Macacos hidráulicos são uma das principais ferramentas hidráulicas no segmento automotivo e industrial. São equipamentos indispensáveis para oficinas mecânicas e lojas de ferramentas. Eles também podem ser usados em borracharias, auto centers e outros tipos de negócios do mesmo segmento.

Se você é lojista ou mecânico precisa saber que há no mercado vários macacos hidráulicos de diferentes capacidades, tamanhos e até funcionalidades.

No entanto, para você escolher o melhor modelo para sua aplicação ou negócio é preciso conhecer cada um deles, saber quais as suas funcionalidades e quais as vantagens que o equipamento pode oferecer para a sua oficina mecânica ou loja.

Entretanto, se você tem interesse em aprender um pouco mais sobre o assunto, continue com a gente e leia o nosso artigo!

Catálogo Bovenau - Macacos e Equipamentos Hidráulicos | Baixar Gratuitamente

Macaco hidráulico garrafa

O macaco hidráulico garrafa é versátil. Dependendo do seu modelo e capacidade, ele pode erguer desde um carro de passeio ou até mesmo um ônibus. Isso acontece porque os fabricantes oferecem equipamentos para as mais variadas aplicações que são capazes de elevar entre 1,5 a 100 toneladas.

Esse tipo de macaco tem um design cilíndrico e bojudo e também é conhecido como macaco hidráulico tipo garrafa. O equipamento é recomendado para a elevação de veículos de linha leve, média e pesada.

Ele também pode ser utilizado no setor de construção civil, mineração, indústria movimentação e, logística em geral (inclusive portuária e na carga e descarga de mercadorias de até 100 toneladas). Em relação às vantagens, alguns modelos de macaco possuem fuso de aproximação, que permitem erguer o veículo (carga) com maior facilidade e com mínimo de esforço.

O macaco garrafa também é prático e simples de usar, além de possuir grande variedade de modelos e oferecer mais de um estágio hidráulico e/ou fuso de aproximação. Há também grandes variedades de modelos com capacidades diferentes.

Macacos hidráulicos – Linha MT 

São macacos hidráulicos tipo garrafa utilizados para a elevação de veículos para facilitar a troca de pneus de caminhonetes, caminhões, carretas de linha leve e pesada. A Bovenau possui uma das maiores linhas de macacos hidráulicos tipo garrafa do mercado global.

Todos os macacos da Linha MT podem ser usados na horizontal desde que a catraca ou a bomba pneumática esteja na posição inferior. Os macacos desta linha têm capacidade superior a 30 toneladas e são recomendados para o uso industrial, construção civil e mineração.

Macacos hidráulicos telescópicos – Linha MTO

Os macacos hidráulicos da Linha MTO são utilizados para a troca de pneus de ônibus. Os equipamentos possuem acionamento horizontal e dois estágios hidráulicos.

Macacos hidráulicos telescópicos – Linha EF 

Os macacos hidráulicos da Linha EF da Bovenau são utilizados para caminhonetes, Pick-ups, SUV’s e possuem dois estágios de elevação hidráulica.

Macacos hidráulicos telescópicos – Linha EFF

Os macacos da Linha EFF são utilizados para caminhonetes, Pick-ups e SUV’s. Eles têm dois estágios de elevação hidráulica mais fuso de ajuste.

Macacos hidráulicos EFT

Outra linha da Bovenau são os macacos EFT. Eles são utilizados para caminhonetes, Pick-ups e SUV’s e possuem três estágios de elevação hidráulica.

Macaco hidráulico tipo unha industrial

Esse é um dos macacos hidráulicos mais comuns para uso industrial. Ele também é conhecido como macaco tipo unha. O objetivo deste equipamento é inserir tartarugas de movimentação ou cavaletes em cargas pesadas que estão muito próximas ao chão.

Entre suas principais características está o ponto de apoio (unha) que permite elevar cargas a partir de 20 mm do solo, o que irá depender da capacidade da ferramenta que você escolher.

Sobre as vantagens, podemos citar que há vários tipos de macaco hidráulico industrial. Alguns chegam a erguer 25 toneladas. Além da unha, a parte superior deste equipamento também pode ser usada para elevar cargas.

