A profissão de mecânico convive com diversos riscos para a saúde. Muitos acidentes podem acontecer devido ao mau uso de ferramentas ou ao uso de ferramentas inadequadas para a atividade. Você que é mecânico ou dono de oficina sabe que acidentes podem ser mais comuns que o esperado neste ambiente de trabalho. Muitos deles também podem ocorrer por desorganização, falta de atenção e falta de conscientização em relação aos procedimentos de prevenção de acidentes. Escolha os equipamentos certos e garanta mais segurança.

As normas de segurança no Brasil

 

Segundo o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (SINAT), o Brasil está em quarto lugar no ranking de acidentes laborais. A NR-12 regulamenta o uso de itens de proteção e condições que ajudam o trabalhador a evitar acidentes ao manusear ferramentas e equipamentos. Cabe ao responsável pela oficina orientar os colaboradores quanto às normas de segurança instruídas. Garantir a diminuição ou extensão dos acidentes de trabalho é um grande desafio para muitas empresas. Cada dia mais, os responsáveis pelo espaço de trabalho buscam meios para desenvolver melhor as atividades em uma oficina, de forma a minimizar os acontecimentos que possam resultar em danos de equipamentos e veículos e, principalmente, à integridade física dos funcionários.

Medidas a serem tomadas para evitar acidentes na sua oficina

 

Para ajudá-lo a aumentar a segurança na sua oficina, separamos algumas medidas que devem ser tomadas por você e seus colaboradores. Continue acompanhando e confira.

Tenha um espaço adequado. Tudo começa com um ambiente organizado e setorizado. Diversos acidentes acontecem apenas por desorganização do local, equipamentos e ferramentas fora do lugar ou que ocupam espaços de circulação. Garantir que a oficina seja bem iluminada também é importante. Armazene as ferramentas cortantes em local adequado e evite deixar peças e ferramentas jogadas, para evitar que um carro passe por cima, danificando-as, ou até mesmo para evitar que alguma pessoa tropece no objeto.

Instrua os colaboradores a usar os EPIs indicados pela instrução normativa. Os Equipamentos de Proteção Individual, é todo e qualquer dispositivo de uso individual que tem por objetivo proteger o trabalhador dos riscos do trabalho. Seu uso é indispensável para garantir a integridade do trabalhador. Um dos itens de proteção individual mais importantes na oficina são os óculos de proteção, já que os mecânicos estão sempre expostos à fagulhas, impurezas e materiais cortantes.

Conheça princípios de ergonomia. Quando falamos em segurança no local de trabalho, estamos falando também em ergonomia. Ela é o estudo que busca a melhor interação entre as pessoas com os objetos e o espaço. O conceito principal é garantir o máximo de conforto possível. Como os mecânicos operam máquinas pesadas, é essencial ter equipamentos ergonômicos, como bancadas e cavaletes, para garantir uma boa altura para desenvolver o trabalho. Trabalhar por um longo tempo em posição desconfortável ou pegar muito peso sozinho pode causar lesões a curto ou longo prazo e mal-estar. Lembre-se que a proteção do trabalhador é requisito para a qualidade dos serviços e a produtividade da oficina.

Não utilize ferramentas e equipamentos improvisados. Infelizmente, é bastante comum em oficinas encontrar mecânicos que utilizam “macetes”, no lugar de ferramentas adequadas para à necessidade do momento, porém trazem um risco muito elevado à segurança do operador, já que não foram fabricadas com todo o processo e normas de segurança necessários.

Escolha equipamentos de trabalho seguros

 

Escolher os equipamentos certos para executar o seu trabalho dentro da oficina é primordial. É a garantia de que você está adquirindo uma ferramenta que foi desenvolvida especificamente para desempenhar aquela função com segurança. Pense que por trás daquele produto, existem diversos profissionais que foram capacitados para desenvolvê-lo e uma equipe treinada para garantir que ele atenda às suas necessidades. Então lembre-se escolha os equipamentos certos e garanta mais segurança

Hoje queremos mostrar um de nossos equipamentos que é um grande diferencial no quesito desempenho e segurança. O Macaco Hidráulico tipo Jacaré com Trava de Segurança da Bovenau, foi desenvolvido para garantir total segurança contra descida involuntária – que pode acontecer por falha ou desgaste do sistema hidráulico – em três níveis de altura, proporcionando total segurança durante os serviços e reparos.

Este produto por exemplo combina a praticidade da elevação hidráulica com a segurança da trava mecânica. É o único do mercado que conta com este sistema. Inclusive, possui patente requerida (BR 20 2018 010807 2).

No vídeo abaixo você pode conferir como funciona seu desempenho e sua fácil montagem:

https://www.youtube.com/watch?v=Bw7lsOo6ink

Existe algo melhor que terminar um dia de trabalho com satisfação e acima de tudo, em segurança?

Esperamos que você aproveite e execute todas as nossas dicas e que elas, juntamente com nossos equipamentos, possam ajudar você a garantir um local de trabalho seguro e prático.

Quer ler mais conteúdos como este? Acesse o nosso site e conheça a Bovenau! E aproveite também para conhecer nossa linha de ferramentas e equipamentos, Riosul Tools.