A expectativa para a retomada dos setores pós pandemia é gigantesca e tende a se confirmar em 2022. 

No próximo ano, a grande maioria das indústrias buscará retomar a estabilidade em que se encontravam antes da pandemia da COVID 19 e, com o setor automotivo, não será diferente. Porém, além da busca pela normalidade, diversas outras tendências entrarão em cena. 

Neste conteúdo vamos descobrir o que esperar do setor automotivo em 2022 para você ficar por dentro de tudo o que deve vir pela frente. 

Vamos acompanhar? 

Indústria automotiva 

Segundo a ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e a Sindipeças, as fabricantes de veículos e seus fornecedores enxergam um horizonte melhor no próximo ano, considerando a estabilização do ciclo logístico no setor automotivo e, principalmente, de equilíbrio no abastecimento de semicondutores no mercado global. 

Nos últimos meses, diversas montadoras como Volkswagen, GM, Volvo e Honda, suspenderam sua produção em fábricas do mundo todo. Um dos principais motivos, é a falta de componentes, em especial os semicondutores, que possuem como função conduzir correntes elétricas. 

Segundo Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, o ano que vem deverá ser melhor em termos de produção com a normalização do cenário. Ainda que alguns problemas de produção causados pela falta de semicondutores possam persistir, o segundo semestre de 2022 tende a ser otimista, prevê. 

Portanto, a retomada à normalidade pré pandemia, só será restabelecida quando o fluxo logístico de peças e componentes se estabilizar, o que poderá ocorrer em 2022. 

Alta nos seminovos 

Nos primeiros sete meses de 2021, a venda de carros usados apresentou alta de 54,7%. Este número se justifica pela falta de peças e componentes que as fábricas enfrentam, como vimos anteriormente. 

Em 2022 a alta procura e venda de seminovos deve permanecer no Brasil. Isto por que, ainda poderá levar um tempo para que a reposição de carros novos aconteça, devido aos longos prazos de entrega enfrentados pelas montadoras.

Vendas on-line aquecidas 

O Brasil é o terceiro maior mercado na venda de seminovos atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Por aqui as vendas somam 12 milhões de unidades por ano e movimentam cerca de R$ 600 bilhões, em uma projeção que inclui seminovos (de até três anos) e usados com até 12 anos. 

Devido a isso, diversas startups que vendem automóveis usados por meio de plataformas digitais estão chegando ao país de olho nas tendências de venda de seminovos. 

Ou seja, o processo de comercialização ainda se mantém por meio físico, porém toda a negociação e divulgação dos veículos se estende pelos mais variados canais online, como redes sociais, marketplaces e plataformas específicas, por exemplo. 

Para se ter uma ideia da importância deste meio, no primeiro semestre de 2021, as vendas de carros pela web aumentaram em 33,2%. 

Em 2022, portanto, a tendência é que as vendas online se mantenham aquecidas, pois o consumidor se mostrou positivo a ela e a sua facilidade.

Veremos maior participação feminina nas oficinas 

É isso mesmo! Diversas instituições de ensino apontam que o número de inscrições feitas por mulheres em cursos profissionalizantes na área automotiva aumentou.  

Espera-se que em 2022, aumente a presença de profissionais mulheres capacitadas para a realização de reparos mecânicos e também para atuarem em auto centers e lojas automotivas. 

Além de atuarem como profissionais do ramo, a presença de mulheres dentro das oficinas, como clientes, também está se tornando cada vez mais recorrente. Afinal, lá em 2017, 4 anos atrás, o número de mulheres com veículo próprio já chegava a 40%! 

Portanto, é importante que as oficinas mecânicas e outros setores do ramo estejam preparados para receberem mulheres em sua equipe de trabalho ou como consumidoras, cada vez mais exigentes.

Fonte: Revista Claudia Abril

Aluguel de carros para uso rotineiro 

Outra forte tendência que deve aumentar em 2022 é o aluguel de veículos por hora ou por diária. Ou seja, profissionais ou pessoas em geral que necessitam de carros por apenas algumas horas ou diárias, poderão encontrar modelos disponíveis em algumas concessionárias e lojas do país. 

Esta modalidade já existe há algum tempo, porém está se tornando cada vez mais vantajosa e econômica para diversas atividades como motoristas de aplicativos, entregas e passeios, por exemplo. 

Carros elétricos e híbridos 

Apesar dos efeitos negativos por conta da pandemia experimentados durante os últimos dois anos, o setor automobilístico já estuda a volta por cima, como vimos no início deste conteúdo. 

