Dar o destino correto aos resíduos de oficina mecânica é um dos grandes desafios de quem trabalha no setor automotivo. Entre esses resíduos, o óleo lubrificante automotivo é um dos mais preocupantes, pois quando não é corretamente coletado, pode poluir o solo, a água e causar sérios danos ao meio ambiente.
Mas o que fazer com os resíduos de oficina mecânica? Como dar o destino correto e se tornar uma referência em sustentabilidade e ser uma oficina moderna? As respostas para essas e outras perguntas você irá conferir ao longo deste artigo. Acompanhe!
Por que dar um destino correto aos resíduos de oficina mecânica?
Como já dissemos no início deste artigo, os resíduos de oficina mecânica podem prejudicar o meio ambiente causando sérios prejuízos. No entanto, você pode dar a eles algumas aplicações ecologicamente corretas. O óleo queimado, os reservatórios de solventes com misturas de graxas e até as embalagens sprays podem ser aproveitados por empresas que processam esses resíduos.
Esses materiais podem ser transformados em combustível alternativo e até serem usados em fornos de cimento ou em processo de rerrefino do óleo lubrificante. Assim, este mesmo óleo pode ser aplicado em novos lubrificantes automotivos e industriais, e para a pulverização agrícola.
A iniciativa de reciclar esses materiais será importante para a imagem da sua oficina mecânica, pois muitos clientes vêem com bons olhos uma oficina sustentável. E isso faz bem tanto para quem é profissional, quanto para a empresa que se preocupa com as questões ambientais.
O que diz a lei sobre os resíduos de oficina mecânica?
Segundo a Resolução nº 362/2005 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), o rerrefino é o destino obrigatório dos óleos lubrificantes usados nas oficinas mecânicas ou contaminados. Essa resolução também traz algumas regras para a coleta de óleo lubrificante, que envolvem desde o empresário ou o funcionário que fazem a troca de óleo até o consumidor final.
Ainda em relação a essa norma, quem vende o óleo lubrificante ou efetua a troca deve ter como principal missão recolher este resíduo, retirando-o do motor e armazenando-o em local apropriado para entregar a um coletor autorizado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).
Também há o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), o qual analisa e confirma a capacidade de uma empresa de descartar de forma correta os resíduos que originem.
No entanto, é importante ressaltar que a Política Nacional de Resíduos Sólidos tem no Plano de Resíduo Sólido um forte instrumento da Lei 12.305/2010. Os órgãos ambientais federais, estaduais e municipais, assim como as empresas privadas e públicas devem se preocupar com a questão desses resíduos.
O que fazer com os resíduos de oficina mecânica?
Retire o óleo do automóvel
Você, como mecânico automotivo, deve cuidar para que o óleo retirado do automóvel fique armazenado enquanto espera a sua destinação correta. Este óleo não pode contaminar o meio ambiente e nem outros produtos ou substâncias que dificultem ou impeçam a sua recuperação através do rerrefino.
Armazene o óleo em local apropriado
Se você vende o óleo lubrificante ou apenas efetua a troca do mesmo, deve recolher os resíduos de oficina mecânica com segurança. Após fazer a coleta, coloque o óleo em local apropriado e seguro contra vazamentos, mistura com outras substâncias ou elementos que possam causar incêndios ou qualquer acidente.
Em seguida, entregue-o ao coletor autorizado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). Não se esqueça que o produtor, importador, revendedor e até o consumidor são responsáveis pelo recolhimento e correta destinação do óleo lubrificante usado.
Entregue o óleo a um coletor autorizado
Como já dissemos no tópico anterior, o óleo lubrificante automotivo usado ou contaminado deve ser entregue ao revendedor ou a um coletor autorizado pela Agência Nacional do Petróleo. Você deve saber que qualquer pessoa pode ser multada ou até presa por causar poluição ao meio ambiente.
Além de dar a destinação correta para os resíduos de oficina mecânica, você precisa informar aos consumidores a respeito dos cuidados necessários com o óleo lubrificante automotivo. De acordo com a Resolução CONAMA nº 362/2005 é importante colocar um cartaz em local visível informando os cuidados necessários com esse tipo de resíduo.
Gostou do nosso conteúdo? Quer continuar bem informado com a gente? Fique sempre atento as novidades do nosso blog e confira mais dicas como esta!
Comentários