Ele ainda possui uma catraca articulada que garante maior liberdade de movimentação para cima. Outra vantagem é em relação à segurança. Alguns modelos vêm com uma válvula de sobrecarga, o que impede acidentes provocados por carga excessiva no macaco hidráulico.

Macaco hidráulico jacaré

Esse é mais um exemplo dos macacos hidráulicos que não podem faltar na sua empresa. O macaco jacaré tem diferentes capacidades que vão de 2 a 20 toneladas; possuem uma grande diversidade entre os modelos podendo ser curto ou longo, de perfil normal ou rebaixado, além dos modelos com porta ferramentas que possibilitam ter as ferramentas próximas do trabalho a ser realizado.

Ele é indicado para trocar pneus dos automóveis. Por isso, o equipamento é importante para lojas de ferramentas, oficinas mecânicas, borracharias, auto centers e outros estabelecimentos.

Alguns modelos destes macacos possuem rodas de ferro que permitem a utilização desse macaco hidráulico em todo o tipo de piso. Outros modelos possuem rodas de PU (poliuretano). Essas rodas são indicadas para superfícies planas. São pesadas, porém super-resistentes. Entre as principais vantagens do macaco hidráulico jacaré podemos citar:

  • Permite executar pequenos reparos em pneus, além de trocá-los;
  • Eleva o automóvel com rapidez;
  • Tem fácil manutenção;
  • É simples de usar;
  • Oferece maior segurança.

A Bovenau lançou recentemente o Macaco Hidráulico Jacaré com trava de segurança, o único com Trava de Segurança, combinando praticidade da elevação hidráulica com a segurança da trava mecânica patenteada Bovenau. Com a trava de três níveis, este produto proporciona total segurança durante os serviços e reparos.

Macaco hidropneumático

O macaco hidropneumático da Bovenau tem a mesma função dos macacos anteriores. No entanto, esse equipamento não precisa bombar com a alavanca conforme os outros. Basta conectar a uma fonte de ar que eleva sozinho. Esse macaco é utilizado no setor automotivo e industrial.

No vídeo abaixo, você aprende um pouco mais sobre o Macaco Hidropneumático da Bovenau e como utilizá-lo corretamente.

Macaco hidráulico para caixa de transmissão

Como o próprio nome já diz, este macaco hidráulico é utilizado para fazer serviços em caixas de transmissão, o que exige muito cuidado na hora de retirar a peça. Por isso, este modelo é indicado para este trabalho, pois traz mais segurança e agilidade no dia a dia. Ele também possui a haste cromada e rodas de nylon.

Além de possuir uma bandeja regulável como item opcional, esta possui regulagem de 15° nos quatro pontos e garras ajustáveis possibilitando manutenções em uma grade variedade de caixas de transmissão.

Entre as principais vantagens, podemos destacar a descida do automóvel suave e controlada. É mais um excelente equipamento para quem possui uma loja de ferramentas ou oficina mecânica.

Como você pode ver, há vários tipos de macacos hidráulicos no mercado. Cada um deles tem a sua função e possui inúmeras vantagens. Para você poder escolher o melhor para o seu negócio, pense em que tipo de serviço irá oferecer aos seus clientes ou consulte um distribuidor Bovenau.

Analise qual o automóvel irá atender e veja quais as vantagens que os macacos hidráulicos vão trazer para sua loja de ferramentas ou oficina mecânica. Para começar um negócio com tranquilidade, é necessário saber escolher bem os equipamentos!

Aproveite para conhecer também a Riosul Tools, que possui uma linha de ferramentas hidráulicas completa como macacos garrafa, hidropneumáticos e jacarés.

Conheça o site da Riosul Tools e toda a linha de produtos e ferramentas profissionais | Bovenau

Gostou do nosso conteúdo? Quer conhecer os macacos hidráulicos da Bovenau? Preencha o nosso formulário e receba o catálogo de todos os nossos produtos e equipamentos para sua loja de ferramentas e oficina mecânica!