As merecidas férias estão chegando e é hora de descansar e curtir uma boa viagem antes de começar mais um ano de rotina e trabalho.

Se você vai pegar a estrada nos próximos dias, lembre-se que fazer uma boa revisão de férias no seu veículo é fundamental para evitar dores de cabeça. Afinal, nada mais frustrante que carro estragado na beira da estrada, atrasando seu roteiro de viagem e trazendo gastos que não estavam previstos.

Neste conteúdo vamos mostrar quais pontos devem ganhar atenção na revisão de férias e por que o check-up é tão importante. Vamos conferir?

Por que a revisão de férias é indispensável?

Prevenir é sempre melhor que remediar, já dizia o ditado.

Além de gastos que não estavam previstos no orçamento das férias e de tempo perdido esperando o problema ser resolvido, existem outros riscos que podem ser evitados quando o check-up é realizado.

Sua segurança e a segurança dos passageiros que estão com você, além da segurança de outros condutores pode estar em risco caso seu veículo apresente problemas na estrada. Os freios, por exemplo, são um dos fatores mais importantes na hora da revisão, pois sua falha ou ineficiência pode causar problemas sérios no trânsito.

Além disso, se você pretende ter uma viagem tranquila, confortável e sem imprevistos, a revisão de férias é essencial. Afinal, já pensou em você dirigindo, no calor, e seu ar-condicionado simplesmente para de funcionar? Certamente será um grande incômodo para você e os passageiros.

O que será verificado na revisão de férias?

Se você levar seu carro em uma oficina de confiança, com uma boa equipe mecânica, certamente os seguintes itens serão revisados:

Freios

Como dissemos anteriormente, os freios estão ligados diretamente à segurança do motorista, passageiros e outras pessoas envolvidas no trânsito. O sistema de freios de um veículo merece revisões frequentes, pois diversas peças importantes podem se desgastar facilmente, conforme a frequência do uso.

Dos variados sistemas que compõem um veículo, o de frenagem está entre os que mais sofreram modernizações e atualizações nos últimos anos, garantindo muito mais segurança e conforto aos passageiros.

Basicamente, o sistema de frenagem é composto por diversos itens que trabalham em conjunto para desacelerar e parar o carro. Ele também tem a função de manter o automóvel estabilizado quando está estacionado. De forma geral, esse sistema conta com dois modos de acionamento manual: a alavanca e o pedal, com exceção dos veículos adaptados para pessoas com deficiência.

Na hora do check-up, componentes como cilindro mestre, pedal, pistão, cilindros de roda, pastilhas, pinças de freio, tambor e alavanca, devem ser revisados com cautela para que os dias de férias sejam tranquilos e seguros.

Pneus

Muito além da função de dar aderência entre o veículo e o solo, os pneus são muito importantes também para a segurança da direção, pois fazem parte do sistema de amortecimento do seu carro.

Portanto, antes de sair para viajar, algumas medidas devem ser tomadas em relação aos pneus, para garantir uma viagem mais segura, como por exemplo o aspecto da borracha, que deve estar regular. Jamais pegue a estrada com os pneus “carecas”, pois a aderência ficará comprometida, principalmente em pista molhada ou com óleo.

Outro ponto importante que deve ser observado é a calibragem correta dos pneus. Consulte a pressão ideal indicada no manual do seu veículo. Alguns modelos disponibilizam os números corretos na parte interna das portas. Verifique.

Por falar em calibragem, você sabia que dirigir com a pressão correta dos pneus está diretamente ligada à economia de combustível? Além disso, uma dica especial relacionada aos pneus é: evite calibrar os mesmos quando eles estiverem quentes. Isto por que o ar tem a propriedade de se dilatar com o aumento da temperatura. Assim, ao calibrar com os pneus quentes, eles tendem a perder pressão assim que o ar esfriar. Portanto, não deixe esta tarefa para quando você já estiver na estrada.

Sistema de arrefecimento

O sistema de arrefecimento é responsável por manter a temperatura do motor ideal. Devido à combustão e ao atrito dos componentes no interior do motor, existe uma geração constante de calor que precisa ser eliminada do carro, e o responsável por essa função é esse sistema.

Muitas vezes, o motivo pelo qual um carro está parado à beira da estrada com o capô aberto, é falha no sistema de arrefecimento, que pode ocorrer principalmente pela falta de fluido, ou descuido com a manutenção do mesmo. Para evitar que o motor “ferva”, na hora da revisão é verificado o nível de fluido do reservatório e outras manutenções que podem ser necessárias. Todavia, é importante também que o condutor observe sempre o indicador de temperatura no painel durante toda a viagem.

Sistema elétrico

Outro sistema que precisa de atenção é o sistema elétrico. Nele se incluem a bateria, os cabos condutores, o sistema de iluminação e o alternador. Dentro deste sistema, geralmente, a bateria é a peça mais comum de ser trocada. Ela tem sua durabilidade média variando de 2 a 3 anos, sendo ela quem fornece energia para todos os sistemas elétricos do carro, como iluminação, sinalização, motor de arranque e outros. Para não correr o risco de ter uma pane elétrica enquanto viaja, confira quando foi a última vez que essa peça foi trocada.

Verificar a iluminação do carro antes de pegar a estrada também é super importante. Na revisão deverá ser verificado o funcionamento das luzes das placas, as luzes de ré, de freio e funcionamento dos demais sinais luminosos. Já as lanternas dianteiras, são difíceis de apresentar problemas, porém, se estiverem desalinhadas podem dar uma grande dor de cabeça, pois o ideal é que a luz esquerda ilumine a pista e a luz direita ilumine as placas.

Suspensão

A suspensão é responsável por garantir o conforto aos ocupantes e a estabilidade do veículo em manobras e frenagens.

Esse importante sistema do veículo conta com:

– Amortecedores;
– Molas;
– Pneus;
– Pivô;
– Braço oscilante;
– Barra estabilizadora.

Problemas no sistema de suspensão podem causar descontrole na condução do carro, movimento excessivos ao passar em lombadas, rangidos ou pancadas secas na carroceria, aumento na distância de frenagem e desgaste prematuro dos pneus. Na revisão de férias o mecânico irá avaliar o alinhamento do carro, onde as rodas e todo o sistema de suspensão serão inspecionados.

Itens de segurança

Alguns itens de segurança nunca devem sair do carro como macaco hidráulico, chave de roda e triângulo luminoso, por exemplo.

Portanto, é importante verificar o estado de conservação de todos eles, para que estejam aptos para uso, caso seja necessário.

Aproveitando que o porta-malas está aberto, verifique o estado do estepe, para não ter surpresas negativas caso precise trocar o pneu.

Conclusão

Todo mundo espera ansiosamente pelos dias de férias e descanso no final do ano, certo?

Por isso, não deixe que um problema que poderia ser evitado, estrague o momento de lazer da sua família.

Procure uma oficina mecânica de confiança e realize a revisão de férias do seu veículo!