Ter boas ferramentas e equipamentos é essencial para o bom desempenho de todos os serviços da sua oficina mecânica. 

Diversos fatores como bom atendimento, agilidade na entrega dos serviços, qualidade e preços justos, são essenciais para que o cliente sempre procure você. Porém, é extremamente importante que você possa contar com boas ferramentas para que seus serviços sejam de excelência, certo? 

Hoje, listamos 10 ferramentas e equipamentos Bovenau e Riosul Tools que não podem faltar na sua oficina mecânica. E o mais legal, é que são produtos escolhidos por nossos usuários através de enquete no Instagram. 

Bora conhecer um pouco mais sobre eles? 

1- Macaco Hidropneumático 

Macacos são equipamentos super importantes dentro de uma oficina mecânica. São práticos de manusear e leves, por terem sistemas hidráulicos que facilitam a tarefa de levantar e abaixar o veículo. 

O macaco hidropneumático possui a mesma função do macaco hidráulico. No entanto, esse equipamento não precisa bombar com a alavanca conforme os outros. Basta conectar a uma fonte de ar para que se eleve sozinho. 

Bovenau oferece macacos hidropneumáticos com capacidade de carga de até 100 toneladas. Perfeitos para reparos rápidos que necessitam elevação de parte do veículo como troca de pneus, conserto em rodas e amortecedores, por exemplo. Confira a linha completa clicando aqui! 

No vídeo abaixo você pode conferir o funcionamento do macaco hidropneumático da Bovenau:

2- Macaco tipo Jacaré 

Esse é mais um exemplo de macaco que não podem faltar na sua oficina. O macaco jacaré é capaz de suportar até 20 toneladas e possui uma grande diversidade de modelos. Ele pode ser curto ou longo, de perfil normal ou rebaixado, além dos modelos com porta ferramentas que possibilitam ter as ferramentas próximas do trabalho a ser realizado. 

Ele é indicado para trocar pneus dos automóveis. Por isso, o equipamento é importante para lojas de ferramentas, oficinas mecânicas, borracharias, auto centers e outros estabelecimentos. 

Alguns modelos possuem rodas de ferro que permitem a utilização desse macaco hidráulico em todo o tipo de piso. Outros modelos possuem rodas de PU (poliuretano). Essas rodas são indicadas para superfícies planas. São pesadas, porém super-resistentes. Entre as principais vantagens do macaco hidráulico jacaré podemos destacar: 

  • Permite executar pequenos reparos em pneus, além de trocá-los, rapidamente. 
  • Eleva o automóvel com rapidez. 
  • Tem fácil manutenção. 
  • É simples de usar. 
  • Oferece maior segurança. 

Se você não dispensa um bom macaco jacaré na sua oficina, precisa conhecer também o Jack Lock Bovenau. O Jack Lock é um macaco hidráulico tipo jacaré, cujo diferencial se destaca por sua trava de segurança. Inclusive, ele é o único modelo com esta tecnologia disponível no mercado, com patente nacional requerida. 

Ele apresenta total segurança contra descida involuntária (por falha ou desgaste do sistema hidráulico) em três níveis de altura.  

 

Conheça a linha completa de macacos tipo jacaré da Bovenau, clicando aqui!

3- Guincho Dobrável 

Este é mais um equipamento Bovenau que não pode faltar na sua oficina. O guincho hidráulico é essencial para levantar e carregar motores, executando esta função pesada com muita facilidade. 

A vantagem principal do guincho dobrável é sua praticidade, principalmente se o espaço da sua oficina for reduzido. Versátil, ele pode ser dobrado e guardado, sem atrapalhar a dinâmica do ambiente de serviço. Além disso, por contar com rodinhas, ele possui a vantagem de não precisar de uma estação de trabalho para que a retirada do motor seja realizada, evitando esperas, movimentação de veículos dentro da oficina e atrasos indesejados. 

4- Cavalete para motor 

Item indispensável para quem necessita de praticidade e agilidade na hora de manusear um motor, seja para reparação ou montagem. 

Com capacidade de 600kg, o cavalete para motor da Bovenau possui pino de suporte estendido para utilização em uma variedade mais ampla de motores e sistema com trava automática do suporte do motor. 

 

Além disso, oferecemos um acessório opcional super versátil para complementar o seu cavalete: a bandeja de contenção de óleo, que evita sujeira no chão da sua oficina. Com fixação magnética e prática, ela possui dimensões de 790 x 500 mm, cobrindo toda a superfície inferior do motor que se encontra suspenso no cavalete. 

