Quem trabalha no ramo automotivo sabe que é preciso estar atento a modernidade. Se você deseja tornar sua oficina mecânica moderna para atrair mais clientes, é preciso investir numa gestão mais moderna, bom atendimento, equipamentos e ferramentas de qualidade. No entanto, como fazer isso?

Para ajudá-lo a tornar a sua oficina mecânica mais moderna e ter sucesso em seu negócio, preparamos este post. Nele, vamos apresentar alguns passos para você colocar em prática a partir de agora. Confira!

1º Passo – Modernize o ambiente de trabalho

Não dá para trabalhar em um ambiente mal cuidado e sujo.  Por isso, tenha a sua oficina mecânica sempre limpa e organizada. Modernize o local com ferramentas e equipamentos novos. Também não se esqueça de cuidar dos processos de gestão. Afinal, com o bom uso da tecnologia, você conseguirá atrair mais clientes, não é verdade?

2º Passo –  Conte com boas instalações

Além de pensar no aspecto estético criado pelo design de ambiente, você precisa contar com boas instalações na sua oficina mecânica. Portanto, pense em ter uma sala de espera com rede wi-fi para o cliente.

Não se esqueça de contar com um banheiro limpo e apto para receber homens e mulheres, e ofereça algumas vagas (caso tenha um pátio na sua oficina), para que os clientes possam parar o carro e pedir orçamentos e informações a respeito do seu negócio.

3º Passo – Tenha mais que um nome para sua oficina mecânica

Você já reparou que muitas oficinas são conhecidas pelo nome do dono. Mas isso pode ser ruim para o seu negócio. As pessoas devem encontrar a sua oficina mecânica e por isso é importante que você tenha mais que um nome, tenha uma marca. Uma oficina moderna precisa ter a sua marca definida.

Por isso, capriche no nome e no logo. Isso transmite mais credibilidade para os clientes e facilita na hora de eles te encontrarem na Internet.

4º Passo – Coloque a sua marca na Internet

Hoje em dia, a oficina mecânica que não está na Internet, perde clientes. Por isso, tenha um site com todas as informações sobre os serviços e promoções. Caso você não tenha condições de investir no local, tenha uma página oficinal no Facebook e Instagram.

O importante é você estar conectado aos seus clientes. Também vale a pena registrar a sua oficina mecânica no Google Meu Negócio. A plataforma é totalmente gratuita e você pode incluir a sua oficina no mapa (Google Maps). Assim, ficará mais fácil das pessoas encontrarem a sua empresa.

5º Passo – Ofereça uma variedade de serviços e produtos

As oficinas modernas prestam o maior número de soluções aos clientes em termos de serviços. Esqueça aquela placa antiga sobre revisão e troca de óleo. O consumidor precisa sentir que a sua oficina é capaz de oferecer os melhores serviços.

Quando a oficina é limitada, perde a oportunidade de garantir um bom retorno financeiro, além de deixar o consumidor frustrado, fazendo com que ele procure outro estabelecimento para finalizar os ajustes.

6º Passo – Ofereça um atendimento customizado

Você sabe que a primeira impressão é a que fica, não é verdade? Por isso, se o seu desejo é atrair mais clientes com uma oficina moderna, ofereça um atendimento customizado. Quando o cliente percebe esse atendimento, ele se sente mais confiante em deixar o automóvel aos cuidados da sua oficina mecânica.

7º Passo – Tenha uma oficina mecânica sustentável

Outra forma de você conquistar seus colaboradores é praticar a sustentabilidade. Deixe claro que a sua oficina se preocupa com o meio ambiente.

Oficinas mecânicas lidam diariamente com produtos que são prejudiciais à natureza. Portanto, o gestor deve mostrar que todo esse material é descartado de forma correta e que o respeito ao meio ambiente é um valor defendido pela empresa.

8º Passo – Conte com uma linha de financiamento

O empreendedor que está começando precisa de ajuda financeira. Por isso, é importante buscar bancos de desenvolvimento estaduais, regionais ou nacionais para encontrar a melhor linha de financiamento. Se você contar com esse recurso poderá adquirir o que precisa para ter um negócio mais moderno.

9º Passo – Capacite a sua equipe para os serviços

Há muitos automóveis sendo comercializados no mercado com sistemas inovadores de tecnologia. Esses veículos necessitam de manutenção e reparos que muitas vezes são especializados e que o cliente não encontra em qualquer oficina mecânica. Uma boa forma de crescimento para o seu negócio é ter a sua equipe capacitada para atender qualquer demanda que precisar.

Agora que você aprendeu esses 9 passos para tornar a sua oficina mecânica moderna e atrair mais clientes que tal colocá-los em prática? Pense também em adquirir macacos hidráulicos como os da Bovenau. Eles poderão auxiliar nos serviços de manutenção e reparação automotivas!

Quer ler mais dicas como essa? Acesse o nosso próximo post e conheça quais itens são essenciais para montar a sua loja de ferramentas!