Como enfrentar a crise econômica na sua oficina? Em momentos de crise econômica, o consumidor costuma mudar seus hábitos de compra. Com a renda mais apertada e a inflação mais alta, os motivos para realizar uma compra se restringem aos itens e serviços mais necessários para ele.

Porém, isso não quer dizer que o seu negócio precisa ficar no negativo, não é? Diversas medidas podem ser tomadas por você, para evitar que os rendimentos da sua oficina não ocorram como o esperado. Acompanhe a leitura!

 

O que é a Crise Econômica?

 

Para quem viveu no Brasil entre os anos de 1980 e 1990, a palavra crise não é novidade. Foi uma época de economia turbulenta, inflação astronômica e valores oscilantes do nosso Real.

Também em 2015, pudemos viver a crise política e econômica que desorientou e tirou o sossego de muita gente. Neste mesmo ano, o setor automobilístico enfrentou uma queda brusca de mais de 20% na venda de veículos novos, comparado ao ano de 2014.

Por outro lado, o número de serviços executados pelas oficinas aumentou em 11,9%, entre janeiro e setembro daquele ano, segundo dados do Sindirepa (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios). Ou seja, este aumento teve influência da queda de veículos novos e aquecimento dos mercados seminovos.

A crise representa a queda no faturamento das empresas devido à baixa procura pelos serviços prestados.

 

Como as oficinas mecânicas são afetadas?

 

Consequentemente, os serviços de reparos automotivos tendem a diminuir perante um cenário de crise econômica. Tomemos como exemplo novamente o ano de 2015: Ao mesmo tempo em que o número de serviços executados pelas oficinas aumentou, o valor médio do reparo feito pelo cliente diminuiu, ou seja: o consumidor se mostrou mais contido em relação a gastos em manutenção.

Este é um reflexo direto da crise dentro das oficinas mecânicas, afinal, o consumidor esteve fazendo apenas os reparos mais básicos em seu veículo. Resumindo: enquanto o carro não quebra, muitos proprietários evitam fazer qualquer tipo de reparo essencial para o veículo. A manutenção preventiva, por exemplo, fica em segundo plano.

Este, portanto, foi o principal problema que as oficinas mecânicas acabaram enfrentando, e, infelizmente, podem enfrentar novamente.

 

Perspectivas positivas

 

Por outro lado, e é neste que devemos focar, a área mecânica é uma das que tem se sobressaído diante dos períodos de crise econômica. Afinal, da mesma maneira que existem as pessoas que seguram os gastos com os seus veículos, restringindo apenas ao necessário, existem também as pessoas que optam por cuidar melhor de seus veículos, para evitar realizar investimentos de longo prazo, em um carro novo.

No ano de 2016, após a crise econômica do ano anterior, diversos fatores estiveram a favor dos mecânicos. Especialistas perceberam que a curva de vendas de veículos entre 2010 e 2013 foi consideravelmente alta. Portanto, em 2016 o número de carros que chegaram as oficinas, foi bastante positivo.

Em 2017, a venda de veículos novos superou as expectativas e aumentou 10% em relação a 2016. Já no ano de 2018, as vendas aumentaram em 14,6% em relação a 2017, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Em momentos de crise, é importante que o empreendedor tenha uma postura realista sobre a situação, mas sem pessimismo.

Os números estão aí e com eles podemos concluir que é possível tirar proveito desta situação para dar a volta por cima.

Quer saber como agir em situações de crise econômica e não deixar o rendimento da sua oficina se comprometer? Acompanhe as dicas a seguir!

 

Reforce o bom atendimento

 

Seu cliente está muito mais criterioso e exigente. É hora de reforçar com sua equipe a necessidade de tratar bem o consumidor. Mostre que você é parceiro dele, que entende suas necessidades e que vai oferecer o melhor serviço para o seu carro com transparência e qualidade. Trabalhe com um sorriso no rosto e mostre sua positividade perante à situação.

Uma dica legal para melhorar seu atendimento e o feedback do seu cliente, é criar um programa de fidelidade que acumule pontos, por exemplo. Onde ele poderá desfrutar dos serviços da sua oficina e, gradualmente, ganhar descontos em serviços futuros.

 

Procure os clientes que você já tem e fidelize-os

 

Ative a sua base de clientes existentes. Busque saber com que frequência eles se relacionam com a sua empresa e tente identificar formas de aumentar essa frequência. Faça um contato com ele e coloque sua oficina e seus serviços à disposição dele novamente, para lembra-lo da experiência que ele teve em seu estabelecimento.

 

Invista no relacionamento duradouro com o seu cliente

 

Reforce o bom relacionamento com o cliente que procurou os seus serviços. Muitas empresas, independente da área de atuação, acabam pecando neste quesito, esquecendo de nutrir a relação com o cliente depois que ele vai embora.

Crie ações simples, como promover eventos para lançar novos produtos e serviços, campanhas de desconto no mês de aniversário do cliente, etc. Seja criativo!

 

Hora de rever métodos e melhorar sua administração

 

Use a crise como um impulso para rever alguns métodos administrativos e melhorar a organização da sua oficina.

A organização administrativa é importante para identificar oportunidade de melhorias. Avalie contrato com fornecedores, reavalie impostos e verifique se existe algum incentivo por parte do seu município para reduzir custos.

Verifique meios mais baratos para divulgar o seu negócio, como o marketing digital, por exemplo. Esse meio possibilita uma ótima segmentação e baixo custo em comparação com os meios tradicionais.

 

Não abandone suas ações de Marketing

 

Outro grande erro cometido por algumas empresas durante uma crise, é cortar gastos com marketing. Pense bem: se o seu negócio não anda bem devido à crise, imagine como seria se ele nem aparecesse para as pessoas? O marketing é essencial para manter a sua empresa em destaque também nos momentos de recessão.

Reduzir custos é necessário, porém manter os investimentos em marketing é essencial. Empresas que eliminam os gastos com marketing costumam entrar num círculo vicioso: com menos ações de marketing, menos vendas, o que reforça a crise.

 

Mantenha sua equipe motivada e atualizada

 

Os profissionais que representam as oficinas mecânicas precisam estar sempre atualizados sobre os procedimentos de manutenção e preparados para qualquer desafio que surgir. Não deixe de cuidar do intelecto de seus colaboradores. Existem diversas plataformas online gratuitas com muitas dicas e cursos de especialização na área.

Mantenha seus colaboradores motivados para que possam atender bem seus clientes.

 

Corte gastos desnecessários

 

Por fim, faça um balanço de todos os gastos mensais da sua oficina. Reveja hábitos que possam estar causando custos dentro do seu estabelecimento. Detalhes pequenos fazem toda a diferença nas contas do fim do mês. A ordem é eliminar despesas que não agregam ao seu negócio.

Devemos ter em mente que a crise é momentânea, e que, apesar de difícil, ela costuma se normalizar depois de um tempo. Por isso, é importante tomar estes cuidados essenciais e garantir que a sua oficina não fique para trás e não deixe de ser competitiva no mercado.

Aproveite nosso conteúdo anterior e descubra qual a importância da gestão de estoques.