Você já possui uma boa quantidade de clientes, mas está sempre se perguntando como poderia aumentar suas vendas e seu faturamento? Então este conteúdo é perfeito para você!

Sabemos que muitas vezes, na correria do dia a dia, deixamos de dedicar tempo para pensar em estratégias que podem alavancar ainda mais a receita do nosso negócio, não é mesmo?

Por isso, hoje trouxemos 5 dicas para aumentar as vendas da sua oficina mecânica. Bora conferir?

 

1- Comece pela gestão da sua oficina

 

Este é o primeiro passo. Se pergunte como anda a gestão do seu negócio, como você administra os gastos, as entradas e saídas, estoque, organização de ferramentas e espaço de trabalho, controle financeiro, enfim: avalie os processos internos da sua oficina.

Você só saberá onde quer chegar e quais metas financeiras pretende atingir, se estiver com a gestão da sua oficina em dia e muito bem organizada, pois assim terá o verdadeiro cenário de como anda seu negócio.

Para te ajudar, indicamos a leitura do e-book “Os segredos das Oficinas Mecânicas de sucesso” lançado pela Bovenau, que traz diversas dicas de gestão que valem muito a pena.

Para ter acesso ao material, que é gratuito, clique aqui!

 

2- Lembre-se que um bom atendimento é prioridade

 

Por aqui nós batemos muito nessa tecla: seu cliente só voltará a fazer serviços com você, se ele for bem atendido.

Dentro deste tema de atendimento, existem alguns pontos importantes que devem ser levados à sério e que farão toda a diferença nas suas vendas, se bem aplicados.

Vamos lá?

 

Se preocupe com a experiência do seu cliente

 

Você concorda que alguém que precisa alinhar e balancear os pneus, por exemplo, terá um resultado parecido em diversas oficinas, certo? Entretanto, a
experiência que este consumidor terá, pode ser extremamente diferente.

A forma como ele será atendido, o local, a confiança que o mecânico demonstra, o custo-benefício oferecido, a reputação do negócio, e por aí vai…

Detalhes são sempre importantes para agregar valor à experiência do seu cliente.

 

Ambiente

 

Para começar, é importante que sua oficina seja um espaço agradável de permanecer. Não queremos dizer que você precisa oferecer um espaço luxuoso, nem nada disso. Você precisa apenas oferecer aos seus clientes um local limpo, organizado, onde ele possa permanecer aguardando o serviço, por exemplo.

O bom atendimento começa pela cara da sua oficina. Seu cliente deve se sentir acolhido e confortável no espaço que você oferece.

 

Seja claro e transparente

 

Alguns consumidores possuem o pré-conceito de que oficinas mecânicas pecam na transparência dos serviços prestados, principalmente nos orçamentos.

Por isso, seja claro e transparente com o seu cliente. Explique a ele com exatidão todos os serviços que foram realizados no veículo e não deixe que ele vá embora com dúvidas.

Sendo bem atendido e percebendo que sua oficina é transparente no que fala e realiza, certamente ele voltará e recomendará seu trabalho para seus conhecidos.

 

Relacionamento e fidelização

 

Conquistar e manter um cliente é tão importante quanto atraí-lo.

Procure manter-se em contato com seu consumidor, para que ele lembre da sua oficina quando precisar de serviços de reparo novamente.

Neste caso, estratégias de pós-venda são indispensáveis e simples de serem aplicadas.

Aprenda a desenvolver estratégias de pós-venda na sua oficina mecânica, acessando nosso conteúdo anterior!

 

3- Atenção para cumprir os prazos

 

Você sabe: quem precisa de serviços de reparo automotivo, geralmente tem pressa.

Portanto, imagine a frustração de um cliente que espera buscar seu carro no dia informado e descobre que o veículo não ficou pronto.

É claro que imprevistos podem acontecer, porém procure sempre cumprir o prazo indicado no início do atendimento e evite prometer a finalização de um serviço, se você não terá certeza de que realmente irá finalizar.

Nas oficinas mecânicas, é preciso um cuidado redobrado na indicação de prazos e estimativas de entrega, pois isso tudo conta para a reputação do seu negócio e pode impactar nas suas vendas a curto ou longo prazo.

 

4- Aumente a oferta de serviços

 

Uma excelente forma de aumentar o faturamento da oficina é oferecer mais com o mesmo espaço disponível. Nesse sentido, ampliar o leque de produtos e, principalmente, de serviços, é uma ótima solução.

Investir em novos equipamentos, por exemplo, ajudará você a aumentar sua oferta de serviços, pois assim você abrangerá novas soluções.

Porém, você também pode oferecer mais opções acima das que você já entrega, como troca de óleo à domicílio, por exemplo, uma ação que exige pouco investimento e pode trazer um bom aumento financeiro.

Fique atendo às demandas e necessidades dos seus clientes e pense em oportunidades para oferecer mais serviços que podem incrementar suas vendas.

 

5- Invista em Marketing Digital

 

A dica é: DIVULGUE o seu negócio e mostre aos consumidores tudo de bom que você tem a oferecer a eles.

Hoje em dia, o marketing digital é indispensável e apresenta inúmeras soluções perfeitas para ajudar você a alavancar suas vendas. Isto por que os consumidores estão conectados nas telas dia e noite. Por isso, sua oficina mecânica precisa estar lá também.

Porém, é preciso fazer isso com responsabilidade. Indicamos que você contrate serviços profissionais para ajudar você neste processo, traçando as melhores estratégias para alavancar suas vendas.

Tire da cabeça que investir nisso é despesa desnecessária. Quando uma empresa trabalha bem suas estratégias de marketing, as vendas não param de subir.

 

Conclusão

 

Agora que você aprendeu 5 dicas para aumentar as vendas da sua oficina mecânica, mãos à obra!

Coloque todas elas em prática e observe a diferença no seu faturamento.

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo. Nos vemos no próximo!