A segurança dos colaboradores esteve em pauta entre os dias 15 e 26 de maio na Bovenau.

A empresa realizou a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), em suas duas unidades em Rio do Sul/SC e em Laurentino/SC.

Foram duas semanas de palestras, treinamentos, dinâmicas e muito conhecimento, a fim de conscientizar os colaboradores sobre a importância do uso dos EPI ‘s, entre outras recomendações.

 

Continue a leitura e confira um pouquinho mais sobre este importante evento!

 

A importância da SIPAT

 

A SIPAT é um evento organizado em parceria com a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) e a Geplus, empresa especialista em Gestão de Segurança no Trabalho.

Trata-se de uma obrigação que deve ocorrer anualmente dentro das empresas, e que possui extrema importância para evitar ocorrências nocivas à saúde dos trabalhadores.

Segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, em 2022 ocorreram quase 613 mil acidentes de trabalho em diversas áreas, provocando a morte de 2500 pessoas. Este número indica um aumento de 7% em relação a 2021.

Além disso, o Brasil é o segundo país do G20 que registra a maior taxa de mortalidade neste quesito.

Portanto, a SIPAT serve como um instrumento para conscientizar sobre estes acontecimentos e chamar a atenção da equipe sobre a importância dos cuidados que devem ser tomados para evitá-los.

 

O que é considerado Acidente de Trabalho?

 

O artigo 19 da Lei nº 8.213/91 diz o seguinte:

 

“Acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.”

 

Além de lesões físicas, que podem ser causadas por operação inadequada de máquinas e equipamentos ou pelo não uso dos EPIs, por exemplo, também são considerados acidentes de trabalho lesões causadas por esforços repetitivos e até mesmo esforços psicossomáticos causados pelo estresse e sobrecarga de trabalho.

Como consequência disso, independente da natureza do acidente, o funcionário será afastado de suas funções de forma temporária, devido a incapacidade de continuar realizando suas atividades diárias.

 

SIPAT na Bovenau

 

Entre os dias 15 e 19 de maio o evento ocorreu entre os funcionários da unidade de Rio do Sul/SC. Já na unidade de Laurentino/SC, a SIPAT ocorreu entre os dias 22 e 26 do mesmo mês.

Dentre as ações desenvolvidas os colaboradores participaram de diversas dinâmicas, palestras, gincanas e outras atividades divertidas no intuito de mostrar, com leveza e descontração, a importância e a seriedade deste assunto.

A Técnica em Segurança no Trabalho da Bovenau, Juliana Sebold, destaca que além de focar na saúde do trabalhador, a SIPAT também é muito importante para os negócios da empresa. Por isso, é importante que todos participem e se envolvam nas atividades propostas.

“É importante que haja uma boa divulgação da Semana na empresa, mostrando que se trata de um evento em que todos devem participar e que pode ser uma forma mais interessante de abordar assuntos de extrema importância para a saúde e o bem-estar de todos.

A SIPAT traz diversos benefícios para as empresas, pois constata-se que funcionários conscientizados sobre as melhores práticas no ambiente de trabalho e sobre a saúde de forma geral, tendem a ser mais responsáveis.

 

Para a colaboradora Gabriele Nolli, a SIPAT foi uma experiência agradável e dinâmica de conscientização:

 

“Foi uma experiência incrível, na qual nunca havia participado. Uma maneira diferente de passar um recado para nós colaboradores e de uma forma dinâmica de nos conscientizar, sendo transmitido de uma forma agradável sem soar como uma obrigação maçante que escutamos todos os dias…”

 

Confira agora mesmo algumas fotos da SIPAT na Bovenau:

 

 

Visite o Instagram da empresa clicando aqui e confira também alguns vídeos super divertidos do evento!