Mais de 70 lançamentos de veículos novos devem chegar ao mercado a partir de 2022 e, 49% deles representam carros elétricos ou híbridos, segundo relatório divulgado pelo Bank of America Merril Lynch. 

Ou seja, nota-se que os veículos elétricos e híbridos são o principal impulso dessa inovação, respondendo por quase metade do total de novos lançamentos, número que se divide em 26% totalmente elétricos e 23% híbridos e híbridos plug-in. 

Se você quer saber mais sobre os carros híbridos, acesse nosso conteúdo anterior clicando aqui! 

Lançamentos de veículos em 2022 

Além dos lançamentos de carros em 2022, teremos também as reestilizações de modelos já conhecidos e consagrados do mercado brasileiro. No próximo anos, grandes marcas como a Fiat, Hyundai, Nissan, Volkswagen e Chevrolet prometem lançar novos carros. 

Já podemos adiantar que os automóveis SUV com a linha esportiva serão os queridinhos entre os carros 2022. 

Dentre as expectativas, os veículos mais esperados são os modelos Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos e reformulações dos modelos Jeep Compass e Nissan Kicks 2022. 

A seguir você vai conferir uma lista de 10 novos carros que devem chegar em 2022, considerando lançamentos inéditos e atualização de modelos já existentes. 

Bora conferir? 

Toyota Corolla Cross

Este lançamento da Toyota apresenta as medidas de 4,46 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,62 m de largura. 

O conjunto terá um modelo híbrido com o motor 1.8 de ciclo Atkinson e 101 cavalos. Com a integração do câmbio CVT, apresenta mais 72 cavalos. Sendo assim, a potência combinada é de 122 cv. 

Jeep Compass 2022 

A nova atualização do Compass, que promete ser mais ágil e econômico, apresentará motorização híbrida e terá um total de 190 cavalos. Além disso, a central mídia será flutuante e vai apresentar alterações nos faróis LED, grade e para-choque. A mecânica e o interior do modelo também passarão por mudanças. 

SUV Jeep com 7 lugares 

Para os apaixonados por Jeep, este modelo é inédito. O modelo vai garantir maior conforto e comodidade, principalmente para pessoas que tem grandes famílias. 

Volkswagen Taos 

Um dos principais detalhes é justamente o porte imponente e design robusto. O câmbio será de seis marchas com a característica automática. Além disso o modelo vai apresentar iluminação ambiente e central multimídia de 10 polegadas. 

Novo Citroën C3 

Este lançamento de carro 2022 será a nova geração do modelo que foi estreado em 2012. Segundo especuladores, é provável que a mecânica do veículo seja similar ao argentino 208.  

Caoa Chery Tiggo 2 2022 

O modelo do carro 2022 será um método de reestilização de um veículo chinês. A traseira vai seguir o modelo antigo, já na parte interna tanto o console, quanto o volante e o painel sofrerão modificações. 

Renault Captur 2022 

As mudanças apresentadas vêm do novo Duster. Estas incluem volante ajustável, arquitetura eletrônica e direção assistida. 

Porém, o que os apaixonados por este modelo mais esperam são as informações sobre o motor que será de 1.3 turbo e câmbio automático do tipo CVT. 

Volkswagen Tarok 

O motor será flex 1.4 e seguirá na plataforma, motor e linha de produção do Taos. Os faróis, a grade, o capô e o para-choque dianteiro também serão componentes compartilhados com o modelo. 

Ford Bronco Sport 2022 

Apesar da composição e três carroceiras diferentes, é o modelo Bronco Sport 2022 que tem chegada marcada no Brasil. A atração pode chegar no modelo flex como é vendido nos Estados Unidos. 

A cabine chega no novo modelo com tela de 8 polegadas. Além disso, características importantes como frenagem, autonomia de emergência, e farol automático, também estarão presentes neste modelo. 

Novo BMW M3

O modelo tem uma pegada esportiva e apresenta motor 3.0 de seis cilindros na linha. Os dois níveis de potência são de 480 e 510 cavalos. Este é uma das versões dos carros 2022 e, portanto, configura como um veículo de nova geração. A velocidade é de 290 km/h. 

Prontinho, agora você já está por dentro de tudo que está por vir em 2022 no setor automotivo. Se você é mecânico, lembre-se da importância de estar sempre atualizado para acompanhar as tendências de mercado e não ficar para trás da concorrência. 

Esperamos que você tenha gostado de ler este conteúdo. Até a próxima!