O câncer de mama na esfera global e no Brasil

Segundo a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), em sua última pesquisa sobre a incidência do câncer no mundo, o câncer de mama está entre os três mais incidentes, junto com o de pulmão e o colorretal, e é o que mais acomete mulheres em 154 países dos 185 analisados.

No Brasil os números também são assustadores. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama também é o tipo que mais ocorre em mulheres em nosso país. Para o ano de 2019, foram estimados 59.700 novos casos, o que representa uma taxa de 51,29 casos a cada 100 mil mulheres. Os índices indicam que o câncer de mama representa a primeira causa de morte por câncer nas mulheres brasileiras.

A importância do diagnóstico precoce e da redução de risco

A incidência da doença aumenta em mulheres a partir dos 40 anos. Abaixo desta faixa etária a ocorrência é menor, bem como sua mortalidade.

A redução de risco e o diagnóstico precoce, seguem sendo as melhores chances para reduzirmos os números de mortalidade por câncer de mama. Segundo o INCA, é possível reduzir em 28% o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama, seguindo alguns hábitos:

– Seguir uma alimentação saudável;

– Praticar atividades físicas regularmente;

– Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas;

– Não fumar;

– Evitar o uso de hormônios sintéticos em altas doses.

Já o diagnóstico precoce possibilita maiores chances de cura da doença, chegando a 95%. Quanto mais avançada se encontra a doença no momento do diagnóstico, mais esta chance de cura diminui.

Por que devemos apoiar o Outubro Rosa?

A campanha Outubro Rosa surgiu para alertar, conscientizar e alcançar mulheres em todo o país, sobre a importância da prevenção do câncer de mama, a fim de diminuir os números assustadores que ocorrem no território brasileiro.

É preciso que as mulheres conheçam seu corpo e suas mamas e que estejam atentas a qualquer alteração que possa indicar qualquer anormalidade, e que procurem imediatamente auxílio médico caso haja alguma suspeita.

A campanha trata exatamente disso: incentivar as mulheres a realizarem o autoexame e os exames de rotina, para poderem prevenir a doença.

Outubro Rosa e o Empoderamento Feminino

Além de abordar toda essa questão de prevenção, o Outubro Rosa nos traz uma mensagem além. A campanha fala também, sobre o autocuidado, o amor próprio, a saúde física e mental e a realização de todos os nossos desejos, enquanto mulheres. Ela trata sobre o empoderamento feminino, termo tão utilizado atualmente, mas que poucas pessoas sabem o real significado dele. Empoderar-se diz respeito à liberdade de exercer as próprias escolhas, livres de padrões impostos. Mulheres empoderadas são mulheres livres para serem e fazerem o que sentirem desejo, seja na vida pessoal ou profissional.

Mulheres saudáveis e profissionalmente realizadas

No universo predominante das profissões vistas exclusivamente para homens, diversas mulheres lutam todos os dias para provarem que gênero não define a ocupação que se deseja seguir.

Em nosso ramo, a Bovenau atende mulheres que utilizam nossas ferramentas e produtos para trabalharem em suas oficinas, desenvolvendo a profissão de mecânica, por exemplo. São mulheres que se destacam no mercado de trabalho e que são referência para outras mulheres que desejam seguir seus sonhos e trabalharem com o que realmente gostam.

Este é um grande motivo de orgulho para nós. Buscamos sempre desenvolver produtos que proporcionem uma grande facilidade de manuseio para que possam ser utilizadas também por mulheres.

No final das contas, o objetivo deste texto é mostrar que nós, mulheres, precisamos manter hábitos saudáveis e garantir que nossa saúde esteja sempre em dia, para que possamos realizar todos os nossos sonhos e objetivos, afinal, mulher que se ama de verdade, se cuida.