O que são e para que servem os Cilindros Hidráulicos? Aconstrução civil é um dos setores que retomou ao crescimento no ano de 2019. De acordo com dados do Ministério do Trabalho, foi a atividade que mais contribuiu com a geração de empregos de janeiro a agosto deste ano.  Neste período, o setor foi responsável por 96,5 mil empregos, visto que o total do país é de 593 mil. Esta é uma notícia muito aclamada pelos profissionais da área, logo que o último crescimento do setor foi em 2013. 

 

 Manutenção de estruturas na construção civil 

 

 Uma das atividades realizadas dentro do amplo universo da construção civil é a manutenção das estruturas, haja vista que, depois de um certo período, elas necessitam não apenas de reparos, como também intervenções de segurança. 

Por exemplo, os famosos “edifícios tortos” da cidade de Santos/SP. Estes prédios foram construídos entre os anos 1950 e 1960 e passaram a afundar na orla de Santos a partir de 1970. Como resultado, 65 edifícios ficaram com suas estruturas comprometidas, por causa de fundações rasas. O terreno era instável e as fundações foram colocadas a menos de dez metros abaixo da superfície. 

Em 2004, com a participação do poder público e de universidades da região, diversos estudos técnicos foram concebidosdurante 8 anos. Em 2012 iniciaram a recuperação das estruturas. Em 2014 o trabalho foi concluído e os prédios foram salvos.  

 

 Cilindros Hidráulicos e a solução para o problema 

 

 A solução para realinhar os edifícios, que chegavam a 1,80m de inclinação, foi realizar o macaqueamento das estruturas, com cilindros hidráulicos. Na ocasião, os prédios pesavam em torno de 6,500 toneladas. Foram necessários apenas quatorze cilindros para levantar estruturas com este peso. 

Em primeiro lugar os cilindros são instalados na base da estrutura para içá-la. Posteriormente, a manutenção da base da estrutura pode ser realizada com segurança. No caso dos edifícios de Santos, a intervenção foi considerada “simples”, pois houve um grande planejamento e o uso de equipamentos seguros e resistentes. 

 

 O que é e como funciona um cilindro hidráulico 

 

 A principal função do cilindro hidráulico é transformar a força ou energia hidráulica em força mecânica. Em outras palavras, é uma forma de reduzir a força física exercida pelas máquinas por meio de energia potencial hidráulica. Este dispositivo é composto por peças diferentes: em geral, podemos ter as hastes, vedação das hastes, êmbolovedação do êmbolo, anel raspador, conexão, cilindro, câmara de haste e, finalmente, câmara do êmbolo. 

O elemento que produz o movimento da peça é chamado de atuador mecânico, que para funcionar precisa da energia de um óleo pressurizado responsável por suportar a pressão e conduzir o movimento da peça. 

A força exercida pelo funcionamento do cilindro hidráulico é constante, e se mantém desde o início até o fim do movimento da peça. Sua velocidade depende da força aplicada, bem como sua compressão. 

 

 Cilindros Hidráulicos da Bovenau 

 

 A Bovenau oferece soluções para levantamento de grandes cargas através de cilindros hidráulicos robustos e resistentes. Eles podem ser usados no macaqueamento de pontes, viadutos, manobras de elevação e protensão, escoramentos, nivelamentos, provas de carga, montagem industrial, troca de aparelhos de apoio e movimentações. Nossos cilindros têm a capacidade dentre 5 a 1.000 toneladas. Continue lendo e conheça alguns dos modelos e suas características. 

 

 Cilindro de Aço Simples Ação Alta Tonelagem 

 

 Este modelo possui surpreendente capacidade de 50 a 1.000 toneladas. Todos os cilindros desta série são equipados com assentos estriados, parafusados e removíveis. Possui olhais para facilitar a movimentação e também sistema de parada com fim de curso para maior proteção e segurança da operação.  

 

Perfeito para garantir a elevação de grandes estruturas com segurança e bom desempenho. 

 

Cilindro de Aço Ultra Baixo 

 

 Este modelo oferece a solução ideal para o levantamento dos primeiros centímetros em espaços confinados com pouca altura onde os outros cilindros não se encaixam.  Possui capacidade de 5 a 150 toneladas. Seus furos de montagem permitem fácil fixação. Possui também, engate rápido com tampa guarda-pó e retorno por mola. 

 

Cilindro de Aço Dupla Ação Vazado 

 

 Este modelo é ideal para protensão de cabos e tirantes, fixação de matrizes, extração de chumbadores, de fechamento de grandes flanges, entre outros. Sua haste vazada permite empurrar e puxar na mesma fixação. Com ele, é possível garantir versatilidade em aplicações de manutenções, testes e tensionamento. Possui capacidade de 30 a 150 toneladas e sua válvula de segurança evita excesso de pressurização acidental no retorno.

 

 

Cilindro Hidráulico Para Teste de Ancoragem 

 

 Este equipamento foi concebido para efetuar testes estáticos de resistência a tração de ancoragens estruturais e dispositivos de ancoragem. 

A validação da resistência dos dispositivos para ancoragem de cabos é de suma importância para a liberação do Habite-se por parte do corpo de bombeiros pois garante a eficácia e a segurança na ancoragem dos cabos de salvamento. Os pontos devem ser testados um a um com equipamento específico e calibrado. 

 

Além dos diversos produtos da linha, a Bovenau dispõe de todos os acessórios necessários para o uso e bom desempenho dos equipamentos, como mangueiras hidráulicas, manômetros e adaptadores, cabeça oscilante, válvulas, manifolds e engates rápidos com a qualidade Bovenau que você já conhece.  

Quer ler mais conteúdos como este? Acesse o nosso site e conheça a Bovenau! E aproveite também para conhecer nossa linha de ferramentas e equipamentos, Riosul Tools.