Quem trabalha com loja de ferramentas, sabe a importância de contar com equipamentos para a movimentação de cargas, não é mesmo? No entanto, como fazer seu trabalho de maneira eficiente? Para isso, você precisa contar com os transpaletes hidráulicos outros equipamentos que ajudam na movimentação de materiais.

Mas quais seriam os equipamentos de movimentação de cargas? Neste post, iremos mostrar alguns da Bovenau que vão ajudá-lo em seu dia a dia. Quer conferir cada um deles? Então, siga com a leitura!

Quais os equipamentos para a movimentação de cargas oferecidos pela Bovenau?

Transpaletes Hidráulicos Manuais

Os transpaletes hidráulicos manuais têm a capacidade de 2 e 3 toneladas e pesam de 50Kg a 65Kg. São ideais para movimentação de cargas colocadas sobre pallets. Possuem alta resistência com uma estrutura robusta e reforçada. A paleteira manual conta com rodas de nylon* e também poliuretano**.

Recomenda-se para pisos irregulares o uso das rodas de *nylon, são mais leves porem, menos resistentes. E o uso das rodas PU (poliuretano**), para pisos regulares, são mais pesadas, porém, mais resistentes.

É uma excelente opção para empresas e lojas de ferramentas pois têm a capacidade de locomover cargas com facilidade e agilidade.

Transpalete Hidráulico Pantográfico

O Transpalete TP1000 da Bovenau é utilizado para a movimentação de paletes. Ele tem estrutura reforçada e rodas de nylon. Possui sistema pantográfico, proporcionando ergonomia no trabalho a ser executado além de facilitar acesso e proporcionar maior estabilidade na operação. Ideal para alimentação de bancadas e máquinas operatrizes.

Empilhadeiras Hidráulicas Manuais

Na Bovenau, você encontra os modelos EHM1000 e EHM1500, equipamentos com acionamento manual ou por pedal com capacidade de carga de 1 e 1,5 toneladas e elevação máxima de 1,6 metros.
É o equipamento ideal para a operação de carga e descarga em lojas, e movimentação de peças nas indústrias.

A linha possui também o modelo de empilhadeira hidráulica EHM1500A, que conta com garfos ajustáveis adaptando-se a qualquer necessidade de uso, e o modelo EHM1000E, com altura máxima de 2,5 metros e capacidade de carga de 1 tonelada. No site da Bovenau, você confere todos os detalhes de cada equipamento ao baixar o catálogo da empresa.

Mesas Hidráulicas Pantográficas

As mesas hidráulicas pantográficas são ideais para a movimentação de materiais e peças pesadas sem esforço, muito utilizadas no processo industrial para otimização da produção, SET-UP de ferramentas e movimentação de materiais. Possuem regulagem de altura para trabalhos de bancadas proporcionando maior ergonomia. Possuem capacidades de 300 Kg a 1500 Kg.

Tartarugas para Movimentação de Cargas

A Bovenau também fabrica os modelos de tartaruga para movimentação de cargas com capacidade de 4 a 24 toneladas. As tartarugas são utilizadas para a movimentação de cargas após a elevação com macaco de unha. São grandes parceiras em mudanças de Layout, pois sua praticidade e robustez tornam movimentações de máquinas muito mais fáceis e rápidas.

Para usar as tartarugas traseiras deixe-as perfeitamente paralelas e alinhadas com o uso de uma haste reta acoplada a elas

Para facilitar as manobras e realizar mudanças de direção, utilize Tartarugas dianteiras/ direcionais.

Quais os cuidados que você deve ter com a movimentação de cargas?

Deixe o equipamento limpo

Movimente a carga com o equipamento limpo. Desta forma, você evitará deslizamento de peças e caixas, acidentes entre operadores e paradas inesperadas de trabalho. Certifique-se de que os equipamentos estejam limpos para melhorar a sua produtividade.

Manutenção preventiva

É bom sempre ficar de olho nos equipamentos quanto ao desgaste natural das peças, mesmo que ainda sejam atuais, podem exigir manutenções ao longo do tempo. Mas caso for um equipamento mais antigo, talvez vale avaliar troca-lo por um novo.

Mantenha seus processos organizados

Com uma sequência lógica a ser seguida, você irá facilitar todo o trabalho de movimentação de cargas. Treine também seus operadores, mantenha cronogramas e tempos de movimentação ideais para toda a cadeira produtiva.

Como fazer a movimentação de cargas com segurança?

Preste atenção na capacidade de carga

Todos os equipamentos para a movimentação de cargas têm uma capacidade certa de volume e peso. Os equipamentos da Bovenau contam com etiqueta indicando a capacidade máxima de carga de cada equipamento, Respeite-as! Nunca exceda o limite. Caso contrário, acidentes podem ocorrer, além de que o desgaste das máquinas será muito maior e, por consequência, as manutenções e trocas serão mais frequentes.

Distribua corretamente

Também é importante distribuir a carga de forma uniforme. Ela precisa ser bem amarrada e dividida de maneira que fique equilibrada nos eixos do transporte. No caso da parte mais pesada, ela deve ficar no meio e assim evitar que apenas um lado fique com excesso de peso.

Tome cuidado com a locomoção de materiais

Quando você locomover os materiais e/ou maquinários de seu negócio proteja os colaboradores. Os equipamentos empregados na movimentação de materiais deverão ser desenhados para serem resistentes e seguros. Também oriente para que nenhum colaborador fique na frente da movimentação de cargas.

Agora que você conhece os equipamentos da Bovenau para a movimentação de cargas, você pode tanto adquiri-los para a suas ferramentas, quanto vendê-los para quem precisa, não é verdade?

E aí, quer conhecer outros equipamentos da Bovenau? Baixe o nosso catálogo de produtos!

Catálogo Bovenau - Macacos e Equipamentos Hidráulicos | Baixar Gratuitamente