O atual contexto em que a sociedade vive tem transformado significativamente a forma como as pessoas se relacionam. A necessidade de distanciamento pode afetar a natureza das relações comerciais, resultando em uma mudança brusca que nenhum setor estava preparado, nem mesmo o automotivo.
Felizmente, o mercado de reparação automotiva segue em alta no Brasil. Afinal, se pararmos para pensar em quantos carros são lançados anualmente, com suas inúmeras novas tecnologias e acessórios, podemos afirmar que o setor tende a continuar aquecido mesmo após a pandemia do coronavírus.
Para clarear um pouco mais o cenário futuro, este conteúdo foi criado para preparar você para as novas perspectivas de mercado. Acompanhe!
O antigo conceito de oficina
É difícil estar preparado para uma nova fase, permanecendo no antigo conceito de oficina mecânica.
A velha oficina mecânica, em um passado não distante, a qualidade no serviço prestado era apenas garantir o retorno do funcionamento do veículo. Não haviam preocupações com a organização do ambiente de trabalho, com a recepção dos clientes, bem estar dos colaboradores, muito menos preocupações com o meio ambiente e com a tecnologia utilizada dentro da oficina.
Os carros eram mais mecânicos e mais elétricos. Não haviam equipamentos e ferramentas específicas para serviços especializados. Era mais difícil comprar um carro zero e não haviam tantos veículos importados como hoje.
O novo conceito de oficina
A tecnologia automotiva evoluiu. Com isso os carros passaram a ser mais acessíveis, inteligentes, complexos, mais eletrônicos, ecológicos e com muito mais informações. Isso tudo requer especialização do mecânico.
Evolução e novas tecnologias
No mercado atual, atualizar-se não é uma opção. É uma obrigação, se você pretende estar preparado para suas novas perspectivas.
Certamente todo consumidor já ouviu falar de oficinas com problemas de organização e limpeza, reparos mal feitos, falta de peças, atrasos na manutenção e muitos outros.
Este não é mais um cenário aceitável pelos consumidores atuais. Todos estes problemas podem ser evitados com o uso de tecnologias simples.
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O setor automotivo pós pandemia
A indústria automotiva já passava por uma de suas maiores transformações tecnológicas antes da pandemia. As linhas de produção estavam a todo vapor, novas
tecnologias estavam sendo testadas e os veículos se tornando cada vez mais autônomos.
Com a chegada do coronavírus todos os setores da indústria sentiram seu abalo. No caso do Brasil, a situação pode ser ainda mais desafiadora, o que nos faz pensar sobre como tudo isso será sentido pelo consumidor final e pelas oficinas mecânicas.
Analistas de mercado consentem que a digitalização de todos os processos será o novo normal. Antes da pandemia, as vendas online já eram tendência mundial. Neste momento, elas têm se tornado ainda mais significativas. Afirma-se que muito provavelmente o mercado não voltará a ser como antes. Teremos que nos adaptar a um novo modo de nos relacionar e negociar.
Nuances de mercado
Dados do Google mostram que clientes, que no passado visitavam de 5 a 7 lojas para comprar um carro, hoje conseguem fazer sua escolha visitando entre 1 e 3 lojas. A pesquisa e negociação online de veículos também já superou o passeio pela concessionária.
Isso nos mostra que é preciso evoluir e tornar o seu negócio acessível aos seus clientes também na internet. Mostrar seus diferenciais, a tecnologia empregada no se negócio, sua forma de atender o cliente, etc.
A queda nos preços dos usados, é um indicativo de que o consumidor brasileiro irá procurar mais por veículos de entrada. Com a disparada do dólar e a alta pressão nos custos, o valor dos carros novos já está aumentando. Isto irá gerar uma grande diferença de valores entre os carros novos e usados.
No Brasil, a chegada dos veículos híbridos e elétricos tende a demorar mais, devido ao alto preço. Essa informação também reflete os hábitos do consumidor brasileiro, que estará optando por adquirir veículos usados.
O que podemos concluir?
É fato que o mundo não será mais o mesmo, e isto também se aplica aos negócios e aos hábitos do consumidor. Para se manter de pé, as grandes empresas ou pequenos e médios negócios precisam se reinventar e se adaptar.
O novo cenário trouxe diversas oportunidades de diversificação, segmentação de nicho e inovação para o mercado de reparação automotiva. Se você estava esperando por um momento ideal para renovar os conceitos do seu negócio, este momento chegou.
Como vimos, o mercado automotivo está em um grande processo de revolução mundial. No Brasil, essas mudanças chegam com mais lentidão. Todavia, elas virão. Estar preparado é primordial para crescer e se manter estável no mercado.
Ao abraçar os avanços e incorporar as mudanças na sua rotina de trabalho, você pode gerar grandes diferenciais, fidelizar seus clientes e garantir o crescimento da sua empresa.
Graças à tecnologia automotiva, você pode se destacar em diversas áreas do seu negócio como por exemplo:
• Marketing digital: com criação de conteúdo e uso de redes sociais;
• Fidelização dos clientes: com serviços mais organizados e transparentes.
Qualidade, agilidade e previsibilidade dos serviços;
• Melhoria nos processos de gestão: por meio de um sistema administrativo;
Portfólio de serviços a serem oferecidos.
• Atendimento mais rápido: com novos canais de comunicação como o
WhatsApp, e-mail e redes sociais.
O novo mercado será impiedoso com os negócios que mantiverem as mesmas práticas de antes. Não corra o risco de fechar as portas da sua oficina, caindo no comodismo. Abra seus olhos para o cenário que está se formando e busque as adaptações necessárias para se manter confiante no mercado.
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