúvidas.

Sendo bem atendido e percebendo que sua oficina é transparente no que fala e realiza, certamente ele voltará e recomendará seu trabalho.

Atenção para o relacionamento e fidelização do seu cliente

Conquistar e manter o cliente é tão importante quanto atraí-lo.

Procure manter-se em contato com seu consumidor, para que ele lembre da sua oficina quando precisar de serviços de reparo novamente.

Neste caso, estratégias de pós-venda são indispensáveis e simples de serem aplicadas.

Se você quer aprender mais sobre estratégias de pós-venda, clique aqui e confira um de nossos conteúdos anteriores.

Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo e que ele possa ajudar o seu negócio a se destacar no mercado. Até a próxima!