A Empilhadeira é aquele tipo de equipamento que não pode faltar quando o assunto é agilidade e praticidade na hora de movimentar, organizar e armazenar.

Porém, com tantos modelos disponíveis no mercado, pode ser difícil saber qual é o modelo ideal para atender as necessidades da sua empresa.

No conteúdo de hoje vamos falar um pouquinho mais sobre os tipos de empilhadeiras, para conhecer mais sobre suas funcionalidades e diferenciais.

Acompanhe a leitura!

O que é uma empilhadeira?

A empilhadeira é um equipamento industrial utilizado para movimentar e armazenar grandes cargas em galpões, fábricas e armazéns, com facilidade e segurança.

O equipamento, que possui diversos modelos, funções e capacidades, também é indispensável em processos logísticos de diversos setores como aéreo, ferroviário, terrestre e marítimo, por exemplo.

Confira todos os locais onde o uso de uma empilhadeira é muito importante:

  • Armazéns e depósitos;
  • Comércios atacadistas;
  • Comércios varejistas;
  • Distribuidoras de todos os tipos de produtos;
  • Portos;
  • Fábricas;
  • Depósitos de estoque de diversas empresas;
  • Indústria moveleira;
  • Indústria de automóveis;
  • Lojas de materiais de contrução;
  • Obras de construção civil;
  • Empresas de logística;
  • Empresas de transportes em geral.

Quem pode operar uma empilhadeira?

Apesar de contarem com fácil utilização, as empilhadeiras devem ser operadas apenas por pessoas treinadas, para garantir a segurança das operações de movimentação.

O operador de empilhadeira é um profissional de nível técnico, que precisa possuir carteira de habilitação e certificação de curso para operar este tipo de equipamento.

Como escolher a empilhadeira ideal?

Para escolher a empilhadeira certa, que vai trazer vantagens para o seu negócio, é necessário levar em consideração diversos pontos importantes.

Confira a seguir os 6 principais:

1- Como é o local onde você vai utilizar a empilhadeira?

Este, sem dúvidas, é um dos principais pontos que devem ser observados. Para saber qual o modelo ideal, observe como é o ambiente e o espaço disponível para as operações, pois geralmente, as empilhadeiras variam de tamanho, conforme o modelo.

Deste modo, deve ser considerado as larguras dos corredores de movimentação e o raio de giro do equipamento, para garantir que haja espaço suficiente para a boa utilização da empilhadeira.

Além disso, é preciso verificar o tipo de piso e se existem rampas e desníveis no local onde o equipamento irá transitar.

2- Se atente a segurança da empilhadeira

Segurança é um fator importante em todas as operações dentro de uma empresa.

Infelizmente, diversos acidentes já foram ocasionados por responsabilidade do operador, ou por equipamentos que não ofereciam os requisitos mínimos de segurança.

Portanto, escolha um modelo de empilhadeira que ofereça características de segurança ideais para garantir a integridade do operador e dos demais colaboradores presentes no local.

3- A empilhadeira oferece ergonomia ao operador?

A ergonomia visa o conforto do trabalhador durante as operações. Por isso, é importante que você pense no bem-estar do operador, para que ele trabalhe de forma mais produtiva e sem consequências futuras para sua saúde.

Portanto, opte por uma empilhadeira que seja confortável para operar.

4- Observe o volume e o peso das cargas que serão movimentadas

Pode parecer óbvio, mas este é um ponto crucial para escolher o modelo da sua empilhadeira.

Antes de comprar o equipamento, não deixe de fazer um balanço do volume e do peso das cargas que você costuma movimentar na sua empresa. Isto porque as empilhadeiras possuem diferentes capacidades, e não são todas que podem atender todos os tipos de cargas.

5- Atente-se à altura de elevação

Outro fator importante: a capacidade de altura que a empilhadeira pode atingir.

Antes de comprar a sua empilhadeira, verifique em qual altura suas cargas ficam armazenadas e se o equipamento atende a este requisito com segurança.

6- Pensar no meio ambiente é essencial

Ao escolher a sua empilhadeira, pense também no meio-ambiente. As empilhadeiras elétricas e hidráulicas são muito mais sustentáveis que as empilhadeiras à combustão, pois não emitem poluentes.

Conheça as Empilhadeiras Bovenau

Pensando em oferecer a melhor opção para o seu negócio, a Bovenau oferece três tipos de empilhadeiras: Hidráulicas manuais,  semi-elétricas e elétricas.

Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma a seguir:

EMPILHADEIRA HIDRÁULICA MANUAL

Esta empilhadeira é conhecida por ser prática e fácil de operar, através do acionamento hidráulico manual, sendo ideal para elevação e movimentação de paletes e carregar e descarregar cargas de caminhões, por exemplo.

Com capacidades de até 2 toneladas, são equipamentos ergonômicos, leves e mega eficientes.

Para conferir nossa linha completa de empilhadeiras hidráulicas manuais, é só clicar aqui!

EMPILHADEIRA SEMI-ELÉTRICA

Esta empilhadeira possui elevação elétrica e movimentação manual, proporcionando mais eficiência no trabalho e ergonomia ao operador.

Ela conta com garfos ajustáveis,  freio central acionado por pedal, buzina para alertas de emergência e acompanha bateria e carregador.

Possui capacidade de até 1,5 toneladas e é fácil e leve de ser operada.

Confira as especificações técnicas deste equipamento, clicando aqui!

EMPILHADEIRA ELÉTRICA

Este tipo de empilhadeira possui elevação e movimentação elétricas. Elas são silenciosas, leves e eficientes.

As empilhadeiras elétricas Bovenau contam  com partida suave (tipo Softstart) evitando arranques rápidos durante a partida, proporcionando mais segurança ao operador.

Além disso, elas contam com roda em PU, buzina e bateria recarregável.

Seus garfos são ajustáveis e possuem capacidade de até 1,5 toneladas.

Confira mais sobre as empilhadeiras elétricas Bovenau, clicando aqui!

EMPILHADEIRA ELÉTRICA EMBARCADA COM PLATAFORMA

Este modelo possui as mesmas características da empilhadeira citada acima, porém seu diferencial é uma plataforma retrátil que permite que o operador realize o trabalho de movimentação, embarcado ao equipamento.

Independente do modelo que você escolher para a sua empresa, lembre-se de verificar a confiabilidade da marca do seu equipamento, para investir em um equipamento de qualidade, durável e eficiente para o seu negócio.

Conte com a Bovenau para oferecer o melhor para você!

Bovenau, movemos tudo.