Dentro de uma indústria, seja ela de grande ou pequeno porte, ou em oficinas e loja de ferramentas, é importante garantir um bom planejamento e controle da movimentação de cargas e materiais, de modo que seja funcional e prático aos operadores. Muito utilizado no dia a dia das fábricas, os equipamentos para a movimentação de cargas precisam ser bem escolhidos para dar vazão à produção e organizar o seu layout. Acompanhe nosso artigo e descubra por que você deve dar muita atenção a este assunto.

A importância de escolher bons equipamentos

É importante fazer a escolha correta dos equipamentos para garantir que eles desempenhem sua função com facilidade. É necessário fazer a identificação do peso dos materiais que serão movidos e a capacidade de carga do equipamento que irá movê-lo. Otimizar o percurso do objeto de carga dentro do local também é indispensável para que haja uma boa organização e diminuição de esforços.

Organizar um processo produtivo reflete diretamente a um aumento na produtividade da empresa e está relacionado ao atendimento aos prazos de entrega impostos que pode ser considerado um fator determinante de competitividade. Em resumo, uma indústria, oficina ou loja de ferramentas que possui organização e otimização da movimentação de seus materiais, se torna mais eficaz em sua produtividade.

Manuseio de cargas e Ergonomia

A ergonomia é basicamente a área que estuda a relação e o conforto do corpo humano na realização das mais diversas atividades, a fim de garantir a saúde e integridade do indivíduo.  Durante o manuseio e movimentação de cargas dentro de um local de produção, é importante saber sobre os cuidados necessários para manter a integridade da equipe e evitar acidentes de trabalho. Existe uma série de normas e procedimentos que devem ser seguidos para evitar ocorrências e pausas na operação.

Uma das medidas a serem tomadas para garantir um bom desenvolvimento ergonômico do trabalho é escolher os equipamentos certos, que devem ser resistentes e seguros. Além disso, ao utilizar carrinhos manuais para transporte, deve-se optar sempre pelo uso de protetores das mãos.

Planejamento sistemático de Layout

Um projeto de layout industrial consiste no arranjo de um espaço de trabalho e seu planejamento se constitui em um sistema logístico importante e vital na melhoria da eficiência e produtividade da organização. Prever a movimentação de grandes, médias ou pequenas cargas em seus devidos espaços garantem maior fluxo de mercadorias e vazão eficiente da produção.

Equipamentos de movimentação de carga oferecidos pela Bovenau

Agora que já vimos sobre a grande importância de possuir bons equipamentos para movimentar materiais dentro do local de produção, bem como esta organização e agilidade são indispensáveis para garantir bons resultados, vamos ver quais são as opções que a Bovenau disponibiliza para esta área?

Em todas as nossas linhas, buscamos sempre produzir equipamentos de trabalho que sejam práticos, resistentes e leves para manusear. Garantir que o produto desempenhe sua função de forma eficiente e com segurança é o nosso maior objetivo.

Um dos nossos produtos indicados para o transporte de cargas são os Transpaletes Hidráulicos Manuais. Eles suportam de 2 a 3 toneladas e pesam de 50 a 65kg apenas. São ideais para transporte de cargas que estão sobre paletes. É uma excelente opção para empresas e lojas de ferramentas pois têm a capacidade de locomover cargas com facilidade e agilidade.

As empilhadeiras hidráulicas manuais da Bovenau são equipamentos com acionamento manual ou por pedal com capacidade de carga de 1 e 1,5 toneladas e elevação máxima de 1,6 metros. É o equipamento ideal para a operação de carga e descarga em lojas, e movimentação de peças nas indústrias.

Indicamos também as Tartarugas para movimentações de carga. Elas possuem incrível capacidade de 2 a 24 toneladas. As tartarugas são utilizadas para a movimentação de cargas após a elevação com macaco de unha e são grandes parceiras em mudanças de Layout, pois sua praticidade e robustez tornam movimentações de máquinas muito mais fáceis e rápidas.

Em nosso site você encontra a nossa completa linha de produtos específicos para movimentação de cargas e todas as especificações técnicas de cada um. Contamos com diversos produtos que vão facilitar a organização da sua linha de produção. Confira na linha INDUSTRIAL em nosso site!