Oficina mecânica e a pandemia do Coronavírus. 2020 mal começou e já estamos enfrentando uma pandemia mundial. O Coronavírus atinge todos os cantos do Brasil e do mundo, e isto afeta diretamente os negócios de milhares de empreendedores. A maioria das oficinas mecânicas já estão de portas abertas novamente, porém, é necessário saber que diversos cuidados devem ser tomados para evitar a disseminação do vírus.

Cuidados higiênicos, atendimento ao cliente e diretos trabalhistas. Você, dono de oficina mecânica, está atento a tudo isso? Acompanhe a leitura, que está cheia de informações importantes para você!

 

Preze pela segurança de seus clientes e colaboradores

 

Minha oficina mecânica está aberta, como trabalhar com segurança? Sabemos que ter mantido as portas fechadas por alguns dias foi assustador para você e te trouxe diversas preocupações relacionadas às finanças do seu negócio.

Agora que você tem permissão para mantê-la de portas abertas, é importante ter consciência de todos os cuidados que você tem obrigação em tomar, para garantir a segurança das pessoas que transitarem pela sua oficina, sejam clientes ou colaboradores.

Segundo o Ministério da Saúde as medidas essenciais para prevenir o contágio são:

 

Manter as mãos higienizadas com álcool gel ou água e sabão constantemente;

 

É importante instruir seus colaboradores a manterem as mãos sempre limpas com água e sabão ou álcool gel. É comprovado que o vírus é eliminado a partir da correta limpeza das mãos, portanto, é válido distribuir recipientes com álcool gel em diversos pontos da oficina mecânica, assim, o uso dele se tornará um hábito entre a equipe.

Não esqueça de disponibilizar álcool gel também na recepção/entrada da sua oficina, para que seus clientes possam utilizá-lo também.

 

Disponibilize máscaras para sua equipe;

 

Na maioria dos estados, uma das condições para a permissão do funcionamento dos estabelecimentos comerciais e prestadoras de serviços, é o uso de máscaras entre os colaboradores e as pessoas que irão entrar nos locais.

Disponibilize e cobre de sua equipe o uso das máscaras. Elas são um importante item de segurança para evitar a disseminação do vírus. É válido também colocar em local visível na entrada de seu estabelecimento, um pedido para que seus clientes entrem na sua oficina fazendo uso de máscara.

Cobrar medidas de segurança e instruir as pessoas é um ponto positivo para o seu negócio. Afinal, seus clientes verão que você é consciente e se preocupa com a saúde deles e de seus colaboradores.

 

Evite o compartilhamento de ferramentas entre a equipe;

 

Se possível, organize kits com as ferramentas principais mais utilizadas no dia a dia, para cada funcionário. Para as ferramentas ou equipamentos utilizados por todos, tome cuidado com a higienização dos mesmos.

 

Mantenha distanciamento seguro entre pessoas em sua oficina mecânica;

 

Isto vale para colaboradores e clientes. No ambiente de trabalho, instrua seus funcionários a manterem distância de pelo menos 1 metro entre eles.

Se a recepção da sua oficina mecânica costuma ter aglomero de pessoas, mesmo que seja pequeno, é válido você demarcar no piso o espaço entre elas ou expor um aviso sobre o distanciamento mínimo.

 

Mantenha os ambientes da oficina mecânica ventilados;

 

Esta é uma das recomendações mais importantes. Mantenha sua oficina mecânica com as portas e janelas abertas. A ventilação dos ambientes ajuda a evitar a disseminação do vírus.

Tomando todas estas medidas internas, você se mostrará um empreendedor consciente e responsável em relação a pandemia.

 

Oficina mecânica

Cuidados com o carro do cliente

 

Outro fator muito importante de sua responsabilidade quanto oficina mecânica, é o veículo do seu cliente, que por alguns dias ou horas estará sob seus cuidados.

Antes de entrega-lo ao cliente, higienize com água e sabão neutro ou álcool gel 70% o volante, câmbio, bancos, painel, botões dos sistemas elétricos, maçanetas, painel multimídia, etc. Garanta que todos os locais do veículo que foram tocados sejam higienizados e reforce com seu cliente todos os cuidados que foram tomados.

 

Direitos trabalhistas: como devo agir com meus colaboradores?

 

Sabemos também que uma de suas maiores preocupações se refere a seus colaboradores.

A Medida Provisória 927/2020 publicada no dia 22 de março, trouxe uma série de medidas trabalhistas excepcionais e transitórias que poderão ser usadas pelos empregadores durante o enfrentamento da pandemia e incentiva os empresários a manterem os contratos com seus empregados, de modo a diminuir os custos suportados pelas empresas.

Apesar da consequente diminuição do fluxo de caixa, existem algumas opções para serem aplicadas com os funcionários, a fim de evitar ao máximo a demissão. Vamos falar de algumas que podem ajudar você:

 

Banco de horas na oficina mecânica

 

Nessa modalidade ao conceder a licença ao colaborador e registrar as horas de dispensa, é possível acordar a compensação posterior em forma de horas-extras que serão pagas no retorno normal ao trabalho.

Nessa situação seu colaborador deixa de trabalhar por um período específico, mas ainda recebe a remuneração pois as faltas são justificadas, e as horas compensadas futuramente, o que vai de acordo com a MP/927.

Porém, é válido lembrar que essa compensação deve respeitar as regras do art. 61, § 3º da CLT, onde o colaborador só poderá compensar o máximo de 2 horas por dia para o pagamento do banco de horas da licença. O único desconto realizado será o vale transporte e vale alimentação.

 

Antecipação de férias

 

Antecipar férias também se tornou uma alternativa e está sendo adotada por diversos empregadores. Durante o estado de calamidade pública o empregador informará ao empregado sobre a antecipação de férias, respeitando o mínimo de 48 horas de antecedência com a indicação do período a ser utilizado pelo colaborador.

A necessidade do adicional de ⅓ de férias passa a ter um prazo estendido até a data limite de pagamento do 13º salário. Para saber como agir nessas modalidades, consulte o seu Contador.

 

Prorrogação do Pagamento de Tributos no Simples Nacional

 

Se a sua oficina mecânica se enquadra no regime de tributação chamado de Simples Nacional, preste atenção nesta informação:

Segundo o Sebrae, o pagamento dos tributos federais do Simples Nacional foi prorrogado. Dessa forma, o acerto referente aos meses de março, abril e maio deste ano ficou postergado para outubro, novembro e dezembro, respectivamente.

Informe-se com seu contador a respeito das novas diretrizes sobre a cobrança desses tributos.

Gostou das informações? Esperamos que elas ajudem você.

Acesse nosso conteúdo anterior e confira nossas dicas para sua oficina enfrentar a crise econômica.

Oficina mecânica