5- Macaco para caixa de transmissão alto 

Serviços em caixa de transmissão exigem muito cuidado na hora da sua retirada. Por isso, este modelo de macaco é indicado para este trabalho, pois traz mais segurança e agilidade no dia a dia. 

Além de possuir uma bandeja regulável como item opcional, esta possui regulagem de 15° nos quatro pontos e garras ajustáveis possibilitando manutenções em uma grade variedade de caixas de transmissão. 

Entre as principais vantagens, podemos destacar a descida da caixa de transmissão suave e controlada. É mais um excelente equipamento para sua oficina mecânica.

6- Jogo de Chaves Combinadas 

Sabemos que um veículo possui diversos tipos de porcas e parafusos, com tamanhos variados. Por isso, contar com um jogo de chaves combinadas no seu leque de ferramentas é essencial.  

A chave combinada tem esse nome porque é duas-em-uma: tem a chave de boca de um lado e uma chave estrela do outro. A chave estrela tem uma função de abraçar o parafuso ou a porca com mais segurança e facilitar pra você apertar ou desapertar eles sem muito esforço, mesmo quando é bem difícil. 

Portanto, quando o parafuso se encontra difícil para sair, a chave estrela é usada para afrouxá-lo, e, depois, a chave de boca, serve para desparafusá-lo normalmente. Ou seja: tem que ter! 

7- Jogo de Chaves Biela 

A chave de biela é essencial em todas as oficinas automotivas. É uma chave que tem formato de “L” e possui duas bocas nas suas extremidades em formato de soquete para aperto e desaperto de porcas. Por ser longa, é utilizada em locais de difícil acesso. Além de utilizar em oficinas para reparos automotivos, a chave biela também é uma ferramenta ideal pra apertar e desapertar parafusos de bicicletas, por exemplo. 

Além desses usos, ela é uma chave muito forte, do tipo que pode parafusar ou desparafusar peças grandes, como rodas de caminhões e maquinários na indústria. 

8- Alicate universal 

A mais comum e mais usada, por isso, indispensável. Ele junta as funções do alicate de bico e de pressão, ou seja, serve tanto para cortar quanto para apertar objetos. É um item indispensável, muito útil e importante de ter na caixa de ferramenta da sua mecânica,  facilitando o uso e manuseio e com diversas finalidades. 

9- Jogo de Soquetes Sextavados 

A chave de soquete possibilita ações precisas e pode alcançar locais de difícil acesso. Através do jogo de soquetes, que possui várias peças, ela se torna uma ferramenta prática e muito utilizada para serviços de mecânica.  

Um bom jogo de soquetes oferece tudo o que você precisa para operar essa ferramenta. Os soquetes podem ser estriados ou sextavados, portanto, na hora de escolher, você deve prestar atenção ao que melhor se adapta ao tipo de serviço que você irá executar. 

10- Carrinho montado com 248 peças 

Este produto é um verdadeiro sonho de consumo de quem possui uma oficina mecânica. Sucesso de vendas por aqui, ele conta com nada mais nada menos que: 248 peças! 

Ele possui 7 gavetas no total, porém, as 248 peças escolhidas de acordo com a utilidade do dia a dia, ocupam 4 gavetas, deixando as outras 3 livres para você armazenar o que mais precisar. 

Versátil, único e prático, ele reúne todas as suas ferramentas manuais em um só lugar, evitando desorganização e ferramentas espalhadas pela oficina. Clique aqui conheça mais sobre esta maravilha! 

Cuidados quanto à aquisição de ferramentas para oficina mecânica 

Na hora de adquirir as ferramentas e equipamentos para sua oficina mecânica, busque contar com produtos de marcas confiáveis e de qualidade.  

Investir nas opções mais baratas, por exemplo, pode significar a necessidade de gastos financeiros inesperados ao longo do tempo, fazendo com que a oficina seja menos lucrativa. 

Além disso, lembre-se que os instrumentos de trabalho devem ser confortáveis e transmitir segurança para o mecânico, de forma que ele possa executar seu serviço da melhor forma e com praticidade, sem desconfortos adicionais. 

Lembre-se também de armazenar seus itens com cuidado. Procure mantê-los sempre no lugar correto e evite que eles estraguem com facilidade. 

Se você leu este conteúdo e está pensando em abrir sua própria oficina mecânica, fica a dica para conferir um de nossos conteúdos anteriores: Guia completo para abrir a sua oficina, com dicas certeiras que irão te auxiliar neste processo.