Dar o destino correto aos resíduos de oficina mecânica é um dos grandes desafios de quem trabalha no setor automotivo. Entre esses resíduos, o óleo lubrificante automotivo é um dos mais preocupantes, pois quando não é corretamente coletado, pode poluir o solo, a água e causar sérios danos ao meio ambiente.

Mas o que fazer com os resíduos de oficina mecânica? Como dar o destino correto e se tornar uma referência em sustentabilidade e ser uma oficina moderna? As respostas para essas e outras perguntas você irá conferir ao longo deste artigo. Acompanhe!

Catálogo Bovenau - Macacos e Equipamentos Hidráulicos | Baixar Gratuitamente

Por que dar um destino correto aos resíduos de oficina mecânica?

Como já dissemos no início deste artigo, os resíduos de oficina mecânica podem prejudicar o meio ambiente causando sérios prejuízos. No entanto, você pode dar a eles algumas aplicações ecologicamente corretas. O óleo queimado, os reservatórios de solventes com misturas de graxas e até as embalagens sprays podem ser aproveitados por empresas que processam esses resíduos.

Esses materiais podem ser transformados em combustível alternativo e até serem usados em fornos de cimento ou em processo de rerrefino do óleo lubrificante. Assim, este mesmo óleo pode ser aplicado em novos lubrificantes automotivos e industriais, e para a pulverização agrícola.

A iniciativa de reciclar esses materiais será importante para a imagem da sua oficina mecânica, pois muitos clientes vêem com bons olhos uma oficina sustentável. E isso faz bem tanto para quem é profissional, quanto para a empresa que se preocupa com as questões ambientais.

O que diz a lei sobre os resíduos de oficina mecânica?

Segundo a Resolução nº 362/2005 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), o rerrefino é o destino obrigatório dos óleos lubrificantes usados nas oficinas mecânicas ou contaminados. Essa resolução também traz algumas regras para a coleta de óleo lubrificante, que envolvem desde o empresário ou o funcionário que fazem a troca de óleo até o consumidor final.

Ainda em relação a essa norma, quem vende o óleo lubrificante ou efetua a troca deve ter como principal missão recolher este resíduo, retirando-o do motor e armazenando-o em local apropriado para entregar a um coletor autorizado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Também há o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), o qual analisa e confirma a capacidade de uma empresa de descartar de forma correta os resíduos que originem.

No entanto, é importante ressaltar que a Política Nacional de Resíduos Sólidos tem no Plano de Resíduo Sólido um forte instrumento da Lei 12.305/2010. Os órgãos ambientais federais, estaduais e municipais, assim como as empresas privadas e públicas devem se preocupar com a questão desses resíduos.

O que fazer com os resíduos de oficina mecânica?

Retire o óleo do automóvel

Você, como mecânico automotivo, deve cuidar para que o óleo retirado do automóvel fique armazenado enquanto espera a sua destinação correta. Este óleo não pode contaminar o meio ambiente e nem outros produtos ou substâncias que dificultem ou impeçam a sua recuperação através do rerrefino.

Armazene o óleo em local apropriado

Se você vende o óleo lubrificante ou apenas efetua a troca do mesmo, deve recolher os resíduos de oficina mecânica com segurança. Após fazer a coleta, coloque o óleo em local apropriado e seguro contra vazamentos, mistura com outras substâncias ou elementos que possam causar incêndios ou qualquer acidente.

Em seguida, entregue-o ao coletor autorizado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). Não se esqueça que o produtor, importador, revendedor e até o consumidor são responsáveis pelo recolhimento e correta destinação do óleo lubrificante usado.

Entregue o óleo a um coletor autorizado

Como já dissemos no tópico anterior, o óleo lubrificante automotivo usado ou contaminado deve ser entregue ao revendedor ou a um coletor autorizado pela Agência Nacional do Petróleo. Você deve saber que qualquer pessoa pode ser multada ou até presa por causar poluição ao meio ambiente.

Além de dar a destinação correta para os resíduos de oficina mecânica, você precisa informar aos consumidores a respeito dos cuidados necessários com o óleo lubrificante automotivo. De acordo com a Resolução CONAMA nº 362/2005 é importante colocar um cartaz em local visível informando os cuidados necessários com esse tipo de resíduo.

Gostou do nosso conteúdo? Quer continuar bem informado com a gente? Fique sempre atento as novidades do nosso blog e confira mais dicas como esta!