O que é o Câncer de Próstata

Você sabia que no Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais atinge os homens? Ele está atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. A próstata é uma glândula exclusiva do corpo masculino e está localizada na parte baixa do abdômen. É um órgão pequeno, com formato de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto, que é a parte final do intestino grosso. A função da próstata é produzir o fluído que protege e nutre os espermatozoides no sêmen, tornando-o mais líquido.

O câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Porém, a doença também pode ocorrer em homens com idades inferiores.

Alguns desses tumores podem crescer muito rapidamente e espalham-se para outros órgãos, podendo levar à morte. No ano passado, a estimativa era de 68.220 novos casos e em 2017 o número de mortes pela doença foi de 15.391 homens, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer).

Quais são os fatores que aumentam o risco?

– A idade é um fator de risco importante, já que a incidência e a mortalidade desta doença, aumentam significativamente após os 50 anos.

– Ter pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos, podendo refletir fatores genéticos e hábitos alimentares e de estilo de vida de algumas famílias.

– Excesso de gordura corporal e sedentarismo.

– Exposição a alguns componentes químicos industriais como: aminas aromáticas (comuns na indústria química, mecânica e de transformação de alumínio), arsênio, produtos de petróleo, hidrocarbonetos, policíclicos aromáticos, fuligem e dioxinas estão associados ao câncer de próstata.

Quais são os sintomas da doença?

 Sua evolução é silenciosa em sua fase inicial. Devido a isso, a maioria dos pacientes não apresentam nenhum tipo de sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata, sendo a dificuldade para urinar e a necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e a diminuição do jato de urina.

Em casos mais avançados, o câncer de próstata pode provocar dor óssea na região, sintomas urinários como sangue na urina, ou ainda, infecção generalizada e insuficiência renal.

A importância da detecção precoce

 A detecção precoce é uma estratégia para encontrar o tumor em sua fase inicial para garantir maiores chances de eficácia no tratamento. Ela pode ser feita através de exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, em pessoas com sintomas sugestivos da doença, ou com o uso de exames periódicos em pessoas sem sinais ou sintomas, como forma de prevenção da doença. Esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem de PSA (antígeno prostático específico).

Deixe o preconceito de lado e vista a camisa azul

O preconceito é um fator que pode atrapalhar diretamente o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Embora não se tenha tantos estudos realizados para definir dados sobre o tema, é visível na sociedade como o preconceito associado ao exame de toque retal é usado como premissa para que os homens não busquem atendimento e, consequentemente, detectar a doença precocemente fica mais difícil.

Para combatermos esse preconceito, devemos lutar, divulgar e conscientizar o máximo de pessoas possíveis, sobre a importância de cuidar da saúde masculina e mostrar que isto, não é apenas dever das mulheres.

Deixe o preconceito de lado. A sua atitude de coragem em salvar a sua vida, vale muito mais que isso.