Gestão de estoque: qual a sua importância e quais são os equipamentos ideais? Trabalhar com gestão de estoque é desafiador. Porém hoje em dia o trabalho braçal e cansativo é desnecessário. Diversos equipamentos e estratégias de planejamento estão disponíveis para auxiliar nesta tarefa que exige muita organização.

 

O que é gestão de estoque?

 

Falando de comércio e indústria, a gestão de estoque trata do controle e da administração das mercadorias que entram e saem da empresa e que geram receita para a mesma. A definição de estoque nada mais é que um conjunto de procedimentos e tecnologias empregadas para administrar o fluxo de produtos. Entre as tecnologias e procedimentos usados neste trabalho temos:

– Softwares de gestão de estoques;

– Técnicas de endereçamento de mercadorias dentro da armazenagem;

– Sistemas próprios de armazenagem de produtos;

– Paletes e empilhadeiras;

– Scanners de mão, computadores e hardwares em geral.

Acima de tudo, a principal função da gestão de estoque é melhorar a eficiência do fluxo de mercadorias, ou seja, disponibilizá-las no momento certo e atendendo às demandas de compra dos consumidores, de forma que os lucros da empresa sejam aumentados e os custos diminuídos.

 

Atacado e Varejo e a importância da gestão de estoques

 

Existe uma diferença entre a gestão de estoques entre as duas modalidades de compras.

 

Gestão de estoque no Atacado:

 

É o apoio logístico à comercialização de produtos em grandes quantidades por industrias para supermercados e lojas.

 

Gestão de estoque no Varejo:

 

É o apoio logístico à venda de produtos em pequenas quantidades por supermercados e lojas ao consumidor final.

A gestão de estoque é muito importante para qualquer tipo de empresa, independentemente de sua modalidade. Porém, muitas empresas ainda possuem muitas dificuldades para fazer com que esta etapa funcione bem e traga resultados positivos para o negócio. Grande parte desta dificuldade está ligada à falta de conhecimento dos empreendedores de como realizar o planejamento dos produtos dentro do estoque.

 

Como realizar este gerenciamento?

 

Existe uma série de etapas a serem seguidas para conseguir realizar o gerenciamento dos estoques e armazenamentos em geral. São elas:

 

Defina a quantidade do estoque:

 

Para definir a quantidade dos produtos que serão estocados, você precisa fazer a análise da sua demanda, ou seja, os números reais de vendas convertidas. Desta forma, você saberá que não adianta manter um estoque muito grande de produtos que tenham baixa procura e consequentemente, baixa saída, assim como o oposto: baixa estocagem de produtos que tem muita saída.

 

Defina um responsável:

 

Ter uma pessoa responsável por cuidar de todo este processo é primordial. Ela será responsável por gerir e controlar todos os produtos do seu estoque. Entretanto, é importante que esta pessoa esteja preparada para prever a necessidade de saída de cada produto.

 

Invista em inventários:

 

Inventários são a soma dos produtos na loja e no armazém. Para criar um inventário existem diversas tecnologias para auxiliar no gerenciamento. As ferramentas online são cada vez mais acessíveis e baratas e podem ajudar em diversas funções como por exemplo fluxos de caixa e até mesmo emissão de notas fiscais.

 

Preste atenção no modelo de reposição correto:

 

As reposições dos mais diferentes produtos podem ser contínuas ou periódicas. Tudo depende do fluxo de saída de cada um.

A reposição contínua mantém baixo nível de estoque, realizando pedidos com maior frequência, o que diminui os custos com armazenagem. A reposição contínua é geralmente adotada para produtos de maior valor agregado e os pedidos são realizados somente quando o estoque estiver acabando.

A reposição periódica consiste em pedidos que são recebidos num tempo determinado. Porém, existe o risco de faltar algum produto caso os hábitos de consumo se alterem e ocorra aumento nas vendas.

 

Escolha bem os equipamentos de carga e movimentação:

 

Para otimizar o tempo e o trabalho é de extrema importância contar com equipamentos de carga e transporte eficientes. A movimentação de materiais em grande quantidade ou muito pesados deve ser feita utilizando ferramentas adequadas para garantir além da otimização do trabalho, a segurança do operador.

 

Empilhadeiras Hidráulicas Manuais

 

O grande diferencial deste tipo de equipamento é em relação ao operador, que pode operá-la em pé sobre o equipamento ou caminhando. Mesmo exigindo força física, a empilhadeira manual possui diversas vantagens. Veja abaixo:

– Custo-benefício: sem utilizar motores, o custo da empilhadeira hidráulica manual é bem inferior em relação aos outros modelos.

– Treinamento: por não ser uma máquina de tração própria, não é obrigatório o operador ter um treinamento específico para realizar o trabalho. Com alguns minutos de prática e cuidado, o funcionário estará apto a manuseá-la.

– Ecologicamente correta: por ser manual, não emite fumaças e gases poluentes, o que é essencial para operar em locais fechados e em longo prazo.

As empilhadeiras possuem garfos que possibilitam o içamento de cargas de vários portes. Observe qual é a necessidade do seu negócio e escolha o modelo ideal para atender à sua demanda.

 

Conheça os modelos de empilhadeiras hidráulicas da Bovenau

 

A Bovenau possui uma linha completa de empilhadeira hidráulicas manuais que suportam até 3 toneladas. Conheça algumas opções:

 

Empilhadeira Hidráulica Manual EHM1000

Ideal para elevação e movimentação de paletes e possui capacidade de carga de até 1 tonelada. Possui cabo com empunhadura em borracha termo plástica e sua elevação pode ser feita por alavanca ou pedal. Atinge altura de 1 metro e 60 centímetros.

 

Empilhadeira Hidráulica Manual EHM1500A

Este modelo possui incrível capacidade de até 1,5 toneladas e garfos ajustáveis, rodas de nylon e também atinge altura de até 1,60 metros.

 

Empilhadeira Hidráulica Manual EHM1000E

Esta empilhadeira possui capacidade de carga de até 1 tonelada e seu acionamento pode ser feito através da alavanca ou do pedal. É ideal para içar cargas em alturas mais elevadas, afinal atinge 2,5 metros.

Para conferir nossa linha completa de Empilhadeiras, clique aqui.

Para a realização de movimentação de cargas menores e que não necessitam de armazenagem e retirada em alturas elevadas, a Bovenau possui uma linha de Transpaletes Hidráulicos Manuais, que são ergonômicos e práticos.

 

Transpalete Hidráulico Manual TP1000

Ideal para movimentar paletes e cargas de até 1 tonelada. Possui estrutura reforçada e rodas de nylon. Este modelo garante maior ergonomia e atinge elevação de até 82cm.

Para conferir nossa linha completa de Transpaletes, clique aqui.

Por fim, o que podemos tomar como conclusão, é que a gestão de estoques é um desafio para a maioria das empresas eu precisam lidar com organização de estoques. Afinal, é com ela que se evita acúmulos ou falta de produtos, além de ajudar a controlar as finanças e a aproveitar melhor o espaço físico do depósito.

Por falar em espaço físico, observamos que investir nos equipamentos certos e adequados para gerenciar os estoques é fundamental para garantir um aproveitamento geral do seu negócio.