Você que trabalha em lojas de ferramentas automotivas e está ligado nas novidades deste mercado, precisa pensar na gestão de estoque. O procedimento tem o objetivo de registrar, gerir a entrada e saída de mercadorias e fiscalizar para que tudo esteja em ordem. Afinal, para não ter prejuízos, é necessário ter uma gestão de estoque eficiente.

Mas como fazer essa gestão? Quais as ferramentas que podem ajudá-lo neste trabalho e quais os benefícios de gerenciar seu estoque? Neste post, vamos abordar todos esses assuntos. Quer tirar as suas dúvidas com a gente? Então, vamos lá!

Como fazer a gestão de estoque da sua loja?

Planeje as suas compras

O primeiro passo para fazer a gestão de estoque da sua loja de ferramentas é planejar as suas compras e organizá-las. Faça isso de acordo com a demanda e a sazonalidade de cada produto. Quando planejar, leve em conta o prazo de entrega dos produtos que irá adquirir. Nunca faça compras de forma arbitrária ou urgente que desequilibram a gestão. Evite improvisar e tenha sempre na manga as estratégias para agir com firmeza.

Contabilize o inventário

Se você deseja ter uma gestão de estoque eficiente é importante contabilizar a quantidade dos produtos. Para isso, treine os profissionais que serão os responsáveis por essa tarefa. Organize e identifique os itens estocados. Uma boa dica para fazer um inventário rotativo é usar a própria equipe do almoxarifado. Nada melhor que essa equipe para auxiliá-lo no trabalho.

Registre tudo que puder

Você deve registrar os controles do estoque. Se o volume de dados for muito alto, você pode contar com um software de gestão de estoque. Dessa forma, evitará possíveis erros.

Faça uma previsão de demanda

Outra dica é fazer uma previsão da demanda. Quando negligenciada, os prejuízos com perda de vendas e oportunidades poderão ocorrer. Portanto, analise periodicamente seu estoque e recalcule o necessário.

Seja organizado

Gerir o estoque significa ser organizado. Investir em itens funcionais também facilitam a organização. Pense em ter um catálogo de produtos, adquira armários e caixas de ferramentas para o estoque da sua loja.

Quais as ferramentas podem ajudar na gestão eficiente?

SRM

O SRM faz a gestão do relacionamento com fornecedores. É uma das ferramentas para o controle de estoque mais estratégico. Partindo de um conjunto de ações que otimizam a relação da empresa com seus fornecedores, a ferramenta permite a tomada de decisões com base no fluxo de entrada e saída de determinados produtos.

ERP

O ERP é um sistema de gestão empresarial que se tornou popular nas empresas. Ele integra todos os setores e otimiza o fluxo de informações. A vantagem é que ele pode ser adquirido em módulos e muitas empresas desenvolvem suas próprias versões, especialmente destinados ao controle de estoque.

PEPS

A ideia dessa ferramenta é ensinar que o primeiro produto que entra no estoque deve ser o primeiro a sair. Portanto, deixe sempre os produtos mais recentes no final da fila ou da gôndola. Com essa ferramenta você evita perdas, reduz o giro do produto, garante que os clientes receberão os produtos mais novos e aumenta a qualidade do controle de estoque.

Planilha de entrada e saída de materiais

Essa planilha serve para registrar as entradas e as vendas dos produtos, além das perdas. Anote as datas das movimentações e calcule a rotatividade dos produtos.

Planilha de giro de estoque

O giro de estoque indica o ritmo de renovação do inventário. Com essa planilha você calcula os itens de cada produto ou em valor acumulado e vendido. A vantagem dessa ferramenta é que ela pode ser aplicada em diferentes tamanhos de empresa. Além disso, ela serve para medir e avaliar a gestão dessa área da empresa.

Sistema online de estoque

A tecnologia torna tudo mais fácil. Com um bom sistema de gestão de estoque você integra várias áreas da empresa e facilita ainda mais o seu trabalho.

Custo médio

Outra ferramenta que poderá ajudá-lo em seu negócio é o custo médio. Ela consiste em identificar o valor dos produtos vendidos e os que estão em estoque, tornando conhecido o valor da mercadoria.

Quais os benefícios de gerenciar o estoque?

  • Você otimiza o espaço físico da sua loja de ferramentas;
  • Você faz uma gestão eficiente do ciclo produtivo;
  • Você promove um atendimento contínuo de demandas;
  • Você reduz os custos e aumenta a margem de lucro;
  • Você melhora a decisão de compra e as ações de marketing;
  • Você cuida da saúde financeira do seu negócio;
  • Você reduz as despesas e melhora o capital de giro.

Viu como é fácil fazer a gestão de estoque? Siga as nossas dicas e tenha mais lucro em sua loja de ferramentas!

E caso ainda não possua uma loja de ferramentas e deseja abrir uma, criamos um conteúdo exclusivo pensando em você! Se tiver alguma dúvida, basta entrar em contato com a gente através dos comentários do blog!