Cada dia mais os clientes esperam encontrar um mecânico automotivo que ofereça um serviço de qualidade. Portanto, quanto mais conhecimento você tiver, melhor! Afinal, o cliente quer ter a certeza que o automóvel será bem cuidado, não é verdade? E para você oferecer um bom serviço é necessário se profissionalizar.

No entanto, para entender o quanto a capacitação é importante, preparamos este post. Nele, você vai saber quais áreas investir para se destacar no mercado e quais os locais poderá encontrar os cursos de capacitação em mecânica de automóveis. E aí, ficou interessado no tema do nosso artigo? Então, continue com a leitura!

Por que se especializar como mecânico automotivo?

Para oferecer um serviço diferenciado

Se você deseja ter sucesso como mecânico automotivo, deve oferecer um bom serviço. E como fazer isso? A capacitação é o segredo.

Com ela, você aprende tudo sobre os automóveis, inclusive os seus sistemas eletrônicos, que estão cada vez mais aprimorados com tecnologia e conforto. Assim, dá para pensar em oferecer serviços mais específicos.

Para os clientes recomendarem a sua oficina

Quando um mecânico automotivo é competente, os clientes recomendam os serviços da sua oficina. Portanto, se você sabe o que está fazendo, logo irá conquistar a confiança das pessoas e, claro, será indicado para outros clientes que precisam da sua oficina mecânica.

Para cobrar mais pelo serviço

Não importa se o seu serviço é mais caro que o da concorrência. Se você for capacitado em mecânica de automóveis, o cliente irá pagar o que você quiser.

O consumidor sabe quando o profissional é bom e quando terá a garantia pelo serviço. Além disso, sendo capacitado, você ganhará a credibilidade e sua oficina mecânica será reconhecida no mercado como uma autoridade no ramo.

Para aumentar a produtividade

A produtividade aumenta quando você investe em profissionalização. Um mecânico automotivo capacitado sabe administrar o tempo para executar seus trabalhos e os realiza com agilidade.

Além disso, ele terá a habilidade para encontrar rapidamente o problema do automóvel e, assim, fazer o reparo ou a manutenção necessária.

Quando começar a se profissionalizar?

Sempre! Nunca deixe para depois o que se pode fazer hoje. Por isso, a dica é, pelo menos, uma vez ao ano fazer um curso de especialização. No entanto, caso você seja convidado para uma palestra ou outro tipo de curso, aproveite a oportunidade. Conhecimento nunca é demais!

Que especialização escolher?

Carros de luxo

Há muitos carros de luxo ou superesportivos andando por aí. Você pode se especializar na manutenção desses modelos. O caminho é participar de cursos na área e investir em equipamentos que podem auxiliar no trabalho de mecânico automotivo.

E sempre haverá trabalho, pois os proprietários desses automóveis procuram por profissionais que realmente entendem do assunto. Até porque, um carro assim exige manutenção especial, por conta dos seus diferentes componentes. Além disso, deve ser prazeroso trabalhar com esses tipos de carros, não é mesmo?

Especialista em carros antigos

Se na sua cidade há um clube de carros antigos ou colecionadores dessas lendas automotivas, você pode pensar em se especializar nesses modelos de automóveis.

Saiba que os proprietários desses veículos antigos têm o carro como um bem precioso e, por isso, eles sempre buscam um mecânico automotivo capacitado para oferecer assistência técnica de qualidade.

Além disso, há uma enorme vantagem em oferecer esse serviço. Muitos desses automóveis são expostos em encontros de veículos antigos. E você já pensou como o seu trabalho será valorizado? Um cliente satisfeito, com certeza irá fazer a sua propaganda para os participantes dos encontros.

Outra maneira interessante de divulgar seu trabalho é criando páginas nas redes sociais. Lá, você poderá criar conteúdos exclusivos como dicas de manutenção, cuidados e também novidades para o setor de carros antigos, que tem crescido cada vez mais.

Reparador de sistemas

Os automóveis estão a cada ano mais aprimorados. As mudanças tecnológicas são desde o câmbio automatizado até a direção hidráulica.

Também tem aqueles veículos que possuem sensor de estacionamento e outras tecnologias que tornam o carro ainda mais seguro. Então, por que não se especializar nesses sistemas mais avançados e obter mais lucros com isso?

Saiba que nem toda oficina mecânica tem profissional capaz de realizar esse tipo de manutenção. Por isso, essa é uma grande oportunidade para você se destacar.

Comece aos poucos e faça um curso de cada vez. Também não se esqueça de investir em equipamentos, como macacos hidráulicos, para auxiliar em seus serviços.

Especialista em marcas ou segmentos

Essa dica é para você que tem como referência marcas como Ford, Toyota, BMW, Volvo, Dodge, Jeep e Honda. Que tal ser especialista em cada uma delas? Para isso, busque informações no site das montadoras e tente descobrir se alguma oferece o curso para mecânico automotivo.

Customizador

Já pensou deixar o automóvel a cara do cliente? Você pode ser um customizador. A modificação automotiva é algo que está em alta.

Tem clientes que esperam que seu carro seja mais potente que do amigo, que gostam de freios a disco e suspensões esportivas. Portanto, há um bom mercado que vale a pena você encarar e investir.

Consultor sobre automóveis

Além de mecânico automotivo, você pode auxiliar as pessoas em situações do seu dia a dia. Tem profissional que auxilia desde a compra do automóvel até aos acessórios que os veículos terão. E saiba que muita gente paga por esses serviços para evitar certos aborrecimentos.

A importância de trabalhar com equipamentos de qualidade

A Bovenau conta com uma linha completa de produtos para manutenção de automóveis de linha leve, media e pesada. Conheça nossa linha, baixe nosso catálogo.

Catálogo Bovenau - Macacos e Equipamentos Hidráulicos | Baixar Gratuitamente

Quais locais oferecem cursos para mecânico automotivo?

SENAI

Com certeza, esse é um dos principais locais para cursos de mecânico automotivo. A dica é você procurar uma escola mais próxima da sua casa e conhecer as capacitações disponíveis. O SENAI é uma grande referência de escola no mercado e essa é mais uma razão para você investir.

Instituto Politécnico de Ensino à Distância

O Instituto Politécnico de Ensino a Distância (iPED) oferece um curso de mecânica para automóveis. Na capacitação, você tem a parte teórica e a prática, onde aprende a montagem e a desmontagem das principais peças automotivas.

Se você deseja se capacitar em manutenções diversas, essa é uma boa opção para se profissionalizar. Como você pode ver, ser um mecânico automotivo profissional traz muitos benefícios para a oficina mecânica.

Por isso, que tal começar agora mesmo a fazer cursos? Não perca tempo e lembre-se também de se preparar para trabalhar com os equipamentos e as ferramentas do setor automotivo! Tenha o bom atendimento em primeiro lugar!

Que tal continuar bem informado com a gente? Acesse o nosso próximo post e aprenda como atrair clientes com 9 passos!