Tão importante quanto a revisão antes das férias, para evitar dores de cabeça na estrada, a revisão pós-férias pode também evitar problemas quando você voltar a usar seu carro no dia a dia.  

Se você dirigiu por estradas esburacadas, expôs seu carro a areia e maresia ou pegou lama, é recomendável que você procure um mecânico na volta para casa para a realização de um check-up. 

Vamos conferir todos os cuidados com o carro, que você deve ter após as férias? 

Suspensão e amortecedores 

Preste atenção nestes itens. Para os veículos que rodaram em estradas irregular e muito esburacadas, é importante inspecionar as buchas da suspensão, amortecedores e terminais de direção. Você sabia que alguns barulhos podem sinalizar um possível desgaste ou rompimento? Já a oscilação exagerada da carroceria pode indicar amortecedores ruins. 

Bateria 

Você já deve ter notado que é comum o carro demorar mais para dar partida depois de muito tempo estacionado. Porém, se essa demora persistir, ou até mesmo se você não conseguir ligar seu carro, talvez a bateria dele possa estar começando a falhar. Peça para seu mecânico verificar. 

Pintura 

Calor excessivo e maresia, são grandes vilãs da pintura automotiva. Principalmente se você passou as férias na praia, procure lavar seu veículo com água e sabão neutro quanto retornar. É importante também verificar e limpar componentes internos que possam ter tido contato com areia e maresia. 

Sistema de Arrefecimento 

Este sistema é o responsável por manter o carro na temperatura ideal para seu perfeito funcionamento. Subidas íngremes que exigem muito do motor ou até mesmo horas de trânsito intenso nas rodovias, podem prejudicar o sistema. Neste caso, é importante verificar o estado das mangueiras e do líquido de arrefecimento após o retorno.  

Calibragem dos pneus 

A distância percorrida e o peso transportado no seu carro, interferem diretamente na calibragem dos pneus. 

Você conhece alguns riscos de andar por aí com os pneus descalibrados? 

 Problemas na frenagem, a temida aquaplanagem, falta de estabilidade e até mesmo desencaixe do pneu estão entre eles. Por isso dê atenção a este detalhe e lembre-se de calibrá-los também depois da viagem. 

Barro nas rodas 

É importante verificar se há barro nas rodas do seu veículo. Uma vez que o barro fica acumulado nos amortecedores, ele pode mascarar pequenos vazamentos e dificultar a detecção de alguns defeitos, bem como provocar ruídos e vibrações nas rodas. 

Nível dos lubrificantes 

Seu mecânico de confiança também irá verificar o nível do óleo do motor e do fluido de freio. Além disso, a água do radiador também deverá ser verificada, pois se o carro circular por muito tempo com pouca água, o motor corre o risco de superaquecer. 

Sistema de embreagem 

O sistema de embreagem pode ser danificado caso haja sobrepeso de carga no veículo, e também quando o motorista precisa manter o pé apoiado por muito tempo sobre o pedal, como no caso de longas filas de trânsito. 

Preste atenção nestes sinais que seu sistema de embreagem apresentará se estiver pedindo manutenção:

  • Pedal pesado; 
  • Embreagem patinando, 
  • Ruído excessivo; 
  • Trepidação; 
  • Embreagem travada; 
  • Dificuldade no engate da marcha. 

Revise todos os itens de segurança 

Já que está na hora de voltar a rotina, é importante que todos os itens de segurança do seu carro estejam funcionando perfeitamente bem, não é mesmo? 

Verifique todos eles: 

  • Pneus; 
  • Luzes; 
  • Buzina; 
  • Cinto de segurança; 
  • Estepe; 
  • Retrovisores; 
  • Freio; 
  • Limpadores de para-brisa; 
  • Airbag; 
  • Ferramentas. 

Jacaré de maleta: um item essencial para ter no porta-malas 

Seja durante as férias, ou no retorno da rotina do seu dia a dia, ter por perto um bom macaco hidráulico é essencial para aquele momento de emergência. 

O Macaco Hidráulico tipo Jacaré com maleta, é perfeito para estar no porta-malas do seu carro, pois é prático, versátil e muito fácil de utilizar.  

Ele possui apenas 6kg e tem capacidade de carga de até 2 toneladas! 

macaco de maleta

Conheça mais sobre este produto clicando aqui!  

Deixou o carro parado por muito tempo na garagem? 

Viajou de avião ou foi de carona com algum amigo e deixou o carro na garagem durante as férias? Contou com serviço de aplicativos e não rodou por aí com o seu veículo? 

Carro PARADO também pode apresentar problemas: vazamentos de óleo ou água, pneus descalibrados (inclusive o estepe), e a gasolina, que parada tende a perder sua eficácia. 

Mesmo com a revisão em dia, seu veículo pode apresentar diversos desgastes depois dos merecidos dias de descanso. Não deixe de levar seu carro a uma oficina de confiança e peça uma revisão! 

Além de evitar gastos inesperados no futuro, uma revisão bem feita também pode garantir a sua segurança e de todos os passageiros que transitam com você. 

Gostou das nossas dicas? Confira mais conteúdos feitos para você no Blog da Bovenau!