Se você administra uma oficina mecânica, conhece muito bem os desafios que encontra diariamente para manter tudo nos eixos, não é mesmo? É por isso que o Planejamento Estratégico é tão importante. Ele serve para evitar surpresas indesejadas e para traçar suas metas e estratégias para atingi-las, afinal, em um ramo cada vez mais competitivo, não há mais espaço para uma gestão amadora. 

Este conteúdo foi preparado para ajudar você a construir um bom planejamento estratégico para entrar de cabeça em 2021 e fazer dele um ano promissor para sua oficina mecânica. Vamos juntos? 

 

Por onde começar? 

 

Aposto que você deve estar se perguntando isto: mas por onde começar? O que devo levar em consideração? Por que fazer um planejamento estratégico é importante? Quais benefícios ele trará para minha oficina? Bom, estas dicas vão guiar você a criar um planejamento completo e eficaz! 

 

Objetivos 

 

Primeiro vamos definir alguns objetivos para atingir através do P.E.: 

 

1- Fidelizar clientes 

 

Ter clientes fiéis que irão procurar pelos seus serviços sempre que precisarem é o desejo de toda empresa. Além de CAPTAR novos clientes, a ideia do planejamento é FIDELIZAR clientes. O segredo é simples: pense como o consumidor pensaria. Será que ele vai procurar sua oficina, se perceber que ela é desorganizada e não presta bons serviços com agilidade? Aposto que não. Mostrar organização é fundamental para conquistar a confiança do seu cliente. 

 

2- Oferecer serviços e soluções de qualidade 

 

Quando tudo o que acontece dentro da sua oficina é planejado, ofertar serviços de qualidade fica mais fácil, pois você tem uma equipe capacitada que está alinhada aos objetivos do negócio e equipamentos de qualidade para executar as tarefas. Tudo gira em torno do planejamento. 

 

3 – Traçar planos de ação e cumprir metas 

 

Outro importante objetivo do planejamento estratégico é estabelecer e cumprir metas. Quando pensamos com antecedência, somos capazes de prever, planejar e traçar planos de ação para atingir determinados objetivos. Por exemplo, se você pretende dobrar o faturamento da sua oficina mecânica em 2021, você precisa TRAÇAR METAS e ter em mente tudo que precisa fazer para alcançá-las. 

Além disso, planejar é estar preparado para emergências e ocorrências inesperadas. Já pensou se de repente uma de suas principais ferramentas acaba te deixando na mão? Ou se você precisa contratar um novo funcionário, do dia para a 

noite? Nestes casos, é preciso que você preveja o cenário e tenha uma reserva financeira para estes ocorridos. Tudo isso deve ser previsto no P.E. 

 

Mas afinal, como montar um planejamento estratégico? 

 

Agora que você entendeu um pouco mais sobre os objetivos do planejamento, vamos descobrir como montá-lo e colocá-lo em prática. 

 

Faça uma análise do seu negócio 

 

Definir quem você é, é o primeiro passo para planejar seu próximo ano de atuação. A Análise SWOT, é uma ferramenta ideal para isso. Nela você define suas FORÇAS, OPORTUNIDADES, FRAQUEZAS e AMEAÇAS. 

Basicamente, você deve analisar o ambiente interno, para descobrir as forças e fraquezas do seu negócio, e o ambiente externo, para conhecer as oportunidades e ameaças de mercado. Vamos ver alguns exemplos? 

Força: “seu estoque de peças é amplo e completo.” 

Fraqueza: “seu atendimento pode não ser tão amistoso.” 

Oportunidade: “novas frotas e tecnologias entrando no mercado. Logo, oportunidade de novas especializações.” 

Ameaça: “aparecimento constante de novos concorrentes.” 

Analise com atenção e dedique tempo. Coloque tudo que vier à sua cabeça e que você julgue necessário citar. 

 

Hora de traçar suas metas 

 

Tendo uma avaliação precisa do cenário da sua oficina, é possível traçar suas novas metas para 2021. 

Neste momento é importante definir metas e objetivos que estejam dentro da sua realidade e do seu alcance. O grande erro que leva os planejamentos ao fracasso, é justamente definir metas impossíveis de serem alcançadas. Portanto, defina objetivos claros e alcançáveis. 

Construa um plano de ação para suas metas 

 

De nada adianta definir dezenas de metas incríveis e não saber como realmente atingi-las, não é? O plano de ação nada mais é que um passo a passo para chegar ao seu objetivo. Vamos utilizar novamente este exemplo: “dobrar o faturamento da sua oficina em 2021”, o que você precisa fazer para alcançar isso? 

Bom, sabemos que só você conhece a realidade do seu negócio, principalmente depois da análise SWOT. Portanto, só você poderá definir prazos e orçamento para as ações, por exemplo. 

Porém, algumas sugestões poderão auxiliá-lo: 

Que tal analisar fatores onde você pode estar cortando gastos dentro da oficina? Que tal investir em novos equipamentos, para poder ofertar novos serviços? 

O que você acha de começar a investir em estratégias de marketing digital? E que tal investir também na capacitação de seus colaboradores, para que eles estejam preparados para atender às novas demandas de mercado e executar serviços de qualidade? 

 

 

Dar o play em simples ações, poderá trazer muitos frutos para o seu negócio, possibilitando atingir seus objetivos. Não esqueça que metas são como promessas, e devem ser levadas à sério, afinal, atingi-las significa alcançar o sucesso da sua oficina mecânica. 

Confira nosso conteúdo anterior e conheça “6 dicas para modernizar sua oficina mecânica.”

Outra questão muito importante para um planejamento estratégico, é definir sua visão a curto, médio e longo prazo. Pare, pense e defina: aonde pretendo chegar e quais sonhos quero alcançar em 1, 5 e 10 anos? Assim que definir estas visões, lute e concentre suas forças para atingir estes objetivos. 

 

Faça revisões constantes no seu planejamento 

 

Você chegou lá. Conseguiu montar um planejamento claro e acessível para que 2021 seja positivo para sua oficina. Não esqueça que é muito importante fazer revisões constantes no planejamento, para garantir que ele está sendo cumprido e para identificar possíveis ações que não estão dando certo, podendo corrigi-las a tempo. 

Faça revisões trimestrais ou semestrais. Assim, você não perderá o controle do seu planejamento estratégico. 

 

Tenha um controle financeiro eficaz 

 

Garantir que sua oficina mecânica é financeiramente organizada também é muito importante para que você consiga realizar todos os passos para atingir as metas. 

Liste todos os itens responsáveis por sua receita (ganho) e todos os itens responsáveis por seus gastos e avalie maneiras de economizar e novas maneiras de ganhar dinheiro. Entenda que ter um bom dinheiro na reserva da sua oficina é muito importante, pois é com ele que você poderá investir em novas ações para atingir suas metas. 

Se você gostou deste conteúdo, também irá se interessar por este: “O que esperar do mercado de reparação automotiva?” Aproveite a leitura e atualize-se!